Finanças
5 min de leitura

Financiamentos para indústria 4.0, como sua empresa pode se beneficiar?

A transformação da Indústria 4.0 exige integração tecnológica e inovação estratégica. O programa Finep Inovacred 4.0 viabiliza essa mudança ao oferecer financiamento para soluções avançadas como IoT, IA, robótica e automação. Empresas fornecedoras podem se credenciar como integradoras, enquanto indústrias aproveitam condições atrativas para modernizar processos. Essa iniciativa impulsiona eficiência, competitividade e a digitalização da economia.
Formada em administração, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de pessoas, captação de recursos e inovação. CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas que atuam no hub de inovação, com serviços de consultoria, assessoria e treinamentos em captação de recursos para financiamentos e editais de inovação e Open Innovation. Atua há mais de 12 anos no ecossistema de inovação também como advisor de venture capitals, palestrante, podcaster, escritora, professora e mentora, conquistando com seus clientes diversos prêmios de inovação.

Compartilhar:

Financiamento

A indústria 4.0 está gerando transformações significativas com a integração de tecnologias digitais avançadas, um tema de grande relevância que vem ganhando destaque à medida que seus benefícios se tornam evidentes. Aumento de eficiência, redução de desperdícios e custos, a melhoria da qualidade, bem como a flexibilidade e personalização dos processos, contribuem para a agilidade na tomada de decisões. Como consequência, há um impulso significativo da inovação e na competitividade das indústrias e para que este processo de transformação ocorra, é necessário investimentos em hardwares, softwares, automação e sensoriamento.

Com o intuito de estimular a implementação de projetos de inovação tecnológica alinhados aos conceitos da indústria 4.0 a Finep lançou o programa Finep Inovacred 4.0.  O programa tem como objetivo financiar projetos de inovação que incorporem tecnologias digitais avançadas, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, big data, automação, robótica, entre outras. 

Nesta cadeia, existem dois segmentos principais, o primeiro que será abordado é composto por empresas fornecedoras de soluções de digitalização que customizam e/ou desenvolvem hardware e software voltados para a indústria 4.0, ou que ainda implementam equipamentos com tecnologias embarcadas e que podem se credenciar como integradoras do Finep Inovacred 4.0, possibilitando a comercialização das suas soluções para as indústrias com condições de financiamentos atrativas.

Para que uma empresa possa se tornar uma integradora do Finep Inovacred 4.0, é necessário que atenda a determinados critérios, como por exemplo:

  • Possuir experiência na atuação em projetos da Indústria 4.0, comprovada através de, pelo menos três implementações de soluções com uma das tecnologias habilitadoras: Internet das Coisas; Big Data; Computação em Nuvem; Segurança Digital; Robótica Avançada; Manufatura Digital; Manufatura Aditiva; Integração de Sistemas; Inteligência Artificial; Sistemas de Simulação e Digitalização.
  • Comprovação de capacidade e qualidade técnica e gerencial na implantação de soluções de digitalização;
  • Valor mínimo da solução de digitalização maior que R$ 200 mil.

Atendidos todos os critérios estabelecidos, a empresa está apta a realizar o processo de credenciamento junto a Finep. Uma vez aprovado esse processo, a empresa estará autorizada a oferecer aos seus clientes as soluções credenciadas, beneficiando estes das condições especiais de financiamento proporcionadas pelo programa.

Por outro lado, no segundo segmento, encontram-se as indústrias que podem adquirir as soluções credenciadas pelas empresas integradoras através do Finep Inovacred 4.0. Estas indústrias podem se beneficiar de condições financeiras atrativas ao adquirir soluções das empresas integradoras, com taxas de juros em média de 4% a 8% ano sem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), além de oferecer até dois anos de carência e um prazo de amortização de até oito anos.

O processo de financiamento, de forma resumida, segue os seguintes passos:

Passo 01- A indústria acessa a lista de integradoras credenciadas e seus respectivos serviços no site da FINEP;

Passo 02- Entra em contato com a integradora solicitando orçamentos e demais informações;

Passo 03- Procura um agente financeiro credenciado pela Finep para realizar o processo de financiamento, com análise de crédito e aprovação do pedido;

Passo 04 – O agente financeiro libera o recurso;

É importante frisar que o detalhamento completo do processo pode ser obtido diretamente com a Finep ou consultorias especializadas que oferecem este tipo de serviço. Este material tem como objetivo apresentar de forma resumida o processo, despertando o interesse e instigando o leitor para sobre as oportunidades disponíveis, que muitas vezes não são amplamente conhecidas.

Ao explorar essas oportunidades, as empresas integradoras e as indústrias podem se posicionar de maneira mais competitiva no mercado, aproveitando as condições financeiras atrativas e os benefícios tecnológicos proporcionados pela implementação de soluções alinhadas à Indústria 4.0.

Compartilhar:

Formada em administração, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de pessoas, captação de recursos e inovação. CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas que atuam no hub de inovação, com serviços de consultoria, assessoria e treinamentos em captação de recursos para financiamentos e editais de inovação e Open Innovation. Atua há mais de 12 anos no ecossistema de inovação também como advisor de venture capitals, palestrante, podcaster, escritora, professora e mentora, conquistando com seus clientes diversos prêmios de inovação.

Artigos relacionados

Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Tecnologia & inteligencia artificial
16 de outubro de 2025
A saúde corporativa está em colapso silencioso - e quem não usar dados para antecipar vai continuar apagando incêndios.

Murilo Wadt - Cofundador e diretor geral da HealthBit

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
15 de outubro de 2025
Cuidar da saúde mental virou pauta urgente - nas empresas, nas escolas, nas nossas casas. Em um mundo acelerado e hiperexposto, desacelerar virou ato de coragem.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
14 de outubro de 2025
Se 90% da decisão de compra acontece antes do primeiro contato, por que seu time ainda espera o cliente bater na porta?

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
ESG
13 de outubro de 2025
ESG não é tendência nem filantropia - é estratégia de negócios. E quando o impacto social é parte da cultura, empresas crescem junto com a sociedade.

Ana Fontes - Empreendeedora social, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto RME

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Estratégia
10 de outubro de 2025
Com mais de um século de história, a Drogaria Araujo mostra que longevidade empresarial se constrói com visão estratégica, cultura forte e design como motor de inovação.

Rodrigo Magnago

6 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
9 de outubro de 2025
Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Laís Macedo, Presidente do Future is Now

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Bem-estar & saúde, Finanças
8 de outubro de 2025
Aos 40, a estabilidade virou exceção - mas também pode ser o início de um novo roteiro, mais consciente, humano e possível.

Lisia Prado, sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
7 de outubro de 2025
O trabalho flexível deixou de ser tendência - é uma estratégia de RH para atrair talentos, fortalecer a cultura e impulsionar o desempenho em um mundo que já mudou.

Natalia Ubilla, Diretora de RH no iFood Pago e iFood Benefícios

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
6 de outubro de 2025
Como a evolução regulatória pode redefinir a gestão de pessoas no Brasil

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

4 minutos min de leitura