Depois de dez anos morando no exterior, lembro-me do susto ao voltar ao Brasil: nosso mercado de trabalho tinha mudado totalmente! Reflexo da situação favorável que a economia viveu por um bom período, os profissionais já não se animavam com a ideia de passar décadas na mesma empresa à espera da aposentadoria; eles queriam se realizar como pessoas no trabalho.
Encontrar uma empresa onde isso fosse possível não era nada fácil, no entanto. Como conhecer a fundo o potencial empregador, algo crucial antes de tomar uma decisão de carreira?
Além de estimular a busca da felicidade no trabalho, o contexto econômico favorável facilitou também o acesso à internet e à informação, o que revolucionou nossa sociedade não só na forma como consumimos ou nos comunicamos, mas no jeito de procurarmos e escolhermos um empregador. A busca do trabalho se tornou uma jornada que começa online e vai longe, porque o profissional não se contenta mais em saber só o básico.
O amplo acesso à informação trouxe à tona um aspecto essencial que havia sido deixado de lado por muitos durante bastante tempo: a transparência. Ser transparente deixou de ser uma opção para as empresas e virou regra. O mercado pede isso e os profissionais tendem a se identificar mais com quem realmente se mostra como é. A transparên cia pode ser assustadora para as empresas em um primeiro momento, mas costuma trazer muitos benefícios às que revelam seus valores e sua cultura de modo verdadeiro.
Um dos benefícios mais imediatos da transparência está na atração de talentos. Tenho visto organizações sendo transparentes em seus processos seletivos e, assim, conseguindo encontrar as pessoas certas para a equipe. Isso impacta métricas-chave, como o tempo para fechar uma vaga, o custo da contratação etc.
A transparência também traz benefícios à retenção. Cada vez mais companhias investem em programas internos para ouvir a equipe e implementar ações que possam aumentar a satisfação de seus membros, melhorando, assim, o nível de engajamento. Se as pessoas sentem que podem ser quem são no trabalho, isso gera um orgulho de pertencer que é bom não apenas para elas, mas também para os negócios. E, como se sabe, uma equipe mais satisfeita influencia diretamente a produtividade, aumentando os ganhos.
Por fim, quando uma empresa é autêntica e comunica com precisão o que as pessoas encontrarão ali, ela melhora sua reputação como marca empregadora. A transparência contribui para construir uma reputação positiva e gera ecos, fazendo cada vez mais gente enxergar e divulgar sua marca.