Estratégia e Execução

Gestão de projetos renova UC

Revista com a lógica de PMO, a universidade corporativa da empresa de energia CPFL atrai mais funcionários e garante maior engajamento

Compartilhar:

A história é familiar a muitas universidades corporativas. Surge na empresa uma estrutura de educação para cumprir normas regulatórias e garantir padrões de qualidade e segurança na atividade – por exemplo, em uma distribuidora de energia, para reciclar os técnicos do sistema elétrico em períodos regulares. Mas ela não consegue ser prestigiada pela organização. Seus responsáveis são vistos por alguns como contratadores de treinamento ou reservadores de salas.

Tirando exageros, essa poderia ser, até 2017, a história daquela que é considerada uma das melhores universidades corporativas do Brasil, a da distribuidora de energia CPFL, criada há dez anos em função de seus eletricistas. Mesmo com os resultados positivos gerados, a UC não tinha o valor percebido que merecia, tanto que os cursos não provocavam a procura esperada e o absenteísmo não era irrelevante.

Em 2017, a CPFL resolveu reinventar sua UC, adotando para isso uma abordagem de gerenciamento de projetos. Já estava sob o controle dos chineses da State Grid, maior companhia elétrica do mundo (que adquiriu 54% da CPFL em janeiro de 2017). Foi convocado para o desafio Flávio Faria, que, em menos de 18 meses à frente do escritório de gestão de projetos (PMO) da CPFL, tinha ótimos resultados em inovação.

“Começamos a reinvenção por um diagnóstico com a alta liderança e o benchmarking com outras UCs reconhecidas. E vimos a necessidade de conduzir os colaboradores a uma cultura de multinegócios, inovação, agilidade e foco no cliente”, conta Faria, que até hoje é o head da Universidade CPFL.

O passo seguinte, com metas e prazos, foi redesenhar a estrutura da UC para ampliar a oferta de cursos de capacitação (aos quase 14 mil colaboradores), fazendo-o com mais eficiência de custo e tendo em vista a possibilidade de cada colaborador escolher as competências que quer desenvolver para ser protagonista de sua carreira. 

“Isso é necessário para desenvolver a cultura do protagonismo e levar às pessoas uma visão de liderança e inovação”, afirma o diretor de recursos humanos da CPFL Energia, Rodrigo Ronzella, a quem Faria se reporta. Com isso, as habilidades mentais, emocionais e sociais foram priorizadas na grade. Os índices já mostram mais engajamento dos colaboradores. 

> **FATOS E NÚMEROS DA UNIVERSIDADE CPFL**
>
> • Há mais de 200 cursos presenciais em andamento e a plataforma digital tem mais de 50 cursos ativos. 
>
> • Os cursos, presenciais e online, dividem-se em quatro linhas: (1) Escola de Excelência Operacional; (2) Escola de Excelência no Atendimento; (3) Escola de Negócios e Inovação; (4) Escola de Liderança.
>
> • O orçamento anual é de R$ 14 milhões.
>
> • Há campi em São Leopoldo (RS), Campinas (SP) e Caxias do Sul (RS) e 10 outros centros de treinamento, com 17 instrutores próprios.
>
> • A biblioteca, liberada para os colaboradores e familiares, tem cerca de 35 mil títulos, entre livros, periódicos e materiais multimídia. 
>
> • Há 18 unidades da Escola de Eletricistas, curso gratuito para a formação de eletricistas nas comunidades das distribuidoras do grupo.(SP, RS, MG e PR). Foram formados gratuitamente 259 eletricistas e 198 contratados, 76% do total.
>
> • A UC tem parcerias com escolas como a Fundação Instituto de Administração (FIA) e Fundação Dom Cabral (FDC).

Compartilhar:

Artigos relacionados

Todo fim de ano, o passado se reelege no seu orçamento

Sua estratégia está no PowerPoint ou no orçamento? No trimestre em que o plano de 2027 ganha aprovação, uma disputa invisível acontece dentro das empresas. De um lado, a estratégia que promete transformação. Do outro, o orçamento que preserva as prioridades de sempre. Quase sempre, é a planilha que decide o vencedor.

A AGI já chegou? E se Ray Kurzweil estiver certo há mais tempo do que imaginávamos?

As declarações recentes dos líderes da OpenAI e da NVIDIA reacenderam uma das discussões mais importantes da era digital: a Inteligência Artificial Geral já é uma realidade? Ao conectar os avanços mais recentes da IA às previsões feitas por Ray Kurzweil décadas atrás, o artigo explora não apenas a evolução da tecnologia, mas também o desafio humano, organizacional e social de acompanhar uma transformação que pode estar acontecendo mais rápido do que imaginávamos.

O que uma prótese de quadril me ensinou sobre os erros de decisão dentro das empresas

Ao relatar uma experiência marcante durante sua recuperação de uma cirurgia, o autor provoca uma reflexão sobre um erro recorrente nas organizações: confiar mais naquilo que é visível do que na experiência de quem vive o problema. Quando líderes ignoram relatos e se apoiam apenas em protocolos e percepções, perdem informação, confiança e capacidade de tomar melhores decisões.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, ESG
2 de setembro de 2026 14H00
À medida que a população envelhece, cresce a necessidade de repensar o papel da experiência nas organizações e na sociedade. Tomando o comportamento do eleitor 70+ como ponto de partida, o artigo questiona o que faz alguém continuar contribuindo quando já não é obrigado a fazê-lo e por que essa pode ser uma das perguntas mais importantes para empresas que desejam se preparar para a era da longevidade.

Fran Winandy - CEO da Acalântis Services

6 minutos min de leitura
User Experience, UX, Marketing & growth
2 de setembro de 2026 08H00
O artigo mostra por que a Connected TV se tornou uma peça central na economia da atenção. Em um cenário de audiências fragmentadas, a combinação entre conteúdo de alta qualidade, segmentação baseada em dados e métricas avançadas transforma a televisão conectada em um dos ambientes mais estratégicos para marcas que buscam equilibrar alcance, relevância e performance.

Bruno Almeida - CEO da US Media

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Inovação & estratégia
1º de setembro de 2026 15H00
Em momentos de retração econômica, cortar custos costuma ser uma resposta imediata. O problema é que algumas das perdas mais importantes não aparecem nas planilhas. Conhecimento acumulado, confiança, experiência e capacidade de inovação formam um patrimônio invisível que pode levar anos para ser reconstruído.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de setembro de 2026 08H00
O artigo utiliza a clássica fábula dos três porquinhos para mostrar por que organizações que apostam apenas em estruturas robustas, sem capacidade de adaptação, podem se tornar mais vulneráveis justamente quando o ambiente exige flexibilidade e aprendizado contínuo.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

10 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
31 de agosto de 2026 20H00
Plataformas de saúde, apoio emocional e programas de qualidade de vida nunca foram tão comuns nas organizações. Ainda assim, muitos colaboradores afirmam não ter tempo para utilizá-los. O artigo propõe uma reflexão sobre a distância entre acesso e uso efetivo, mostrando por que a próxima evolução do bem-estar corporativo depende menos de novos benefícios e mais de mudanças na cultura, na liderança e na gestão do tempo.

Felipe Calbucci - CEO Latam TotalPass

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
31 de agosto de 2026 18H00
A sua próxima contratação pode já estar dentro da empresa. Dados mostram que muitos profissionais deixam suas organizações não por falta de oportunidades no mercado, mas por não enxergarem caminhos de crescimento internamente. O artigo discute por que iniciativas como marketplaces de talentos, projetos multidisciplinares, gig assignments e conversas estruturadas de carreira são fundamentais para revelar potencial, ampliar a mobilidade interna e transformar talentos já existentes em uma vantagem competitiva para o negócio.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Bem-estar & saúde
31 de agosto de 2026 14H00
A lógica do “trabalhe enquanto eles dormem” ajudou a moldar uma geração de profissionais que transformou o cansaço em símbolo de mérito. O artigo questiona os mitos da cultura hustle e defende o sono como um dos investimentos mais estratégicos para desempenho, bem-estar e crescimento sustentável.

Valter Roldão - CEO da Luuna

5 minutos min de leitura
Estratégia, Cultura organizacional
31 de agosto de 2026 07H00
Ao revisitar conceitos milenares do Yoga sob a ótica da gestão contemporânea, o artigo propõe uma pergunta essencial para líderes e organizações: os sistemas que construímos estão alinhados aos valores que afirmamos praticar?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

6 minutos min de leitura
ESG
30 de agosto de 2026 14H00
Enquanto muitas empresas ainda estruturam suas decisões de contratação a partir de cargos e organogramas, um novo modelo ganha espaço: acessar especialistas, mentores e executivos sob demanda para resolver desafios específicos de negócio. O artigo mostra como o Open Talent está redefinindo a gestão de pessoas e criando formas mais ágeis de conectar competências às necessidades reais das organizações.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Estratégia, Finanças, Gestão de recursos
30 de agosto de 2026 07H00
Toda discussão sobre orçamento coloca duas perguntas na mesa ao mesmo tempo: por que investir nesta iniciativa e por que confiar no julgamento de quem a propõe? Ao explorar a lógica por trás das decisões de alocação de recursos, o artigo revela por que as negociações orçamentárias são também um dos mais importantes testes de liderança nas organizações.

François Bazini - CMO e Consultor

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução