Desenvolvimento pessoal

Fechando Ciclos

Existe sabedoria na fluidez cíclica. A arte está em observar, sentir e se alinhar com o movimento
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Tenho pensado sobre os ciclos que atravessam a nossa existência com eventos encadeados, que se repetem como os elos de uma corrente.
Existem ciclos com início e fim precisos, como os dias, os meses e os anos, indispensáveis para a organização do nosso tempo. Outros são finitos e duram o tempo de uma vida, como a respiração e outros ciclos biológicos.
Alguns, como as estações do ano, são infinitos e belos, mas apenas podemos observá-los e aprender com eles enquanto vivemos.

Tem também os mais subjetivos e pessoais, como os ciclos de uma relação, um trabalho ou um tempo de moradia em algum lugar.
Ciclos têm movimento, ritmo, e relacionam-se com o tempo. Estão em constante renovação, iniciando e fechando o tempo todo.

Um ciclo permanece aberto enquanto a energia que o define estiver presente. Quando essa energia acaba, o ciclo finaliza e um novo ciclo se abre em seu lugar.
Muitas vezes não notamos os movimentos de renovação dos ciclos, todavia, eles sempre dão sinais claros quando iniciam ou se encerram.

Algumas vezes não queremos que um ciclo se feche, então continuamos a agir como se ele ainda estivesse aberto. Mas é sempre mais sensato desapegar e deixar ir para que o ciclo possa ser fechado e outro possa ser aberto em seu lugar.
Existe sabedoria em fluir entre os ciclos, até porque eles geralmente não se fecham abruptamente. O novo e o velho coexistem pelo tempo de intersecção dos elos da corrente, mas o novo ganhará força enquanto o velho aos poucos se dissolverá.

Estamos assistindo a sinais de fechamento de um grande ciclo no nosso planeta. Talvez estejamos tendo o privilégio de assistir à transição entre duas eras.
A arte está em observar, sentir e se alinhar com o movimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro