Uncategorized

Fecho Dossiê: Mergulhe no tema 2

Compartilhar:

**LIVROS**

David Ulrich e Norm Smalwood. **Sustentabilidade da Liderança.** HSM, 2013. O livro apresenta ferramentas que ajudam a colocar em prática os conceitos de liderança e a reforçá-los de modo a evitar que os hábitos menos produtivos voltem a se instalar. Já se tornou um clássico na área de liderança. 

John P. Kotter. **Liderando Mudanças.** Campus/Elsevier, 2013. O autor faz uma revisão do clássico em que estabeleceu os oito passos para a gestão de mudanças, à luz das mudanças vertiginosas de anos recentes. 

Stephen Denning. **The Leader’s Guide to Radical Management: Reinventing the Workplace for the 21st Century.** Por meio de sete princípios da  inovação contínua, o autor propõe uma abordagem diferente à gestão e à liderança. Ao mesmo tempo que questiona algumas posturas atuais das empresas, oferece um mapa para que a empresa mude seu foco da eficiência em escala  para a atenção total ao consumidor,  com altos níveis de produtividade.

**PAPERS**

Hirotaka Takeuchi. [**Wise Capitalism and the Wise Leader**](http://hsm.link/?QLzXKwQ). Depois da crise vivida pelo Japão com o terremoto de Fukushima, o autor analisa o momento atual do capitalismo e as características necessárias ao líder do mundo atual.  

Luanna Araújo e Marcello Calvosa.  [**O Estudo do Fenômeno da Liderança sob a Ótica dos Líderes das Gerações Y, X e Baby Boomers.**](http://hsm.link/?RMwZMBR) O estudo analisa a percepção de  líderes em empresas de grande porte  do Rio de Janeiro quanto a relacionamento e credulidade em relação aos subordinados.

 Annika Nübold, Peter M. Muck e Günter W. Maier. [**A New Substitute for Leadership?**](http://hsm.link/?ZSE4RGZ) Os autores discutem o comportamento de estudantes em relação a líderes em termos de motivação e concluem que avaliações autorreferentes podem substituir a liderança transformacional.  

**IMPRENSA**

[**PepsiCo: um passo à frente e dois atrás?**](http://hsm.link/?EwlKynE) HSM Experience. Reportagem sobre a atuação da CEO Indra Nooyi à frente da PepsiCo e sua causa “Performance com propósito”.

[**Você gerencia as gerações?**](http://hsm.link/?TOAWNCT) HSM Experience. Tamara Erickson compartilha sua pesquisa sobre a diversidade geracional nas organizações de sucesso e sugere como cada grupo etário contribui melhor para os resultados. 

[**Dogmas da liderança sob supeita**](http://hsm.link/?lg3rf5l). HSM Experience. Os especialistas Peter Senge, Tamara Erickson, Raúl Allegre, George Kohlrieser e Álex Rovira analisam as principais mudanças no atual perfil de líder.

[**Contagem regressiva com Joseph Badaracco.**](http://hsm.link/?ytfDshz) HSM Experience. O professor de Harvard diz que as respostas às perguntas-chave da liderança mudaram. 

Tim Kastelle. [**Hierarchy is  overrated.**](http://hsm.link/?1UH6UJW) Harvard Business Review. O autor, pesquisador da Queensland University, da Austrália, mostra como uma organização sem hierarquia pode ser bem-sucedida, assim como algumas organizações não governamentais que estão experimentando o modelo. 

> **O PRÓXIMO PASSO**
>
> Em vez de preparar uma mudança gradual de liderança, é possível tomar duas atitudes radicais. A primeira pode ser a adoção da avaliação pelos pares, sugerida por Tamara Erickson; a segunda, a identificação, pelo líder, dos seguidores “hesitantes” e “autônomos” e o tratamento adequado a eles.

**VÍDEOS**

Jagdish Sheth. [**O Fim do Modelo Tradicional de Liderança.**](http://hsm.link/?QLzVKwQ) Jagdish Sheth, especialista em marketing, professor de gestão na Goizueta Business School, da Emory University, Estados Unidos, e autor de best-sellers, explica por que as organizações necessitam de um novo perfil de líder.

Compartilhar:

Artigos relacionados

A IA vai pelo mesmo caminho do ERP e da transformação digital?

O entusiasmo com inteligência artificial segue um ciclo já visto antes. Este artigo mostra por que o próximo desafio das empresas não é implementar a tecnologia – mas transformar uso em resultado, superando velhos erros de gestão que já limitaram outras ondas de inovação.

Estamos aprendendo mais (e entendendo menos)

Este artigo propõe uma mudança de lógica na aprendizagem: mais do que acumular conteúdo, o diferencial passa a ser a capacidade de conectar conhecimentos, interpretar contextos e transformar informação em decisão e ação.

Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
17 de junho de 2026 15H00
O entusiasmo com inteligência artificial segue um ciclo já visto antes. Este artigo mostra por que o próximo desafio das empresas não é implementar a tecnologia - mas transformar uso em resultado, superando velhos erros de gestão que já limitaram outras ondas de inovação.

Marcus Garcia - Diretor Comercial da Konia Tecnologia

3 minutos min de leitura
Lifelong learning
17 de junho de 2026 09H00
Este artigo propõe uma mudança de lógica na aprendizagem: mais do que acumular conteúdo, o diferencial passa a ser a capacidade de conectar conhecimentos, interpretar contextos e transformar informação em decisão e ação.

Daniel Luzzi - CEO Cognita Learning Lab

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
16 de junho de 2026 15H00
O mercado discute o futuro - mas continua ignorando quem já está pronto para trabalhar. Este artigo chama atenção para um movimento ignorado: a crescente presença da geração 60+, e o custo de continuar excluindo um dos recursos mais experientes e disponíveis da força de trabalho.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de junho de 2026 09H00
Na estreia da coluna, as autoras, Cecília Seabra e Thais Giuliani, propõem uma mudança de paradigma na liderança: sair das explicações rápidas e dos julgamentos para construir relações mais consistentes por meio da escuta, da curiosidade e da integração de diferenças.

Cecília Seabra e Thaís Giuliani - Consultoras HSM e autoras do livro "O 'E' da questão"

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de junho de 2026 15H00
Colesterol, cardiologista, academia. Tudo certo. Só falta mencionar o que, de fato, está tirando as pessoas de campo.

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
15 de junho de 2026 08H00
A liderança não cabe mais em rótulos e quem ainda pensa assim pode estar ficando para trás. Este artigo mostra como a valorização de perfis não lineares e a capacidade de integrar múltiplas experiências redefinem o conceito de talento nas organizações.

Maria Augusta Orofino - Palestrante, TEDx Talker e Consultora corporativa

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de junho de 2026 15H00
Mais do que falta de talento ou tecnologia, este artigo revela o verdadeiro risco das organizações modernas: pessoas que deixam de dizer o que pensam. Este artigo demonstra como isso compromete decisões, inovação e resultados sem que ninguém perceba.

Valter Bahia Filho – Autor e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Estratégia
14 de junho de 2026 08H00
Ao revisitar o colapso e a reinvenção da Japan Airlines, este artigo revela, à luz dos princípios do Aikido, que a verdadeira transformação organizacional não começa na estratégia, mas na superação do ego - quando liderança, propósito e consciência coletiva entram em fluxo.

Kei Izawa - 7º Dan de Aikikai e ex-presidente da Federação Internacional de Aikido

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
13 de junho de 2026 15H00
Inspirado por um colapso histórico no esporte, este artigo revela um dos riscos mais silenciosos das organizações: equipes talentosas deixam de performar quando a confiança desaparece - e a liderança não cria um ambiente onde as pessoas se sintam seguras para falar, participar e contribuir de verdade.

Dr. Cristiano Nabuco - Reitor da Artmed School of Psychology (APSY)

6 minutos min de leitura
Marketing & growth
13 de junho de 2026 08H00
Em um cenário de mercado mais seletivo e volátil, este artigo mostra por que resultados consistentes não dependem de talento individual, mas da capacidade da liderança comercial de estruturar processos, diagnosticar com precisão e transformar vendas em uma operação científica.

Natalia Coca - Fundadora da FunFlow, estrategista de vendas e palestrante

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão