Uncategorized

Equilíbrio em tempos de crise

Elisa Rosenthal

Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx...

Compartilhar:

O mês de março é marcado mundialmente pela data relembrada no dia 8, quando a mulher é parabenizada pela sua força e conquistas históricas. 

O 8M reforça a necessidade de movimentos e ações afirmativas pela equidade, diversidade, inclusão e combate à violência contra nós.

Contudo, março de 2020 tem sido diferente. A pandemia mundial estabelecida pelo novo coronavírus, o Covid-19, tomou a frente dos principais assuntos do mês. 

Eventos e manifestações foram cancelados. 

Creches, escolas e universidades vêm sendo fechadas e empresas estão estipulando o home office para seus funcionários como medidas preventivas.

E, agora, fica a pergunta: **como reprogramar as nossas vidas para uma rotina onde não há uma divisão clara entre horário comercial e o resto do dia?**

O hábito de colocar o crachá, encher a caneca de café e ligar o computador no escritório começa a ser desafiado por um vírus que traz medo e distanciamento físico forçado entre as pessoas.

A cultura do mundo corporativo tradicional enfrenta uma guerra silenciosa há algum tempo. O Vale do Silício, as startups e o modelo de espaços de trabalho compartilhado, os coworkings, estão reinventando a nossa relação com o universo empresarial.

Quando companhias como Microsoft, Apple, Google, XP, lideram a decisão de implementar o home office como medida preventiva contra a disseminação do novo coronavírus, como fica o profissional que, habituado com a sua jornada segmentada, precisa agora, encontrar o equilíbrio entre o seu universo profissional e pessoal?

Para as [mulheres](https://materiais.revistahsm.com.br/webinar-empreendedorismo-feminino) e, especialmente as mães, essa divisão entre as nossas versões corporativa, pessoal e familiar é um desafio que vem sendo trabalhado há décadas.

Qual a mãe que nunca precisou atender uma ligação da escola em uma reunião importante ou saiu mais cedo do escritório para buscar o filho com febre na escola? 

Estas reconexões com a vida pessoal e familiar em meio ao ambiente corporativo são exemplos de como a experiência feminina pode agregar positivamente em um momento como este. 

O modelo de [liderança](https://materiais.revistahsm.com.br/lideranca-trabalho-remoto) Shakti, que propõe o equilíbrio entre o poder feminino e masculino nos negócios, é uma ferramenta de transformação que traz a proposta de **estimular o equilíbrio de forças – energias – que estão presentes em todos nós, independentemente do gênero.**

Como empresas que se abrem para este modelo de liderança e negócios podem estimular o equilíbrio dessas habilidades em tempos especialmente difíceis? 

Mentorias internas podem ser uma solução efetiva e de baixo custo envolvido, especialmente, se forem estimuladas a acontecerem entre cargos e pessoas diversas.

> Você pode se interessar também:
>
> [eBook Empreendedorismo e Crise. Baixe agora.](https://materiais.revistahsm.com.br/ebook-empreendedorismo-e-crise)

Com o aumento e estímulo do home office, mentorias online são ferramentas práticas para estimular os colaboradores e aproximar pessoas pelo ambiente virtual, quando, na realidade presencial temos que nos manter afastados uns dos outros.

Outro grande desafio deste momento é compreender o equilíbrio para apresentar resultados efetivos de produtividade. 

Quando a nossa rotina impõe um modelo de produtividade das 9h às 18h, podemos nos surpreender com os resultados obtidos ao abrir novas possibilidades às empresas e negócios. 

É neste momento que precisamos saber interpretar nossos resultados e aprender a ler os sinais do nosso corpo. 

Apesar de quase ter sido banalizado por gurus formulados, **o autoconhecimento continua sendo a base para o exercício da liderança.**

Conhecer a nós mesmos não requer uma viagem espiritual para o alto de uma montanha gelada. 

Momentos de silêncio e conexão com nossa mente bastam para atingir esse lugar. 

Vejam só que grande oportunidade o momento apresenta para este estímulo: _é o meio externo nos impulsionando a conviver de forma mais equilibrada com nossos meios internos._ 

Sejam eles físicos, no caso das empresas, sejam eles emocionais e espirituais, no caso dos colaboradores.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Segredos para um bom processo de discovery

Com a evolução da agenda de transformação digital e a adoção de metodologias ágeis, as empresas se viram frente ao desafio de gerar ideias, explorar

Sim, a antropologia é “as a service”

Como o ferramental dessa ciência se bem aplicado e conectado em momentos decisivos de projetos transforma o resultado de jornadas do consumidor e clientes, passando por lançamento de produtos ou até de calibragem de público-alvo.

Sua empresa pratica o carewashing?

Uma empresa contrata uma palestra de gerenciamento de tempo para melhorar o bem-estar das pessoas. Durante o workshop, os participantes recebem um e-mail da liderança