Diversidade

Fale para o seu time que está tudo bem

Se você também está em um papel de liderança, nunca esqueça de dizer isso para o seu time: está tudo bem. Talvez seja isso que eles precisam escutar em um momento delicado.
Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Compartilhar:

Esses dias uma pessoa da minha equipe nos contou que está grávida. Onde eu trabalho o nascimento de bebês é motivo de grande alegria e ficamos todos muitos felizes por ela. Eu, pai que sou, nem disfarcei a minha empolgação. Sempre falo pra todo mundo que ser pai foi o melhor e mais desafiador momento da minha carreira.

Quando nasceu a minha pequena, tanto o meu gerente quanto a empresa foram sensacionais. Eu tive quatro meses de licença paternidade e o total apoio do meu líder. Ele me deu muita flexibilidade para usar esse período como eu quisesse e fez uma coisa que mostrava bem o bom líder que ele é: deixou claro que essa pausa não iria interferir na minha carreira, nos meus projetos e nem no meu crescimento.

Contudo, eu sei que isso não é a reação comum no mercado. Longe disso. Ainda temos muito preconceito – velado ou não – para quem embarca nessa jornada.

Principalmente para as mulheres.

Por isso fiz questão de dizer duas coisas para a futura mamãe do meu time: que eu estava muito feliz pela notícia e pela chegada de um novo pequeno no nosso time e que ela está em uma das melhores empresas do mundo para se ter um filho.

Eu queria que ela escutasse de mim, o líder do time, que está tudo bem. Depois, fui além. Em uma conversa sobre o seu futuro disse que sua carreira nunca seria prejudicada por isso, que ela poderia ter o seu pequeno em paz e saber que, quando voltar, vamos recebê-los de braços abertos.

Por que eu fiz isso?

Porque, como contei, já estive do outro lado dessa história em menores proporções e sei que o mercado é cruel com as novas mães. Se você é uma, com certeza sabe do que estou falando. A demissão na volta da licença maternidade, as perguntas indiscretas sobre filhos nas entrevistas e a remoção de cargos/responsabilidades porque agora você é uma mãe.

E o mercado não é apenas cruel com as novas mães, ele é cruel com qualquer circunstância que o tire da grande ilusão do funcionário “perfeito” e presente o tempo todo.

Esses dias me escreveu uma pessoa que não sabia o que fazer ou como falar com o seu gerente. O motivo? Ele foi diagnosticado com depressão e ia começar um tratamento que envolveria ficar um tempo fora. Estava absolutamente apavorado em ter que abrir a história para a empresa e sofrer algum tipo de retaliação ou até mesmo ser demitido mais para frente.

Quando eu perguntei porque ele achava que isso poderia acontecer, não sabia me dizer. Falamos um pouco e ele me contou alguns casos em que a empresa foi bem parceira em situações parecidas e ofereceu todo o suporte necessário. Contudo, não sabia se o mesmo aconteceria com ele e o pensamento em perder o emprego o apavorava.

É aqui que entra o papel do líder.

Diga para o seu time que está tudo bem.

Seja pela boa notícia de que um novo membro da família vai chegar, pelo infortúnio da doença ou qualquer outro evento inesperado (ou não) da vida. Quando isso acontecer com alguém do seu time, seja o primeiro a chamar a pessoa para uma conversa e diga que está tudo bem. Explique quais os prováveis cenários que podem acontecer e como vocês estão do lado dele nessa jornada.

Escutar isso da boca do líder do time não é apenas reconfortante, pode ser a força, alívio ou palavras necessárias para passar por aquela fase.

Eu tive um líder que fez isso comigo, hoje faço isso com minha equipe e espero o mesmo de qualquer gerente que esteja no meu time. Quero que todos saibam que está tudo bem, que somos um time e estamos juntos para o que der e vier.

Se você também está em um papel de liderança, nunca esqueça de dizer isso para o seu time: está tudo bem. Talvez seja isso que eles precisam escutar em um momento delicado.

O seu time nunca esquecerá disso.

Compartilhar:

Luciano possui +20 anos de experiência no mercado digital tendo iniciado sua carreira no portal UOL, trabalhou 10 anos no Google Brasil em diversas áreas e foi diretor no Facebook Brasil a frente de uma equipe de vendas em São Paulo. É escritor e autor do livro "Seja Egoísta com sua Carreira", embaixador da Escola Conquer e faz parte do conselho consultivo da Agile.Inc.

Artigos relacionados

A pergunta que todo treinamento deveria responder

Treinamentos costumam ser vistos como solução para desafios de desempenho, cultura e transformação. Mas existe uma pergunta que raramente aparece nas discussões sobre desenvolvimento: o ambiente de trabalho favorece os comportamentos que a organização deseja incentivar? O artigo mostra por que o sucesso de qualquer programa depende menos do conteúdo ensinado e mais da coerência entre estratégia, liderança e mecanismos de gestão.

A IA aumentou a produtividade, mas quem está ganhando tempo?

Se toda hora economizada pela tecnologia é imediatamente preenchida por outra demanda, talvez o problema não esteja nas ferramentas, mas na forma como organizamos o trabalho. O artigo discute por que produtividade e bem-estar não deveriam ser objetivos opostos e como a inteligência artificial está colocando essa contradição em evidência.

A IA não está substituindo os bancos. Está mudando o trabalho dentro deles.

O que realmente importa para quem utiliza serviços financeiros é resolver uma demanda com segurança e agilidade. Em um setor cada vez mais digital, a vantagem competitiva estará menos na tecnologia em si e mais na capacidade de combinar automação e inteligência humana da forma certa em cada etapa da jornada.

A Reforma Tributária já não é um tema fiscal. É um tema de supply chain.

O artigo mostra por que a transição para o novo modelo tributário exige uma visão integrada da cadeia de suprimentos e alerta que a vantagem competitiva poderá estar menos na interpretação da legislação e mais na capacidade de adaptar processos, sistemas e operações antes que as mudanças se tornem obrigatórias.

Futebol feminino: O que mulheres aprendem quando têm espaço para competir?

A conquista histórica do São Paulo no Brasileirão Feminino vai além do esporte e convida a uma reflexão sobre como desenvolvemos competências que costumam ser associadas à liderança. O artigo explora como experiências vividas dentro e fora das organizações ajudam a construir confiança, influência, resiliência e capacidade de disputar espaços de forma saudável, preparando novas gerações para desafios que começam muito antes do primeiro cargo de liderança.

Vendas, Liderança
17 de setembro de 2026 15H00
Toda equipe de vendas convive com metas. O problema começa quando a pressão pelo resultado transforma forecast em interrogatório, cobrança em ansiedade e gestão em controle excessivo. A autora traz uma reflexão sobre como líderes podem influenciar a performance sem comprometer a confiança e a qualidade das decisões comerciais.

Carol Manciola - CEO da Conectas e autora dos best sellers #BORA BATER META, Coragem e mais alguns Cês da Vida e do recém-lançado Vendas Movem o Mundo.

7 minutos min de leitura
Marketing
17 de setembro de 2026 13H00
As principais lições para quem está entrando no mundo das buscas generativas e quer entender como marcas passam a ser encontradas, citadas e recomendadas pelas IAs

Clayton Melo - Jornalista, estrategista de inovação, GEO PR, storytelling estratégico e comunicador de futuros. Tem MBA em Marketing pela FGV, Master em Foresight e Design de Futuros pela ESPM e formação em Leadership for the AI Age (MIT Professional Education) e Multimedia Storytelling pela University of the Arts London. É diretor de IA, Foresight e Inovação da GBR.

Direito, Regulação & Compliance
17 de setembro de 2026 08H00
Quando uma grande empresa entra em recuperação judicial, os impactos não ficam restritos ao seu balanço. Fornecedores deixam de receber, investimentos são adiados, empregos ficam ameaçados e a atividade econômica perde força, criando um efeito dominó que alcança empresas e consumidores em todo o país.

João Alberto Graça - Advogado, consultor em Direito Tributário, Societário e Governança Corporativa, membro do Conselho de Contribuintes e Recursos Fiscais do Estado do Paraná

5 minutos min de leitura
Liderança
16 de setembro de 2026 18H00
Ao observar a comunicação constante de um pequeno grupo de galinhas-d’angola, o autor encontrou uma metáfora surpreendente para um dos maiores desafios dos líderes: perceber, interpretar e responder aos sinais que as pessoas emitem antes que o silêncio, a desmotivação ou a ruptura se tornem irreversíveis.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

12 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
16 de setembro de 2026 14H00
A área branca se tornou um ativo estratégico! Energia, refrigeração, distribuição elétrica e gestão térmica passaram a determinar quais infraestruturas conseguirão acompanhar a próxima geração da transformação digital.

Felipe Vasco da Silva - Diretor de Aplicações Tecnológicas para a América Latina da Vertiv

4 minutos min de leitura
Direito, Regulação & Compliance
16 de setembro de 2026 08H00
Em tempos de exposição digital permanente, o compartilhamento de fotos e informações de crianças nas redes sociais exige uma reflexão cada vez mais necessária: até que ponto registrar memórias é diferente de tornar a infância pública? O fenômeno do sharenting convida pais e responsáveis a repensarem os limites entre afeto, privacidade e responsabilidade no ambiente online.

Ana Bia Medeiros - Líder em Educação na Kiddle Pass

4 minutos min de leitura
User Experience, UX, Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 14H00
Mais conectado, informado e exigente, o consumidor de hoje compara sua experiência de hospedagem com os melhores serviços que encontra em qualquer setor. Em um mercado cada vez mais competitivo, o futuro dos hotéis dependerá da combinação entre inovação, eficiência e de pessoas que tenham a capacidade de criar experiências memoráveis

Rodrigo Miluzzi - Diretor de Operações do Grupo Mabu

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
15 de setembro de 2026 08H00
A partir de uma conversa com Rogério Almeida, principal executivo do Cristália, este artigo discute como investimentos de longo prazo em pesquisa, tecnologia e capacidade produtiva podem contribuir para a construção de maior autonomia científica e industrial no Brasil.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

23 minutos min de leitura
Tecnologia e inovação, Estratégia
14 de setembro de 2026 18H00
A pergunta tem aparecido cada vez mais nas reuniões de orçamento. O desafio é que a resposta raramente está no código. Mais do que anunciar o fim do SaaS, a nova onda tecnológica está redefinindo onde o valor do software realmente está, quem o captura e quais capacidades as organizações escolherão desenvolver ou contratar.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

13 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
14 de setembro de 2026 14H00
Um erro pesa mais do que dez acertos! A ciência mostra que experiências negativas exercem um impacto desproporcional sobre nosso comportamento. Nas organizações, essa tendência pode fazer com que líderes se tornem especialistas em apontar falhas e deixem invisíveis os comportamentos que fortalecem resultados, aprendizado e colaboração.

Valter Bahia Filho - Autor e consultor educacional de Neurociência e Comportamento, Psicologia Positiva, Comunicação, Artes e Gestão de Pessoas.

12 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução