Uncategorized

Estamos todos em transição de carreira

Dia 23 de abril foi o dia internacional do livro.
CEO da Amrop INNITI, Board Member, Lifelong Learner, Anticarreirista

Compartilhar:

Nesta mesma data, recebi uma mensagem e fui marcado no Linkedin por pessoas que diziam que o Anticarreira, livro que lancei este ano, parece ter sido escrito para esse momento de pandemia.

Confesso que meu intuito foi fazer um livro atemporal. Nunca imaginei que passaríamos pelo Covid-19. Muito menos que as ideias e provocações que coloco no livro fariam sentido para um contexto pandêmico.

Fugi de alguns convites para falar sobre o Anticarreira e a Covid-19. Mas, aparentemente, estamos no tal do novo normal. Então chegou a hora. 

Costumo dizer que existem quatro tipos de pessoas:

1. As que reclamam

2. As que reagem

3. As que são proativas

4. As que criam o próprio futuro

Carreira vem do latim carraria. Significa caminho estreito. E mesmo sem as pessoas conhecerem o significado da palavra carreira, no geral, se comportam como se soubessem. Seguem um caminho estreito. Ficam frágeis. E quando cai um obstáculo, se veem sem saída.

O que eu faço e proponho que você também faça, é um paradoxo. Seguir um caminho estreito. Focar. Buscar ser o melhor no que faz. E depois disso, focar e desfocar ao mesmo tempo. Continuar evoluindo no que já faz bem, mas abrir outras frentes.

O CEO de uma grande empresa me falou outro dia que a Covid-19 está fazendo com as empresas o mesmo que faz com as pessoas: ataca com mais força os mais frágeis. E a Gabi Teco me disse: quem segue apenas um caminho estreito pode estar na mira.

Costumo dizer também que ordem é bom, mas nos deixa frágeis. Quando está tudo em ordem, precisamos criar pequenas crises. Grandes negócios foram criados nas crises: Airbnb, Uber, WeWork. Até o Bitcoin foi criado em uma crise.

O que você está fazendo para aproveitar essa crise e sair mais forte dela?

Quando o novo normal já não for mais novidade, que história você terá para contar pra si mesmo, e também para os Headhunters? 

Você aprendeu ou criou algo novo?

Compartilhar:

Artigos relacionados

ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura