ESG

ESG: muita gente ouviu falar, mas poucos sabem como funciona

Busca pelo termo na internet explodiu ano passado. Mas sua aplicabilidade ainda é um desafio
Elisa Rosenthal é a diretora presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário. LinkedIn Top Voices, TEDx Speaker, produz e apresenta o podcast Vieses Femininos. Autora de Proprietárias: A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário.

Compartilhar:

Entre maio de 2020 e maio de 2022, as buscas pelo termo ESG se multiplicaram por dez no Brasil, segundo dados do Google Trends. A sigla que significa “governança ambiental, social e corporativa” (em inglês, “environmental, social and corporate governance”) já chama a atenção do mercado de capitais, que considera que práticas sustentáveis são um diferencial para investimentos.

Apesar de 83% dos líderes executivos acreditarem que programas do tipo resultam em maiores rendimentos para acionistas em cinco anos, a sigla ainda segue desconhecida por grande parte dos profissionais. Numa pesquisa que realizei com minha audiência no Linkedin, por exemplo, 24% das pessoas afirmaram não conhecer a sigla, 34% sabem o que é e não sabem como aplicar, enquanto 42% sabem o que significa e conhecem sua aplicabilidade. Ou seja, mais da metade dos meus seguidores não faz ideia de como aplicar ESG na prática.

Fato é que os consumidores estão buscando empresas e marcas cuja atuação se dá de forma responsável. Aquelas que não se posicionam frente a esse tópico correm o risco de ser preteridas.

Nas pesquisas realizadas pelo Instituto Mulheres do Imobiliário, já confirmamos que mulheres são grandes influenciadoras (62% dos homens afirmam que suas companheiras influenciam na decisão de compra do imóvel) e têm poder de decisão (35% dos contratos de financiamento são assinados exclusivamente por mulheres). Além disso, mais de 40% das mulheres procuram saber se as empresas possuem boas práticas, traduzidas em selos e certificações, antes de decidirem a compra de um imóvel.

![Captura de Tela 2022-08-07 às 11.33.43](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/43Yv2oDEn9CxfcwpsezkIs/bcf3d8ffd0c864ab0530144d059f765e/Captura_de_Tela_2022-08-07___s_11.33.43.png)

Em mercados menos avançados nesse debate, as dúvidas, que são diversas, mostram como o tema ainda precisa ser debatido em todos os níveis hierárquicos. Quem procura pelo termo nas redes sociais busca saber o conceito ESG, o que é, como surgiu e quais são os princípios associados à sigla.

![alsoasked-esg](//images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/7EDXGl11AUAFCesozXJgcH/ab7ec2de82d2d573cafb4115a065b281/alsoasked-esg.png)

Com as buscas por termos ligados à preservação subindo 420% entre o fim de 2020 e o de 2021, vemos que é um movimento em franca expansão. Frente a esse cenário, pode parecer que a adoção dos princípios ESG seja uma questão pacificada dentro das empresas, porém ainda carente de formação no seu entendimento e aplicabilidade.

Para que o “greenwashing” (“lavagem verde”) – termo usado para designar marcas que se dizem sustentáveis mas que fazem uso dessa imagem de maneira cínica – deixe de ser uma estratégia de marketing que não se sustenta na prática, é preciso investimento em educação de todos sobre o termo e sua aplicabilidade. O primeiro passo dessa busca deve ser pelo conhecimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Uncategorized, Inteligência Artificial

Coluna GEP

5 min de leitura
Cobertura de evento
Cobertura HSM Management do “evento de eventos” mostra como o tempo de conexão pode ser mais bem investido para alavancar o aprendizado

Redação HSM Management

2 min de leitura
Empreendedorismo
Embora talvez estejamos longe de ver essa habilidade presente nos currículos formais, é ela que faz líderes conscientes e empreendedores inquietos

Lilian Cruz

3 min de leitura
Marketing Business Driven
Leia esta crônica e se conscientize do espaço cada vez maior que as big techs ocupam em nossas vidas

Rafael Mayrink

3 min de leitura
Empreendedorismo
Falta de governança, nepotismo e desvios: como as empresas familiares repetem os erros da vilã de 'Vale Tudo'

Sergio Simões

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Já notou que estamos tendo estas sensações, mesmo no aumento da produção?

Leandro Mattos

7 min de leitura
Empreendedorismo
Fragilidades de gestão às vezes ficam silenciosas durante crescimentos, mas acabam impedindo um potencial escondido.

Bruno Padredi

5 min de leitura
Empreendedorismo
51,5% da população, só 18% dos negócios. Como as mulheres periféricas estão virando esse jogo?

Ana Fontes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial está reconfigurando decisões empresariais e estruturas de poder. Sem governança estratégica, essa tecnologia pode colidir com os compromissos ambientais, sociais e éticos das organizações. Liderar com consciência é a nova fronteira da sustentabilidade corporativa.

Marcelo Murilo

7 min de leitura
ESG
Projeto de mentoria de inclusão tem colaborado com o desenvolvimento da carreira de pessoas com deficiência na Eurofarma

Carolina Ignarra

6 min de leitura