Uncategorized

Fecho Dossiê: Mergulhe no tema 2

Compartilhar:

**LIVROS**

David Ulrich e Norm Smalwood. **Sustentabilidade da Liderança.** HSM, 2013. O livro apresenta ferramentas que ajudam a colocar em prática os conceitos de liderança e a reforçá-los de modo a evitar que os hábitos menos produtivos voltem a se instalar. Já se tornou um clássico na área de liderança. 

John P. Kotter. **Liderando Mudanças.** Campus/Elsevier, 2013. O autor faz uma revisão do clássico em que estabeleceu os oito passos para a gestão de mudanças, à luz das mudanças vertiginosas de anos recentes. 

Stephen Denning. **The Leader’s Guide to Radical Management: Reinventing the Workplace for the 21st Century.** Por meio de sete princípios da  inovação contínua, o autor propõe uma abordagem diferente à gestão e à liderança. Ao mesmo tempo que questiona algumas posturas atuais das empresas, oferece um mapa para que a empresa mude seu foco da eficiência em escala  para a atenção total ao consumidor,  com altos níveis de produtividade.

**PAPERS**

Hirotaka Takeuchi. [**Wise Capitalism and the Wise Leader**](http://hsm.link/?QLzXKwQ). Depois da crise vivida pelo Japão com o terremoto de Fukushima, o autor analisa o momento atual do capitalismo e as características necessárias ao líder do mundo atual.  

Luanna Araújo e Marcello Calvosa.  [**O Estudo do Fenômeno da Liderança sob a Ótica dos Líderes das Gerações Y, X e Baby Boomers.**](http://hsm.link/?RMwZMBR) O estudo analisa a percepção de  líderes em empresas de grande porte  do Rio de Janeiro quanto a relacionamento e credulidade em relação aos subordinados.

 Annika Nübold, Peter M. Muck e Günter W. Maier. [**A New Substitute for Leadership?**](http://hsm.link/?ZSE4RGZ) Os autores discutem o comportamento de estudantes em relação a líderes em termos de motivação e concluem que avaliações autorreferentes podem substituir a liderança transformacional.  

**IMPRENSA**

[**PepsiCo: um passo à frente e dois atrás?**](http://hsm.link/?EwlKynE) HSM Experience. Reportagem sobre a atuação da CEO Indra Nooyi à frente da PepsiCo e sua causa “Performance com propósito”.

[**Você gerencia as gerações?**](http://hsm.link/?TOAWNCT) HSM Experience. Tamara Erickson compartilha sua pesquisa sobre a diversidade geracional nas organizações de sucesso e sugere como cada grupo etário contribui melhor para os resultados. 

[**Dogmas da liderança sob supeita**](http://hsm.link/?lg3rf5l). HSM Experience. Os especialistas Peter Senge, Tamara Erickson, Raúl Allegre, George Kohlrieser e Álex Rovira analisam as principais mudanças no atual perfil de líder.

[**Contagem regressiva com Joseph Badaracco.**](http://hsm.link/?ytfDshz) HSM Experience. O professor de Harvard diz que as respostas às perguntas-chave da liderança mudaram. 

Tim Kastelle. [**Hierarchy is  overrated.**](http://hsm.link/?1UH6UJW) Harvard Business Review. O autor, pesquisador da Queensland University, da Austrália, mostra como uma organização sem hierarquia pode ser bem-sucedida, assim como algumas organizações não governamentais que estão experimentando o modelo. 

> **O PRÓXIMO PASSO**
>
> Em vez de preparar uma mudança gradual de liderança, é possível tomar duas atitudes radicais. A primeira pode ser a adoção da avaliação pelos pares, sugerida por Tamara Erickson; a segunda, a identificação, pelo líder, dos seguidores “hesitantes” e “autônomos” e o tratamento adequado a eles.

**VÍDEOS**

Jagdish Sheth. [**O Fim do Modelo Tradicional de Liderança.**](http://hsm.link/?QLzVKwQ) Jagdish Sheth, especialista em marketing, professor de gestão na Goizueta Business School, da Emory University, Estados Unidos, e autor de best-sellers, explica por que as organizações necessitam de um novo perfil de líder.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Empreendedorismo, Diversidade, Uncategorized
A entrega do Communiqué pelo W20 destaca o compromisso global com a igualdade de gênero, enfatizando a valorização e o fortalecimento da Economia do Cuidado para promover uma sociedade mais justa e produtiva para as mulheres em todo o mundo

Ana Fontes

3 min de leitura
Diversidade
No ambiente corporativo atual, integrar diferentes gerações dentro de uma organização pode ser o diferencial estratégico que define o sucesso. A diversidade de experiências, perspectivas e habilidades entre gerações não apenas enriquece a cultura organizacional, mas também impulsiona inovação e crescimento sustentável.

Marcelo Murilo

21 min de leitura
Finanças
Casos de fraude contábil na Enron e Americanas S.A. revelam falhas em governança corporativa e controles internos, destacando a importância de transparência e auditorias eficazes para a integridade empresarial

Marco Milani

3 min de leitura
Liderança
Valorizar o bem-estar e a saúde emocional dos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho saudável e para impulsionar resultados sólidos, com lideranças empáticas e conectadas sendo fundamentais para o crescimento sustentável das empresas.

Ana Letícia Caressato

6 min de leitura
Empreendedorismo
A agência dos agentes em sistemas complexos atua como força motriz na transformação organizacional, conectando indivíduos, tecnologias e ambientes em arranjos dinâmicos que moldam as interações sociais e catalisam mudanças de forma inovadora e colaborativa.

Manoel Pimentel

3 min de leitura
Liderança
Ascender ao C-level exige mais que habilidades técnicas: é preciso visão estratégica, resiliência, uma rede de relacionamentos sólida e comunicação eficaz para inspirar equipes e enfrentar os desafios de liderança com sucesso.

Claudia Elisa Soares

6 min de leitura
Diversidade, ESG
Enquanto a diversidade se torna uma vantagem competitiva, o reexame das políticas de DEI pelas corporações reflete tanto desafios econômicos quanto uma busca por práticas mais autênticas e eficazes

Darcio Zarpellon

8 min de leitura
Liderança
E se o verdadeiro poder da sua equipe só aparecer quando o líder estiver fora do jogo?

Lilian Cruz

3 min de leitura
ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura