Uncategorized

Estamos todos em transição de carreira

Dia 23 de abril foi o dia internacional do livro.
CEO da Amrop INNITI, Board Member, Lifelong Learner, Anticarreirista

Compartilhar:

Nesta mesma data, recebi uma mensagem e fui marcado no Linkedin por pessoas que diziam que o Anticarreira, livro que lancei este ano, parece ter sido escrito para esse momento de pandemia.

Confesso que meu intuito foi fazer um livro atemporal. Nunca imaginei que passaríamos pelo Covid-19. Muito menos que as ideias e provocações que coloco no livro fariam sentido para um contexto pandêmico.

Fugi de alguns convites para falar sobre o Anticarreira e a Covid-19. Mas, aparentemente, estamos no tal do novo normal. Então chegou a hora. 

Costumo dizer que existem quatro tipos de pessoas:

1. As que reclamam

2. As que reagem

3. As que são proativas

4. As que criam o próprio futuro

Carreira vem do latim carraria. Significa caminho estreito. E mesmo sem as pessoas conhecerem o significado da palavra carreira, no geral, se comportam como se soubessem. Seguem um caminho estreito. Ficam frágeis. E quando cai um obstáculo, se veem sem saída.

O que eu faço e proponho que você também faça, é um paradoxo. Seguir um caminho estreito. Focar. Buscar ser o melhor no que faz. E depois disso, focar e desfocar ao mesmo tempo. Continuar evoluindo no que já faz bem, mas abrir outras frentes.

O CEO de uma grande empresa me falou outro dia que a Covid-19 está fazendo com as empresas o mesmo que faz com as pessoas: ataca com mais força os mais frágeis. E a Gabi Teco me disse: quem segue apenas um caminho estreito pode estar na mira.

Costumo dizer também que ordem é bom, mas nos deixa frágeis. Quando está tudo em ordem, precisamos criar pequenas crises. Grandes negócios foram criados nas crises: Airbnb, Uber, WeWork. Até o Bitcoin foi criado em uma crise.

O que você está fazendo para aproveitar essa crise e sair mais forte dela?

Quando o novo normal já não for mais novidade, que história você terá para contar pra si mesmo, e também para os Headhunters? 

Você aprendeu ou criou algo novo?

Compartilhar:

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura