Uncategorized

Eu pivotarei tu pivotarás eles pivotarão

__José Salibi Neto__ é cofundador da empresa de educação executiva HSM, palestrante, mentor de líderes e coautor dos livros Gestão do Amanhã, Código da Cultura, Estratégia Adaptativa e O Algoritmo da Vitória, entre outros. Lançará em maio pela editora Gente, em parceria com Sandro Magaldi, um livro sobre o motor do crescimento, que tem o JTBD como espinha dorsal.

Compartilhar:

Não me estranhe, caro leitor. Achei de bom-tom conjugar esse verbo no título, porque, após uma temporada exclusiva no mundo startup, ele se instala entre as empresas estabelecidas. “Pivotar” é um neologismo que significa girar, como o pião com que as crianças brincam ou o pivô do basquete no garrafão, mas, em gestão de negócios, remete a atuar em um novo mercado. Um didático artigo da McKinsey foi editado por nós em linguagem visual mais didática ainda para ensinar o essencial sobre essa ciência e arte. 

Será que alguém já pivotou em gestão pública? Se sim, esse alguém foi o ícone dos gestores públicos, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. Ele fez sua cidade dar a volta por cima ao vencer a violência, tanto a crônica, que lá havia, como a aguda, vista no ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. Em entrevista exclusiva, ele garante aos gestores públicos brasileiros que, qualquer que seja a cidade, segurança deve ser a prioridade da administração.

Sentindo-se inseguro, ninguém se educa, ninguém empreende, ninguém investe… Se Giuliani não tem papas na língua, o especialista em gestão de talentos Claudio Fernández-Aráoz, da Egon Zehnder, também não. Ele aborda com precisão a atual guerra por talentos que o Brasil e o mundo vivem, expondo causas e soluções – durante crises econômicas, inclusive. Outra área que requer sinceridade total é tema do Dossiê: o serviço ao cliente. Nosso tratamento impiedoso não poupa o leitor sobre as reais tendências mundiais e o quadro brasileiro. Lembrando que agora atuamos em uma economia de serviços, eu lhe pergunto: você deixa uma cadeira vazia para o cliente em todas as suas reuniões? Tem um executivo-chefe do cliente?

**SEXTA-FEIRA**

Poderia escrever sobre o artigo que ensina os executivos a usar o nível de consenso ideal em decisões coletivas e outras matérias ótimas, mas hoje, enquanto escrevo, é sexta-feira. Então, seguindo conselhos de nosso artigo sobre o lado obscuro da TI, começo a me desconectar, com duas saborosas reportagens sobre cerveja artesanal. Uma explica por que um Golias como a AB InBev quis fazer parceria com um Davi como a Wäls (pronuncia-se “vals”), de Belo Horizonte. A outra conta a história de um cluster de microcervejarias de Porto Alegre. Saúde!

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de dezembro de 2025
Reuniões não são sobre presença, mas sobre valor: preparo, escuta ativa e colaboração inteligente transformam encontros em espaços de decisão e reconhecimento profissional.

Jacque Resch - Sócia-diretora da RESCH RH

3 minutos min de leitura
Carreira
25 de dezembro de 2025
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança