Estratégia e Execução

Fecho Dossiê: Mergulhe no tema 1

Compartilhar:

**LIVROS**

Srikant Datar, David Garvin e Patrick Cullen. **Rethinking the MBA: Business Education at a Crossroads.** HBS Press, 2010 Com base em casos minuciosamente estudados, propõe um novo caminho para as escolas de negócios no futuro. 

Henry Mintzberg. **Managers, Not MBAs: a Hard Look at the Soft Practice of Managing and Management Development.** Berrett-Koehler Publishers, 2005 Analisa o que está errado na gestão e na educação executiva que tenta ensiná-la e como isso pode ser mudado. Para ele, gestão é ciência, experiência e arte. 

Sharon Daloz Parks. **Leadership Can Be Taught: a Bold Approach for a Complex World.** HBS Press, 2005 Leva o leitor para dentro da sala  de aula de um curso do professor de liderança de Harvard, Ronald Heifetz, a fim de experimentar o método de liderança case-in-point.  

Roger Martin e Mihnea C. Moldoveanu. **The Future of the MBA**. Oxford University Press, 2008 Compõe um guia sobre como construir um criativo e eficaz programa para estudantes de administração. Uma das qualidades do livro é que ele se baseia em experiências reais e não apenas em teorias e especulações. 

Calhoun Wick, Roy Pollock e Andrew Jefferson. **6Ds – As Seis Disciplinas que Transformam Educação em Resultados para o Negócio.** Évora, 2011 Oferece uma metodologia capaz de transformar educação em resultados para o negócio, preparando as  pessoas para aprender sempre.

**ARTIGOS**

Johan Roos. [**The renaissannce we need in business education**](http://hsm.link/?c7Th7Vb). Harvard Business Review Blog Network, 2014 Professor em cinco escolas de negócios e reitor em duas delas, Roos mostra por que essas instituições educacionais, nas quais são preparados os futuros líderes de negócios, precisam ser recalibradas e transformadas radicalmente.  

Karina De Déa Roglio e Christianne Coelho de S. Reinisch Coelho. [**A atuação do professor em programas de educação executiva: o desenvolvimento de executivos efetivos.**](http://hsm.link/?JDqODsI) Revista Economia e Gestão, 2009 O artigo investiga a atuação do professor no desenvolvimento da capacidade dos executivos para tomar decisões efetivas em situações inesperadas, complexas e incertas com as quais se defrontam em sua prática profissional. Os dados foram coletados por meio de observação, análise documental e entrevistas com 20 executivos matriculados em um programa de MBA executivo nos Estados Unidos. 

Warren G. Bennis e James O’Toole. [**How business school lost their way.**](http://hsm.link/?ytgEtiy) Harvard Business Review, 2005 O artigo mostra que, por ficarem excessivamente focadas na pesquisa científica, as escolas de negócios contratam professores com pouca ou nenhuma experiência no mundo real dos negócios e acabam formando estudantes mal preparados para lidar com as inúmeras questões complexas da administração de uma empresa.  

**INTERNET**

[**Redesigning the MBA.**](http://hsm.link/?kf2qe4k) Harvard Business School Vídeos com as apresentações feitas durante conferência de 2011 e acesso a uma biblioteca de artigos e estudos de professores dos principais cursos de MBA. 

[**Dossiê – As novas fronteiras das universidades corporativas. HSM Experience**](http://hsm.link/?PKxUJyO) Relata as transformações das universidades corporativas nos últimos anos, em especial nos países emergentes, e o impacto das novas tecnologias em seus modelos de ensino.  

[**Dossiê sobre universidades corporativas.**](http://hsm.link/?5WLaYN5) HSM Experience Mostra o avanços das UCs no mundo e no Brasil, nclui estudo de caso e propõe como criar uma universidade corporativa. 

[**Universidade Bradesco reforça o RH estratégico.**](http://hsm.link/?4YK0ZM4) HSM Experience Apresenta o desenho da trilha de desenvolvimento de colaboradores feito pelo Bradesco.  

[**Sir Ken Robinson.**](http://hsm.link/?UPB1ODU) HSM Experience Um dos maiores nomes mundiais da educação e da inovação aborda, em entrevista exclusiva, a relação entre a educação e os negócios e o risco de rompê-la. 

[**Rubem Alves.**](http://hsm.link/?83Pd3R8) HSM Experience O educador brasileiro, falecido recentemente, adapta suas ideias para o mundo corporativo, em entrevista exclusiva.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura
Finanças
O Revenue Operations (RevOps) está em franca expansão global, com estimativa de que 75% das empresas o adotarão até 2025. No Brasil, empresas líderes, como a 8D Hubify, já ultrapassaram as expectativas, mais que dobrando o faturamento e triplicando o lucro ao integrar marketing, vendas e sucesso do cliente. A Inteligência Artificial é peça-chave nessa transformação, automatizando interações para maior personalização e eficiência.

Fábio Duran

3 min de leitura
Empreendedorismo
Trazer os homens para a discussão, investir em ações mais intencionais e implementar a licença-paternidade estendida obrigatória são boas possibilidades.

Renata Baccarat

4 min de leitura
Uncategorized
Apesar de ser uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) vem sendo negligenciado por empresas no Brasil. Pesquisa da Mereo mostra que apenas 60% das companhias avaliadas possuem PDIs cadastrados, com queda no engajamento de 2022 para 2023.

Ivan Cruz

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A inteligência artificial (IA) está revolucionando o mundo dos negócios, mas seu avanço rápido exige uma discussão sobre regulamentação. Enquanto a Europa avança com regras para garantir benefícios éticos, os EUA priorizam a liberdade econômica. No Brasil, startups e empresas se mobilizam para aproveitar as vantagens competitivas da IA, mas aguardam um marco legal claro.

Edmee Moreira

4 min de leitura
ESG
A gestão de riscos psicossociais ganha espaço nos conselhos, impulsionada por perdas estimadas em US$ 3 trilhões ao ano. No Brasil, a atualização da NR1 exige que empresas avaliem e gerenciem sistematicamente esses riscos. Essa mudança reflete o reconhecimento de que funcionários saudáveis são mais produtivos, com estudos mostrando retornos de até R$ 4 para cada R$ 1 investido

Ana Carolina Peuker

4 min de leitura