Carreira

Essa tal produtividade no trabalho

Criar vínculos mais pragmáticos e humanos, respeitando nosso legado e os limites do tempo, nos ajuda a produzir mais
Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Se você trabalha, não importa a atividade exercida, deve pensar que poderia ter produzido muito mais hoje. Buscamos colocar tudo que gostaríamos de fazer nos ponteiros do relógio. No entanto, na maioria das vezes, isso não é possível. 

Tendo isso em mente, para encontrar um ponto de equilíbrio, esse artigo dá dicas cruéis para produzir respeitando a lógica do tempo. Spoiler: pratique o desapego.
## Reuniões

**Tenha cuidado ao enviar o convite**. Diga o que se espera das pessoas e acrescente a agenda. Isso cria um campo mágico para você pedir a agenda para as outras pessoas quando elas te convidam para reuniões. 

**Comece e termine no horário**. Sim, é possível. Trabalho numa empresa japonesa há quase três anos. Não me lembro de quando vivi o último atraso. Ah, 2 minutos é considerado atraso. Queremos a cultura do atraso? Se não queremos, vamos dar o exemplo respeitando os horários. 

**Comece a marcar reuniões mais curtas**. [Esse é um convite para o pragmatismo](https://www.revistahsm.com.br/post/cinco-caracteristicas-essenciais-para-uma-lideranca-a-distancia). Minha meta esse ano é 45 minutos. 

Quem vai? Nenhuma reunião com muita gente é produtiva, então convide as pessoas que realmente precisam participar. Mas os outros podem ficar chateados? Podem, mas assim é a vida.

## Organização do dia

Priorize o que não depende de você. É uma simpatia da nossa parte dar mais tempo para as pessoas buscarem/fazerem algo que a gente pediu. 

**Em linhas objetivas.** Faça uma lista curta de coisas para fazer no dia. Assim ela se torna mais alcançável. 

**Se alimente ao longo do dia**. Dá energia, traz saúde e equilíbrio. Médicos recomendam também que pare a cada 3h de usar o fone de ouvido para evitar problemas auditivos futuros. 15 minutos de intervalo já ajuda. 

**Durma bem para o dia render**. Quanto? Aí vai de cada organismo. Respeite o seu.

## O que mais importa

**Reflita seriamente sobre qual legado você quer deixar.** A gente pode se torna absolutamente utilitarista ao aproveitar o tempo com coisas que parecem certas, cartesianas e mecânicas. Mas pessoas precisam de pessoas. Tem hora que queremos conversar, criar junto, desabafar e coisas assim. É humano.

Então lembre-se de sorrir, agradecer e reconhecer. Esse é, sem dúvida, um bom emprego do nosso tempo, tornando-o quase que infinito. Talvez não para nós, mas certamente para quem convive conosco. 

Produtividade pode ter muito significados. Antes de buscar uma produtividade louca, [pense no que isso significa para você](https://www.revistahsm.com.br/post/para-alem-dos-desejos-de-ano-novo).

Compartilhar:

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura