Estratégia e Execução

Fecho Dossiê

Compartilhar:

> **O HOMEM APLICA AS LIÇÕES DESTE DOSSIÊ QUANDO…**
>
> **… entende como a gestão feminina pode beneficiar os negócios e a organização.**
>
> • Vê que mulheres encaram os desafios como oportunidades de aprendizado. 
>
> • Percebe que elas mobilizam as pessoas, dando-lhes, sobretudo, esperança. 
>
> **… adota medidas que aumentem o número de mulheres na liderança.**
>
> • Estabelece metas, em relação a mulheres, nos processos de seleção e promoção –como se fossem cotas. 
>
> • Patrocina a flexibilização dos horários de trabalho dos colaboradores.
>
> **… replica o estilo feminino, beneficiando o capitalismo e a sociedade.**
>
> • Lidera com visão de longo prazo,  busca significado e cria ambientes de trabalho harmoniosos. 
>
> • Lida de modo mais equilibrado com sua vida pessoal e familiar.

> **A MULHER AS APLICA QUANDO…**
>
> **… escolhe bem a trilha a seguir.**
>
> • Passa a identificar os trade-offs envolvidos na decisão de mergulhar na carreira (lean in), desistir dela (opt out) ou procurar um “caminho do meio” –seja empreendendo, seja aceitando ocupar posições médias.
>
> **… concentra-se na escolha feita  e a potencializa.**
>
> • Consegue organizar e gerenciar melhor seu cotidiano e, assim, pode efetivamente beneficiar a empresa  e a vida em família.
>
> **… alavanca os negócios e o capitalismo.**
>
> • Investe em sua visão de longo prazo e em humanizar organizações e relações.

**MERGULHE NO TEMA**

**LIVROS**

**Sheryl Sandberg. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar.** Companhia das Letras, 2013. A executiva do Facebook, apontada como 10ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, defende a opção do lean in.

**Joanna Barsh e Susie Cranston. Mulheres no Poder.** Agir, 2011. Ao longo de cinco anos, as pesquisadoras levantaram e estudaram histórias de sucesso. 

**IMPRENSA**

**Lisa Belkin.** [**The opt-out revolution.**](http://hsm.link/?hcYnb1h) **The New York Times.** O polêmico artigo de 2003, que serviu de gatilho ao debate sobre a condição feminina no mercado de trabalho nos EUA, [foi atualizado pela autora em 2013](http://hsm.link/?SNwYMBS)

[**Muito mais que rostinhos bonitos?**](http://hsm.link/?DylJynD) HSM Experience. As mulheres representam o grupo econômico mais importante do planeta, uma força de trabalho de  1 bilhão de pessoas, responsável pela maior parte do gasto mundial anual em bens e serviços. Sofisticadas e exigentes, as consumidoras lideram as decisões de compra em praticamente todos os setores, segundo essa reportagem.[](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)

[**Homens são analógicos, mulheres são digitais.**](http://hsm.link/?b7Sh6Ub)  HSM Experience.  Se não quiser sucumbir, a economia em rede precisa tornar o arquétipo feminino dominante, nas empresas  e em todas as organizações.

[**Descobrindo um oceano azul com a força de trabalho feminina.**](http://hsm.link/?83Od2Q8) HSM Experience. Uma iniciativa de equidade de gêneros está fazendo a mineradora Vale encontrar sinergias e oportunidades inimaginadas e pode quebrar paradigmas do mercado corporativo brasileiro. 

**VÍDEOS**

Sonia Hess de Souza. [O Diferencial da Liderança Feminina.](http://hsm.link/?VQD2QEV) HSM Experience.  A empresária e presidente da marca Dudalina fala do case de sucesso de sua empresa e sobre a liderança feminina nos negócios.

**PAPERS**

Zenger/Folkman. [Are women better leaders than men?](http://hsm.link/?pk8vk0p). Elas são melhores na maioria das 16 competências de liderança estudadas.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança