Uncategorized

Fecho Dossiê: Mergulhe no tema 2

Compartilhar:

**LIVROS**

David Ulrich e Norm Smalwood. **Sustentabilidade da Liderança.** HSM, 2013. O livro apresenta ferramentas que ajudam a colocar em prática os conceitos de liderança e a reforçá-los de modo a evitar que os hábitos menos produtivos voltem a se instalar. Já se tornou um clássico na área de liderança. 

John P. Kotter. **Liderando Mudanças.** Campus/Elsevier, 2013. O autor faz uma revisão do clássico em que estabeleceu os oito passos para a gestão de mudanças, à luz das mudanças vertiginosas de anos recentes. 

Stephen Denning. **The Leader’s Guide to Radical Management: Reinventing the Workplace for the 21st Century.** Por meio de sete princípios da  inovação contínua, o autor propõe uma abordagem diferente à gestão e à liderança. Ao mesmo tempo que questiona algumas posturas atuais das empresas, oferece um mapa para que a empresa mude seu foco da eficiência em escala  para a atenção total ao consumidor,  com altos níveis de produtividade.

**PAPERS**

Hirotaka Takeuchi. [**Wise Capitalism and the Wise Leader**](http://hsm.link/?QLzXKwQ). Depois da crise vivida pelo Japão com o terremoto de Fukushima, o autor analisa o momento atual do capitalismo e as características necessárias ao líder do mundo atual.  

Luanna Araújo e Marcello Calvosa.  [**O Estudo do Fenômeno da Liderança sob a Ótica dos Líderes das Gerações Y, X e Baby Boomers.**](http://hsm.link/?RMwZMBR) O estudo analisa a percepção de  líderes em empresas de grande porte  do Rio de Janeiro quanto a relacionamento e credulidade em relação aos subordinados.

 Annika Nübold, Peter M. Muck e Günter W. Maier. [**A New Substitute for Leadership?**](http://hsm.link/?ZSE4RGZ) Os autores discutem o comportamento de estudantes em relação a líderes em termos de motivação e concluem que avaliações autorreferentes podem substituir a liderança transformacional.  

**IMPRENSA**

[**PepsiCo: um passo à frente e dois atrás?**](http://hsm.link/?EwlKynE) HSM Experience. Reportagem sobre a atuação da CEO Indra Nooyi à frente da PepsiCo e sua causa “Performance com propósito”.

[**Você gerencia as gerações?**](http://hsm.link/?TOAWNCT) HSM Experience. Tamara Erickson compartilha sua pesquisa sobre a diversidade geracional nas organizações de sucesso e sugere como cada grupo etário contribui melhor para os resultados. 

[**Dogmas da liderança sob supeita**](http://hsm.link/?lg3rf5l). HSM Experience. Os especialistas Peter Senge, Tamara Erickson, Raúl Allegre, George Kohlrieser e Álex Rovira analisam as principais mudanças no atual perfil de líder.

[**Contagem regressiva com Joseph Badaracco.**](http://hsm.link/?ytfDshz) HSM Experience. O professor de Harvard diz que as respostas às perguntas-chave da liderança mudaram. 

Tim Kastelle. [**Hierarchy is  overrated.**](http://hsm.link/?1UH6UJW) Harvard Business Review. O autor, pesquisador da Queensland University, da Austrália, mostra como uma organização sem hierarquia pode ser bem-sucedida, assim como algumas organizações não governamentais que estão experimentando o modelo. 

> **O PRÓXIMO PASSO**
>
> Em vez de preparar uma mudança gradual de liderança, é possível tomar duas atitudes radicais. A primeira pode ser a adoção da avaliação pelos pares, sugerida por Tamara Erickson; a segunda, a identificação, pelo líder, dos seguidores “hesitantes” e “autônomos” e o tratamento adequado a eles.

**VÍDEOS**

Jagdish Sheth. [**O Fim do Modelo Tradicional de Liderança.**](http://hsm.link/?QLzVKwQ) Jagdish Sheth, especialista em marketing, professor de gestão na Goizueta Business School, da Emory University, Estados Unidos, e autor de best-sellers, explica por que as organizações necessitam de um novo perfil de líder.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Homo confusus no trabalho: Liderança, negociação e comunicação em tempos de incerteza

Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas – mas sim coragem para sustentar as perguntas certas.
Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
7 de novembro de 2025
Investir em bem-estar é estratégico - e mensurável. Com dados, indicadores e integração aos OKRs, empresas transformam cuidado com corpo e mente em performance, retenção e vantagem competitiva.

Luciana Carvalho - CHRO da Blip, e Ricardo Guerra - líder do Wellhub no Brasil

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de novembro de 2025
Incluir é mais do que contratar - é construir trajetórias. Sem estratégia, dados e cultura de cuidado, a inclusão de pessoas com deficiência segue sendo apenas discurso.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Liderança
5 de novembro de 2025
Em um mundo sem mapas claros, o profissional do século 21 não precisa ter todas as respostas - mas sim coragem para sustentar as perguntas certas. Neste artigo, exploramos o surgimento do homo confusus, o novo ser humano do trabalho, e como habilidades como liderança, negociação e comunicação intercultural se tornam condições de sobrevivência em tempos de ambiguidade, sobrecarga informacional e transformações profundas nas relações profissionais.

Angelina Bejgrowicz - Fundadora e CEO da AB – Global Connections

12 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
4 de novembro de 2025
Na era da hiperconexão, encerrar o expediente virou um ato estratégico - porque produtividade sustentável exige pausas, limites e líderes que valorizam o tempo como ativo de saúde mental.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude

3 minutos min de leitura
Liderança
3 de novembro de 2025
Em um mundo cada vez mais automatizado, liderar com empatia, propósito e presença é o diferencial que transforma equipes, fortalece culturas e impulsiona resultados sustentáveis.

Carlos Alberto Matrone - Consultor de Projetos e Autor

7 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
1º de novembro de 2025
Aqueles que ignoram os “Agentes de IA” podem descobrir em breve que não foram passivos demais, só despreparados demais.

Atila Persici Filho - COO da Bolder

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
31 de outubro de 2025
Entenda como ataques silenciosos, como o ‘data poisoning’, podem comprometer sistemas de IA com apenas alguns dados contaminados - e por que a governança tecnológica precisa estar no centro das decisões de negócios.

Rodrigo Pereira - CEO da A3Data

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de ouutubro de 2025
Abandonando o papel de “caçador de bugs” e se tornando um “arquiteto de testes”: o teste como uma função estratégica que molda o futuro do software

Eric Araújo - QA Engineer do CESAR

7 minutos min de leitura
Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)