Tecnologia e inovação

Faça seu checklist da indústria 4.0

O potencial de ganhos com a internet industrial é sem precedentes; estudos da PwC indicam os dez princípios para ser competitivo nessa área

Compartilhar:

**1. Repense seu modelo de negócio.** O mundo se habituou à disrupção e essa tendência vai se acelerar, principalmente na manufatura. 

**2. Desenvolva sua estratégia em torno de plataformas.** As plataformas industriais funcionarão como ecossistemas, em que um grupo de empresas vai trocar bens e serviços de maneira interdependente. 

**3. Faça tudo centrado no consumidor.** Em uma plataforma, você tem a oportunidade inédita de construir um empreendimento centrado no consumidor, capaz de gerar um vínculo para a vida toda. 

**4. Aumente sua inteligência tecnológica.** Não importa o setor; em um mundo programável, o software será o segredo de sua competitividade. 

**5. Inove rapidamente.** Liderança de mercado depende cada vez mais de inovar. Busque disrupção e um fluxo constante de inovações incrementais.

**6. Aprenda mais com seus dados.** Cada vez mais, os dados levam a novos conhecimentos. O essencial é saber analisá-los. 

**7. Adote modelos de financiamento inovadores.** As novas tecnologias questionam os modos tradicionais de levantar recursos financeiros. 

**8. Foque o propósito, não o produto.** Sua proposição de valor deve ser mais efetiva do que qualquer outra, em tudo o que sua organização faz. 

**9. Seja responsável com as informações das pessoas.** A responsabilidade e a transparência devem ser parte fundamental de sua estratégia. 

**10. Priorize a humanidade, não as máquinas.** Apesar do item 4, a prioridade são as pessoas; inverter as prioridades é cair em uma armadilha.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Gestão de Pessoas
Polímatas e Lifelong Learners: explorando perfis distintos que, juntos, podem transformar o ambiente de trabalho em um espaço de inovação, aprendizado contínuo e versatilidade.

Rafael Bertoni

4 min de leitura
Uncategorized
Liderança em tempos de brain rot: como priorizar o que realmente importa para moldar um futuro sustentável e inspirador.

Anna Luísa Beserra

0 min de leitura
Gestão de Pessoas
Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Laís Macedo

4 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar empresas que continuamente estão inovando é um desafio diário, mas cada questão se torna um aprendizado se feito com empatia e valorização.

Ana Carolina Gozzi

3 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A experiência varia do excepcional ao frustrante, e a Inteligência Artificial (IA) surge como uma aliada para padronizar e melhorar esses serviços em escala global.

Flavio Gonçalves

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
No cenário globalizado, a habilidade de negociar com pessoas de culturas distintas é mais do que desejável; é essencial. Desenvolver a inteligência cultural — combinando vontade, conhecimento, estratégia e ação — permite evitar armadilhas, criar confiança e construir parcerias sustentáveis.

Angelina Bejgrowicz

4 min de leitura
ESG
A resiliência vai além de suportar desafios; trata-se de atravessá-los com autenticidade, transformando adversidades em aprendizado e cultivando uma força que respeita nossas emoções e essência.

Heloísa Capelas

0 min de leitura
ESG
Uma pesquisa revela que ansiedade, estresse e burnout são desafios crescentes no ambiente de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de ações para promover a saúde mental e o bem-estar nas empresas.

Fátima Macedo

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Enquanto a Inteligência Artificial transforma setores globais, sua adoção precipitada pode gerar mais riscos do que benefícios.

Emerson Tobar

3 min de leitura
Gestão de Pessoas
Entenda como fazer uso de estratégias de gameficação para garantir benefícios às suas equipes e quais exemplos nos ajudam a garantir uma melhor colaboração em ambientes corporativos.

Nara Iachan

6 min de leitura