Liderança, Desenvolvimento pessoal, Gestão de pessoas

Fechando a conta de 2021

Ao acreditar em ritos, pensamos em ciclos que acabam e se iniciam; compartilho, assim, sete dicas para que tanto líderes quanto colaboradores possam fazer um balanço deste ano e pensar numa nova etapa
Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.
Viviane Mansi é executiva da Toyota e da Fundação Toyota do Brasil, conselheira e professora. Participou da COP27, em novembro de 2022.

Compartilhar:

Faz mais de um ano que sou colunista desta __HSM Management__ e para mim é inevitável chegar ao mês de dezembro fazendo um balanço do que passou e acertar o passo do que estar por vir (quem quiser relembrar o texto de dezembro de 2020, acesse o conteúdo aqui). Neste sentido, acredito que ritos são fundamentais, pois marcam os momentos que precisamos ou queremos lembrar.

A partir dessa premissa, imagine a diferença que isso pode fazer para seu time? Assim, aproveite o mês de dezembro ou o início do ano para passar um traço nesse capítulo chamado 2021. A lista de orientações, a seguir, pode te ajudar nesse processo:

__1.__ Reconheça as conquistas, os aprendizados, as melhorias e tudo aquilo que você gostaria que continuasse sendo a cara do grupo. Reconhecer é uma forma muito eficiente de fortalecer cultura e canalizar a energia do time.

__2.__ Incentive o seu time também a agradecer as demais áreas. Ninguém trabalha numa ilha, portanto, as relações são cada vez mais importantes.

__3.__ Evite o “feedbacksanduíche”. Ele é muito chato. Se você tem algo difícil a dizer, diga. No entanto, não misture isso com outros feedbacks positivos, pois tira o mérito do segundo e não ajuda o primeiro a ser mais eficiente.

__4.__ Volte à lista de metas do ano e faça um balanço. O que trouxe mais satisfação para o time? O que foi duro? O que queremos melhorar? Gosto de fazer uma lista de “que bom” e “que tal?” para direcionar o ano.

__5.__ Comece a escrever as prioridades do ano, junto com o time. Contudo, para isso, fale do contexto. É impressionante como boa parte dos nossos colegas não conhece as prioridades estratégicas das empresas. Sem isso, fica mais difícil acertar e dá margem à frustração.

__6.__ Pergunte ao time como você pode melhorar. Nada mais justo se você também está pedindo ajustes no time, certo?

__7.__ Aproveite para descansar ou diminuir o ritmo (se você não está no comércio, né? Se for seu caso, ótimas vendas! E que o merecido descanso venha logo mais). Ninguém opera em alta performance nos 365 dias por ano. É preciso reconhecer que as pausas fazem parte da eficiência e ajudam a equilibrar corpo e mente para a próxima jornada.

Um excelente 2022 para todos vocês, e que tenhamos novas oportunidades de realização nesse ano que entra.

Compartilhar:

Viviane Mansi é executiva, conselheira e professora. É diretora de Comunicação na Diageo e passou por empresas como Toyota, GE, Votorantim e MSD. É coautora de Emoção e Comunicação – Reflexão para humanização das relações de trabalho.

Artigos relacionados

Marketing
Entenda por que 90% dos lançamentos fracassam quando ignoram a economia comportamental. O Nobel Daniel Kahneman revela como produtos são criados pela lógica, mas comprados pela emoção.

Priscila Alcântara

8 min de leitura
Liderança
Relatórios do ATD 2025 revelam: empresas skills-based se adaptam 40% mais rápido. O segredo? Trilhas de aprendizagem que falam a língua do negócio.

Caroline Verre

4 min de leitura
Liderança
Por em prática nunca é um trabalho fácil, mas sempre é um reaprendizado. Hora de expor isso e fazer o que realmente importa.

Caroline Verre

5 min de leitura
Inovação
Segundo a Gartner, ferramentas low-code e no-code já respondem por 70% das análises de dados corporativos. Entenda como elas estão democratizando a inteligência estratégica e por que sua empresa não pode ficar de fora dessa revolução.

Lucas Oller

6 min de leitura
ESG
No ATD 2025, Harvard revelou: 95% dos empregadores valorizam microcertificações. Mesmo assim, o reskilling que realmente transforma exige 3 princípios urgentes. Descubra como evitar o 'caos das credenciais' e construir trilhas que movem negócios e carreiras.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Empreendedorismo
33 mil empresas japonesas ultrapassaram 100 anos com um segredo ignorado no Ocidente: compaixão gera mais longevidade que lucro máximo.

Poliana Abreu

6 min de leitura
Liderança
70% dos líderes não enxergam seus pontos cegos e as empresas pagam o preço. O antídoto? Autenticidade radical e 'Key People Impact' no lugar do controle tóxico

Poliana Abreu

7 min de leitura
Liderança
15 lições de liderança que Simone Biles ensinou no ATD 2025 sobre resiliência, autenticidade e como transformar pressão em excelência.

Caroline Verre

8 min de leitura
Liderança
Conheça 6 abordagens práticas para que sua aprendizagem se reconfigure da melhor forma

Carol Olinda

4 min de leitura
Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura