Tecnologia e inovação

Faça seu checklist da indústria 4.0

O potencial de ganhos com a internet industrial é sem precedentes; estudos da PwC indicam os dez princípios para ser competitivo nessa área

Compartilhar:

**1. Repense seu modelo de negócio.** O mundo se habituou à disrupção e essa tendência vai se acelerar, principalmente na manufatura. 

**2. Desenvolva sua estratégia em torno de plataformas.** As plataformas industriais funcionarão como ecossistemas, em que um grupo de empresas vai trocar bens e serviços de maneira interdependente. 

**3. Faça tudo centrado no consumidor.** Em uma plataforma, você tem a oportunidade inédita de construir um empreendimento centrado no consumidor, capaz de gerar um vínculo para a vida toda. 

**4. Aumente sua inteligência tecnológica.** Não importa o setor; em um mundo programável, o software será o segredo de sua competitividade. 

**5. Inove rapidamente.** Liderança de mercado depende cada vez mais de inovar. Busque disrupção e um fluxo constante de inovações incrementais.

**6. Aprenda mais com seus dados.** Cada vez mais, os dados levam a novos conhecimentos. O essencial é saber analisá-los. 

**7. Adote modelos de financiamento inovadores.** As novas tecnologias questionam os modos tradicionais de levantar recursos financeiros. 

**8. Foque o propósito, não o produto.** Sua proposição de valor deve ser mais efetiva do que qualquer outra, em tudo o que sua organização faz. 

**9. Seja responsável com as informações das pessoas.** A responsabilidade e a transparência devem ser parte fundamental de sua estratégia. 

**10. Priorize a humanidade, não as máquinas.** Apesar do item 4, a prioridade são as pessoas; inverter as prioridades é cair em uma armadilha.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura
ESG
Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Carolina Ignarra

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 2º no ranking mundial de burnout e 472 mil licenças em 2024 revelam a epidemia silenciosa que também atinge gestores.
5 min de leitura
Inovação
7 anos depois da reforma trabalhista, empresas ainda não entenderam: flexibilidade legal não basta quando a gestão continua presa ao relógio do século XIX. O resultado? Quiet quitting, burnout e talentos 45+ migrando para o modelo Talent as a Service

Juliana Ramalho

4 min de leitura
ESG
Brasil é o 4º país com mais crises de saúde mental no mundo e 500 mil afastamentos em 2023. As empresas que ignoram esse tsunami pagarão o preço em produtividade e talentos.

Nayara Teixeira

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Empresas que integram IA preditiva e machine learning ao SAP reduzem custos operacionais em até 30% e antecipam crises em 80% dos casos.

Marcelo Korn

7 min de leitura
Empreendedorismo
Reinventar empresas, repensar sucesso. A megamorfose não é mais uma escolha e sim a única saída.

Alain S. Levi

4 min de leitura