Finanças
5 min de leitura

Financiamento: mulheres enfrentam mais dificuldades para obter investimentos?  

Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia
Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS. Presidente do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed e da UAM/Grupo Ânima. Reconhecida por prêmios como: Bloomberg 500 mais influentes da América Latina 2024, Melhores e Maiores 2024, Empreendedor Social 2023, Executivo de Valor 2023, Forbes Brasil Mulheres Mais Poderosas 2019, e homenageada na categoria Empreendedoras Brasileiras do 1º Women Invest Awards 2024. Autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres - A força transformadora do empreendedorismo feminino.

Compartilhar:

Financiamento

Não é novidade que as empreendedoras enfrentam desafios ao buscar financiamento para seus negócios, seja por meio de capital de risco ou empréstimos bancários. De acordo com um estudo da First Round Capital, as mulheres recebem menos de 30% do financiamento de capital de risco em todo o mundo, e esse percentual é ainda menor para grupos historicamente minorizados. 

Mesmo que a igualdade de gênero tenha avançado em muitos aspectos, muitas vezes, os financiadores também carregam preconceitos inconscientes que afetam as decisões de investimento em empresas com CEOs mulheres. 

A baixa presença feminina em posições altas nos fundos de investimento dificulta o acesso ao capital. A pesquisa “Ecossistema de Venture Capital e Private Equity na América Latina”, da Endeavor, em parceria com a Glisco Partners, revelou que, entre 120 sócios de fundos que atuam na região, menos de um quarto são mulheres: 22%. O levantamento também constatou que a falta de diversidade afetou tanto os gestores quanto as empresas comandadas por empreendedoras. Apenas 6% das startups unicórnios brasileiras tinham fundadoras mulheres, evidenciando a baixa representatividade feminina no ecossistema de inovação, mesmo diante de um mercado altamente promissor. 

Em alguns casos, muitas pequenas e médias empresas lideradas por elas até conseguem aprovação para empréstimos, mas enfrentam desafios de critérios rigorosos, como garantias e juros elevados. 

Porém, nem tudo está perdido. Existem diversos caminhos que podemos adotar para mudar esse cenário, como criar fundos de investimento, por exemplo. Iniciativas como o Moon Capital – Women Empowerment Fund, lançado por Sílvia Mota e Ana Sá Ribeiro, visam investir em marcas lideradas por mulheres, promovendo a equidade de gênero no acesso à capital. Uma outra opção é a Sororitê, uma rede de investidoras anjo do Brasil, formada por mulheres visionárias, que conectam mulheres que querem investir em startups com empreendedoras que precisam de apoio para fundar e escalar seus negócios. 

Organizações como a Rede Mulher Empreendedora (RME) também oferecem programas de mentoria e capacitação, auxiliando no desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão e crescimento empresarial. 

Outro mecanismo é incentivar a presença feminina em cargos maiores nos fundos de investimento, contribuindo para decisões mais equitativas. Além disso, convidamos fortalecer redes de contatos e conexões no mundo corporativo para ampliar o acesso a oportunidades estratégicas. A educação financeira também é crucial para compreender as melhores opções disponíveis. 

Importante também é a da desglamourização do empreendedorismo feminino, enfatizando que cuidar de dinheiro não é um bicho de sete cabeças, mas é essencial para o sucesso e a independência financeira. Como mencionado por Ana Fontes no livro “Negócios, um assunto de mulheres”, o empreendimento próprio é um caminho para conquistar essa autonomia, tendo um papel extremamente social para a mulher. 

Por fim, ao adotar essas práticas e apoiar iniciativas que fomentem a equidade de gênero no financiamento, podemos criar um ambiente mais inclusivo e propício para o sucesso de toda uma cadeia produtiva.

Compartilhar:

Empreendedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), e do Instituto RME. Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil, e Membro do Conselhão da Presidência da República – CDESS. Presidente do W20, grupo de engajamento do G20. Conselheira da Seguros Unimed e da UAM/Grupo Ânima. Reconhecida por prêmios como: Bloomberg 500 mais influentes da América Latina 2024, Melhores e Maiores 2024, Empreendedor Social 2023, Executivo de Valor 2023, Forbes Brasil Mulheres Mais Poderosas 2019, e homenageada na categoria Empreendedoras Brasileiras do 1º Women Invest Awards 2024. Autora do livro “Negócios: um assunto de mulheres - A força transformadora do empreendedorismo feminino.

Artigos relacionados

Há um fio entre Ada Lovelace e o CESAR

Fora do tempo e do espaço, talvez fosse improvável imaginar qualquer linha que me ligasse a Ada Lovelace. Mais improvável ainda seria incluir, nesse mesmo

Carreira, Diversidade
Ninguém fala disso, mas muitos profissionais mais velhos estão discriminando a si mesmos com a tecnofobia. Eles precisam compreender que a revolução digital não é exclusividade dos jovens

Ricardo Pessoa

4 min de leitura
ESG
Entenda viagens de incentivo só funcionam quando deixam de ser prêmios e viram experiências únicas

Gian Farinelli

6 min de leitura
Liderança
Transições de liderança tem muito mais relação com a cultura e cultura organizacional do que apenas a referência da pessoa naquela função. Como estão estas questões na sua empresa?

Roberto Nascimento

6 min de leitura
Inovação
Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Átila Persici

6 min de leitura
Gestão de Pessoas
Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
US$ 4,4 trilhões anuais. Esse é o prêmio para empresas que souberem integrar agentes de IA autônomos até 2030 (McKinsey). Mas o verdadeiro desafio não é a tecnologia – é reconstruir processos, culturas e lideranças para uma era onde máquinas tomam decisões.

Vitor Maciel

6 min de leitura
ESG
Um ano depois e a chuva escancara desigualdades e nossa relação com o futuro

Anna Luísa Beserra

6 min de leitura
Empreendedorismo
Liderar na era digital: como a ousadia, a IA e a visão além do status quo estão redefinindo o sucesso empresarial

Bruno Padredi

5 min de leitura
Liderança
Conheça os 4 pilares de uma gestão eficaz propostos pelo Vice-Presidente da BossaBox

João Zanocelo

6 min de leitura
Inovação
Eventos não morreram, mas 78% dos participantes já rejeitam formatos ultrapassados. O OASIS Connection chega como antídoto: um laboratório vivo onde IA, wellness e conexões reais recriam o futuro dos negócios

Vanessa Chiarelli Schabbel

5 min de leitura