Uncategorized

Gestão de marca pessoal: o caso Pugliesi e os valores sociais

O que a festinha da influencer Gabriela Pugliesi e o “E daí?” do presidente Bolsonaro nos falam sobre valores e gestão da marca pessoal?
Estrategista em Personal Branding

Compartilhar:

A crise gerada pela pandemia da Covid-19 mudou nossa forma de viver e nos comportar. Nossas prioridades mudaram. Nossas escolhas mudaram. 

Valores pessoais e valores sociais
———————————-

Uma bússola que usamos para definir nossas escolhas são nossos valores pessoais. São eles que refletem o que é importante na nossa vida – não somente como indivíduos, mas também como sociedade. 

Enquanto os valores pessoais são os objetivos que pessoas buscam em suas vidas, os valores sociais são os objetivos que a sociedade incentiva seus membros a perseguir. 

As necessidades humanas
———————–

Em 1943, Abraham Maslow apresentou as necessidades humanas em cinco grupos, organizados em uma pirâmide hierárquica: 

1. Necessidades fisiológicas: aquelas ligadas a se manter vivo: respirar, comer, descansar, beber, dormir etc; 

2. Necessidades de segurança: relacionadas com sensação de nos sentirmos seguros; 

3. Necessidades sociais: as ligadas a necessidades de relacionamento, interação e pertencimento; 

4. Necessidades de estima: ligadas à necessidade de reconhecimento – por nós mesmos e pelos outros; 

5. Necessidades de autorrealização: relacionadas ao crescimento e desenvolvimento, de melhoria contínua. 

Para ele, você sobe para os outros níveis na pirâmide quando os anteriores são satisfeitos. 

Independente de onde você estava na pirâmide antes da pandemia do coronavírus, essa crise jogou quase todos nós para a base da pirâmide: queremos nos manter vivos. E, como consequência, vemos nossas necessidades sociais serem fortemente afetadas. 

Estamos vivendo distantes ou isolados de nossos entes queridos para não sofrermos o risco de contaminar ou ser contaminados. 

O que os valores sociais representam
————————————

Os valores sociais representam o que a sociedade como um todo considera bom e desejável. 

Eles refletem as soluções para problemas ou desafios universais que todas as sociedades enfrentam. E, da mesma forma, servem como padrões que usamos para julgarmos pessoas, eventos, ações e políticas. 

Neste momento que estamos vivendo, com nossas necessidades básicas sendo remexidas, valores como altruísmo, empatia e solidariedade ganham extrema importância. 

De um ponto de vista moral, qualquer comportamento que pareça revelar interesses estritamente pessoais será medido em relação a quanto pode ameaçar a harmonia social e a sobrevivência das pessoas. 

Assim, **ao demonstrar que você está colocando valores pessoais acima dos valores que a sociedade considera importante nestes dias, você poderá ser visto de forma extremamente negativa**. 

Personal branding
—————–

Uma das premissas do personal branding é a autenticidade. Ser fiel a sua essência e aos seus valores e agir com base neles. 

No entanto, autenticidade sem responsabilidade tem um preço. Não dá para sair por aí falando ou fazendo o que bem entender – principalmente em dias tão sensíveis. 

Outra premissa é que nossa marca não é sobre nós, mas sim sobre a forma que impactamos os outros. Qual é o rastro emocional que você tem deixado por aí? Quais sensações sua presença e posicionamento têm trazido para as pessoas? 

A boa gestão da marca pessoal pode trazer reconhecimento, liderança, reputação, relevância e lealdade. Com uma má gestão, você perde tudo isso. E no caso deles, perdeu-se patrocínios e aprovação.

> Leia também:
>
> [Employer Branding: construção da imagem de dentro para fora](https://revistahsm.com.br/post/employer-branding-construcao-da-imagem-de-dentro-para-fora)
>
> [Futuro do Trabalho e Marca Pessoal: como esses temas se conectam](https://revistahsm.com.br/post/futuro-do-trabalho-e-marca-pessoal-como-esses-temas-se-conectam)
>
> [O lado sombra da marca pessoal](https://revistahsm.com.br/post/o-lado-sombra-da-marca-pessoal)

Compartilhar:

Artigos relacionados

Superando os legados de negócio e de mindset

Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

O RH pode liderar o futuro do trabalho?

A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial deixou de ser uma promessa futurista para se tornar o cérebro operacional de organizações inteligentes. Mas, se os algoritmos assumem decisões, qual será o papel dos líderes no comando das empresas? Bem-vindos à era da gestão cognitiva.

Marcelo Murilo

12 min de leitura
ESG
Por que a capacidade de expressar o que sentimos e precisamos pode ser o diferencial mais subestimado das lideranças que realmente transformam.

Eduardo Freire

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA não é só para tech giants: um plano passo a passo para líderes transformarem colaboradores comuns em cientistas de dados — usando ChatGPT, SQL e 360 horas de aprendizado aplicado

Rodrigo Magnago

21 min de leitura
ESG
No lugar de fechar as portas para os jovens, cerque-os de mentores e, por que não, ofereça um exemplar do clássico americano para cada um – eles sentirão que não fazem apenas parte de um grupo estereotipado, mas que são apenas jovens

Daniela Diniz

05 min de leitura
Empreendedorismo
O Brasil já tem 408 startups de impacto – 79% focadas em soluções ambientais. Mas o verdadeiro potencial está na combinação entre propósito e tecnologia: ferramentas digitais não só ampliam o alcance dessas iniciativas, como criam um ecossistema de inovação sustentável e escalável

Bruno Padredi

7 min de leitura
Finanças
Enquanto mulheres recebem migalhas do venture capital, fundos como Moon Capital e redes como Sororitê mostram o caminho: investir em empreendedoras não é ‘caridade’ — é fechar a torneira do vazamento de talentos e ideias que movem a economia

Ana Fontes

5 min de leitura
Empreendedorismo
Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Ivan Cruz

7 min de leitura
ESG
Resgatar nossas bases pode ser a resposta para enfrentar esta epidemia

Lilian Cruz

5 min de leitura
Liderança
Como a promessa de autonomia virou um sistema de controle digital – e o que podemos fazer para resgatar a confiança no ambiente híbrido.

Átila Persici

0 min de leitura
Liderança
Rússia vs. Ucrânia, empresas globais fracassando, conflitos pessoais: o que têm em comum? Narrativas não questionadas. A chave para paz e negócios está em ressignificar as histórias que guiam nações, organizações e pessoas

Angelina Bejgrowicz

6 min de leitura