ESG, ESG, Diversidade
2 min de leitura

Escolha a sociedade que você financia

Essa semana assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.
Diretora executiva de franquias da Algar, empresa brasileira de telecomunicações. Tem experiência de 30 anos como executiva em negócios, franquias, varejo, marketing e estratégia empresarial com liderança de unidades e projetos de negócios e equipes multiskills. Entusiasta por novos modelos de negócios, inovação em varejo, tendências e tecnologia.

Compartilhar:

Semana passada assistimos (atônitos!) a um CEO de uma empresa de educação postar, publicamente, sua visão sobre as mulheres.

Não nos faltam dados objetivos que comprovam o contrário do que ele disse.

Segundo dados publicados pela Forbes da consultoria Grant Thornton, o Brasil ocupa a 11ª posição no ranking de países com maior presença feminina em cargos de liderança Uma pesquisa da FIA Business School aponta que as mulheres eram 38% de todos os líderes do Brasil em 2023.

Essa mesma pesquisa, que analisou respostas de mais de 150 mil funcionários de 150 grandes empresas do país premiadas com o selo Lugares Incríveis para Trabalhar 2023, atestou que as mulheres são mais conhecidas e melhor avaliadas por suas equipes.

Para 50% dos entrevistados, as  mulheres CEOs têm uma gestão excelente e 79% confiam totalmente em sua CEO.

Pesquisa de 2024 da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou importante evolução na liderança das operações franqueadas identificando que 3 em cada 10 (32,2%) são mulheres.

A fala desse CEO traz um posicionamento explícito e (infelizmente ainda) atual para uma questão subliminar de séculos.
E não bastasse o primeiro post, o pedido de desculpas é ainda pior…do tipo “penso isso para mim e minha vida pessoal mas não penso isso para minha empresa e minha vida profissional…”

O fato é que não é possível separar as empresas de seus fundadores e executivos mais importantes e nem nossas vidas pessoais das profissionais ou de nossa atuação coletiva.

Tanto que são inúmeros os movimentos profissionais que trabalham para evoluir temas como esses. Só no contexto do Varejo e do Franchising temos organizações relevantes como Movimento Mulheres do Brasil e Instituto Mulheres do Varejo.

Além do esforço consciente e proativo de milhares de empresas para discutir e equilibrar a questão.
Na Algar, grupo empresarial em que trabalho há 23 anos, existem vários programas e iniciativas para promoverem a diversidade e inclusão. Só no comitê de direção da empresa 50% são mulheres e na área de negócios 40% são diretoras.

Sim, há sempre o que evoluir, mas a busca é atenta e constante.

Mas é fato também que o que mantém empresas com posicionamentos assim é cada um de nós que compra seus produtos.

Sim, somos nós consumidores que promovemos (ou não) o crescimento e manutenção das empresas e, portanto, somos nos também que temos o poder de construir, em cada compra, que sociedade queremos ter.

Há algumas décadas descobri que pequenas milhares de ações cotidianas tem um poder irrevogável e unicamente consistente de fazer acontecer o que a gente realmente quer e acredita.

E é esse o meu convite para você: financie, conscientemente, com seu poder de compra a sociedade que você quer deixar para seus filhos.

É ela que está em obras sempre.

Compartilhar:

Diretora executiva de franquias da Algar, empresa brasileira de telecomunicações. Tem experiência de 30 anos como executiva em negócios, franquias, varejo, marketing e estratégia empresarial com liderança de unidades e projetos de negócios e equipes multiskills. Entusiasta por novos modelos de negócios, inovação em varejo, tendências e tecnologia.

Artigos relacionados

Todo ano é de aprendizado, mas 2025 foi ainda mais

Crédito caro, políticas públicas em transição, crise dos caminhões e riscos globais expuseram fragilidades e forçaram a indústria automotiva brasileira a rever expectativas, estratégias e modelos de negócio em 2025

Inovação & estratégia
1º de janeiro de 2026
O anos de 2026 não será sobre respostas prontas, mas sobre líderes capazes de ler sinais antes do consenso. Sensibilidade estratégica, colaboração intergeracional e habilidades pós-IA serão os verdadeiros diferenciais para quem deseja permanecer relevante.

Glaucia Guarcello - CEO da HSM, Singularity Brazil e Learning Village

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
31 de dezembro de 2025
Segurança da informação não começa na tecnologia, começa no comportamento. Em 2026, treinar pessoas será tão estratégico quanto investir em firewalls - porque um clique errado pode custar a reputação e a sobrevivência do negócio

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
ESG
30 de dezembro de 2025
No dia 31 de dezembro de 2025 acaba o prazo para adesão voluntária às normas IFRS S1 e S2. Se sua empresa ainda acha que tem tempo, cuidado: 2026 não vai esperar. ESG deixou de ser discurso - é regra do jogo, e quem não se mover agora ficará fora dele

Eliana Camejo - Conselheira de Administração pelo IBGC e Vice-presidente do Conselho de Administração da Sustentalli

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Aprendizado
30 de dezembro de 2025
Crédito caro, políticas públicas em transição, crise dos caminhões e riscos globais expuseram fragilidades e forçaram a indústria automotiva brasileira a rever expectativas, estratégias e modelos de negócio em 2025

Bruno de Oliveira - Jornalista e editor de negócios do site Automotive Business

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de dezembro de 2025
Automação não é sobre substituir pessoas, mas sobre devolver tempo e propósito: eliminar tarefas repetitivas é a chave para engajamento, retenção e uma gestão mais estratégica.

Tiago Amor - CEO da Lecom

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de dezembro de 2025
Reuniões não são sobre presença, mas sobre valor: preparo, escuta ativa e colaboração inteligente transformam encontros em espaços de decisão e reconhecimento profissional.

Jacque Resch - Sócia-diretora da RESCH RH

3 minutos min de leitura
Carreira
25 de dezembro de 2025
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança