Melhores para o Brasil 2022

Foco em tecnologia, pessoas e ambiente

Na ClearSale, relações de confiança transcendem produtos e serviços, que reuniu em uma única área suas ações ESG, do respeito ao código de ética até critérios de seleção de fornecedores

Compartilhar:

O e-commerce ainda era incipiente no país em 2001, quando o ex-atleta olímpico Pedro Chiamulera iniciou a [ClearSale](https://br.clear.sale/lp/antifraude-ecommerce?utm_source=Google%20Ad&utm_medium=cpc&utm_campaign=institucional&utm_term=clearsale&gclid=Cj0KCQjw5-WRBhCKARIsAAId9FnfrRnvz_eoaTDtiHn29ZJgSXWUAwB0KfgMuETDqBCki3BfI6CMOWoaAnxcEALw_wcB), hoje uma referência antifraude em diferentes áreas. “Nosso trabalho exige uma relação de confiança, garantindo que os dados não serão divididos e que a venda será boa”, explica Leonardo Teixeira Ferraz, diretor de RH. Os números de 2021 mostram seu impacto: cerca de 376 milhões de operações analisadas e R$ 5,8 bilhões de transações potencialmente fraudulentas evitadas, 58% mais do que em 2020.

A confiança nasce de um tripé que une tecnologia, inteligência estatística e pessoas. “Defendemos o capitalismo consciente e fomos a primeira empresa certificada pelo Sistema B a abrir capital, em junho de 2021”, observa Ferraz. Nesse ano, as ações ESG foram agrupadas em uma área, o que colocou todas as ações debaixo do mesmo guarda-chuva, do respeito ao código de ética até critérios de seleção de fornecedores.

> “Se não há alinhamento com a nossa maneira de agir e pensar, não há negócio”, afirma o diretor. “O próximo passo é garantir a mensuração das ações e rastreamento dos fornecedores.”

A ClearSale também está fortemente engajada na equidade de gênero e raça, com 65% das posições ocupadas por mulheres. Há ações focadas em grupos minoritários.

Referência em um segmento que sofre com falta de mão de obra capacitada, a ClearSale lançará, até junho de 2022, um programa de aceleração focado no primeiro emprego, direcionado aos quadros da própria companhia. No segundo semestre, outra iniciativa está voltada à formação de novos profissionais para o mercado de tecnologia.

__[Leia mais: As Melhores para o Brasil em 2022](https://www.revistahsm.com.br/post/as-melhores-para-o-brasil-em-2022)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança