Dossiê HSM

Funcionários no caos

Compartilhar:

Você certamente já ouviu a frase quase poética que representa a teoria do caos: “uma borboleta que bate as asas no Brasil pode causar um tornado nos Estados Unidos”. Quem a proferiu, citando o Brasil, foi o meteorologista e matemático americano Edward Lorenz (1917 – 2008). Fazendo simulações sobre o movimento de massas de ar num computador, Lorenz notou que deixar de fora apenas algumas casas decimais do cálculo gerava um resultado radicalmente diferente no cálculo seguinte. Em resumo, uma mudança insignificante pode, com o passar do tempo, gerar um evento nada previsível.

Pois os funcionários das empresas se veem cada vez mais em situações explicadas pela teoria da caos – mudanças diversas, das condições pandêmicas às tecnologias e fusões e aquisições, provocam demandas às quais eles não sabem como responder. Outro nome para “demandas”? “Pressões.” As principais são: para ser intraempreendedores inovadores, para aprender o tempo todo (e mostrar autoliderança), para trabalhar mais em equipe, para ter accountability e para aceitar, por aquela intensidade de trabalho, aquela quantidade de salário.
Este Dossiê trata do assunto em seis artigos, começando por mapear cada questão e oferecendo soluções práticas que possam reduzir o caos sentido.

[Trabalhar em empresa é …
por Sandra Regina da Silva (com Beatriz Machado)](https://www.revistahsm.com.br/post/trabalhar-em-empresa-e)

[Pressão para (intra)empreeender
por Alexandre Waclawovsky](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-intra-empreender)

[Pressão para aprender
por Maria Clara Lopes (com Eduardo Farah)](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-aprender)

[Pressão para trabalhar em equipe
por Rodrigo Bastos](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-trabalhar-em-equipe)

[Pressão para ter accountability
por Carolyn Taylor](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-para-ter-accountability)

[Pressão na remuneração
por Katia Simões](https://www.revistahsm.com.br/post/pressao-na-remuneracao)

Compartilhar:

Artigos relacionados

A aposta calculada que levou o Boticário a ser premiado no iF Awards

Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Quando o colaborador é o problema

Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura – às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Inovação
16 de setembro de 2025
Enquanto concorrentes correm para lançar coleções sazonais inspiradas em tendências efêmeras, o Boticário demonstra que compreende um princípio fundamental: o verdadeiro valor do design não está na estética superficial, mas em sua capacidade de gerar impacto social e econômico simultaneamente. A linha Make B., vencedora do iF Design Award 2025, não é um produto de beleza – é um manifesto estratégico.

Magnago

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de setembro de 2025
O luto não pede licença - e também acontece dentro das empresas. Falar sobre dor é parte de construir uma cultura organizacional verdadeiramente humana e segura.

Virginia Planet - Sócia e consultora da House of Feelings

2 minutos min de leitura
Marketing & growth, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
12 de setembro de 2025
O futuro do varejo já está digitando na sua tela. O WhatsApp virou canal de vendas, atendimento e fidelização - e está redefinindo a experiência do consumidor brasileiro.

Leonardo Bruno Melo - Global head of sales da Connectly

4 minutos min de leitura
Liderança, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
11 de setembro de 2025
Agilidade não é sobre seguir frameworks - é sobre gerar valor. Veja como OKRs e Team Topologies podem impulsionar times de produto sem virar mais uma camada de burocracia.

João Zanocelo - VP de Produto e Marketing e cofundador da BossaBox

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, compliance, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
10 de setembro de 2025
Ambientes tóxicos nem sempre vêm da cultura - às vezes, vêm de uma única pessoa. Entenda como identificar e conter comportamentos silenciosos que desestabilizam equipes e ameaçam a saúde organizacional.

Tatiana Pimenta - CEO da Vittude

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
9 de setembro de 2025
Experiência também é capital. O ROEx propõe uma nova métrica para valorizar o repertório acumulado de profissionais em times multigeracionais - e transforma diversidade etária em vantagem estratégica.

Fran Winandy e Martin Henkel

10 minutos min de leitura
Inovação
8 de setembro de 2025
No segundo episódio da série de entrevistas sobre o iF Awards, Clarissa Biolchini, Head de Design & Consumer Insights da Electrolux nos conta a estratégia por trás de produtos que vendem, encantam e reinventam o cuidado doméstico.

Rodrigo Magnago

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
5 de setembro de 2025
O maior desafio profissional hoje não é a tecnologia - é o tempo. Descubra como processos claros, IA consciente e disciplina podem transformar sobrecarga em produtividade real.

Diego Nogare

6 minutos min de leitura
Marketing & growth, Cultura organizacional, Inovação & estratégia, Liderança
4 de setembro de 2025
Inspirar ou limitar? O benchmark pode ser útil - até o momento em que te afasta da sua singularidade. Descubra quando olhar para fora deixa de fazer sentido.

Bruna Lopes de Barros

3 minutos min de leitura
Inovação
Em entrevista com Rodrigo Magnago, Fernando Gama nos conta como a Docol tem despontado unindo a cultura do design na organização

Rodrigo Magnago

4 min de leitura