Uncategorized

Forças em ação

Ter uma boa ideia e estar preparado para empreender já não é diferencial por aqui. Conheça a força que pode fazer você se destacar
Luciano Bueno é um empreendedor brasileiro radicado nos EUA, com experiências em consultoria, venture capital e empreendedorismo. É cofundador e CEO da Horvath Clothing Co., startup de nanotecnologia têxtil, e está a caminho de ser empreendedor serial. Participou do Shark Tank Brasil e integra a seleta lista Forbes 30 Under 30.

Compartilhar:

Devido às frequentes viagens que faço ao Brasil e a outras cidades dos Estados Unidos, acabo passando muito tempo em aeroportos. Portanto, longas filas de imigração, voos atrasados, malas extraviadas, comida cara (e ruim), passageiros mal-educados, falta de espaço para guardar a mala, entre outros problemas, fazem parte dessa rotina que, em geral, deixa de mau humor até o mais contente dos seres humanos. 

Acredito que o leitor sabe do que estou falando porque certamente já passou por experiências ruins como essas. O curioso é que, enquanto você lia o meu primeiro parágrafo, é possível que, só de lembrar dessas dificuldades, sua frequência energética tenha caído e que, daqui em diante, você passe a atrair outros pensamentos na mesma frequência.

Mas, calma lá, que eu não quero que você termine este texto frustrado ou desanimado. Pelo contrário! Quero dividir com você o que tenho aprendido sobre energia, um tema bastante discutido por empreendedores aqui no Vale.  

A palavra energia tem sua origem no grego e no latim sendo que, no grego, “energueia” significa forças em ação. Ela não pode ser criada nem destruída, sempre transformada. Está presente em tudo, desde o seu alimento até o elétron gerado pelo seu carro. Então, não é esoterismo. Ela existe, sempre existirá, e cabe a você saber usá-la da melhor maneira.

Diariamente eu faço algumas atividades que, de certa forma, aprimoram meu controle sobre meu campo energético, tais como reiki, meditação, e exercícios físicos e de agradecimento. Mas foi só há pouco tempo que entendi a importância que a energia tem no fechamento de negócios.

Só me dei conta quando, pela terceira vez, recebi o seguinte feedback em uma reunião: “Adorei sua energia, o negócio é incrível”. Primeiro falaram da minha energia, e depois do meu negócio. Notei que eu poderia ter falado de qualquer produto ou serviço diferente que, ainda assim, receberia o mesmo feedback. O que faz a diferença é a forma como  explico, e a energia que libero nesse processo, que o outro consegue captar e o faz se entusiasmar. 

Não acredita? Então faça testes. Comece um dia assistindo um jornal só sobre desgraças, não faça exercícios, não dê bom-dia ao vizinho, exponha-se a essas frequências energéticas negativas e vá para uma reunião importante de negócios. Em outro dia, faça tudo ao contrário e garanto a você que a diferença será bastante evidente.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Os sete desafios das equipes inclusivas

Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo – mesmo acreditando que estão incluindo.

Reaprender virou a palavra da vez

Reaprender não é um luxo – é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
26 de dezembro de 2025
Reuniões não são sobre presença, mas sobre valor: preparo, escuta ativa e colaboração inteligente transformam encontros em espaços de decisão e reconhecimento profissional.

Jacque Resch - Sócia-diretora da RESCH RH

3 minutos min de leitura
Carreira
25 de dezembro de 2025
HSM Management faz cinco pedidos natalinos em nome dos gestores das empresas brasileiras, considerando o que é essencial e o que é tendência

Adriana Salles Gomes é cofundadora de HSM Management.

3 min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde
24 de dezembro de 2025
Se sua agenda lotada é motivo de orgulho, cuidado: ela pode ser sinal de falta de estratégia. Em 2026, os CEOs que ousarem desacelerar serão os únicos capazes de enxergar além do ruído.

Bruno Padredi - CEO da B2B Match

2 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
23 de dezembro de 2025
Marcela Zaidem, especialista em cultura nas empresas, aponta cinco dicas para empreendedores que querem reduzir turnover e garantir equipes mais qualificadas

Marcela Zaidem, Fundadora da Cultura na Prática

5 minutos min de leitura
Uncategorized, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
22 de dezembro de 2025
Inclusão não acontece com ações pontuais nem apenas com RH preparado. Sem letramento coletivo e combate ao capacitismo em todos os níveis, empresas seguem excluindo - mesmo acreditando que estão incluindo.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

4 minutos min de leitura
Lifelong learning
19 de dezembro de 2025
Reaprender não é um luxo - é sobrevivência. Em um mundo que muda mais rápido do que nossas certezas, quem não reorganiza seus próprios circuitos mentais fica preso ao passado. A neurociência explica por que essa habilidade é a verdadeira vantagem competitiva do futuro.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
18 de dezembro de 2025
Como a presença invisível da IA traz ganhos enormes de eficiência, mas também um risco de confiarmos em sistemas que ainda cometem erros e "alucinações"?

Rodrigo Cerveira - CMO da Vórtx e Cofundador do Strategy Studio

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de dezembro de 2025
Discurso de ownership transfere o peso do sucesso e do fracasso ao colaborador, sem oferecer as condições adequadas de estrutura, escuta e suporte emocional.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança