Business content, Empreendedorismo

Gestão do tempo para empreendedores

Ser o mestre do seu tempo e poder se preocupar apenas com o que é estratégico para sua empresa faz toda a diferença no desempenho dos negócios
Angela Miguel é editora de conteúdos customizados em HSM Management e MIT Sloan Review Brasil.

Compartilhar:

Em uma era definida pela agilidade e pela máxima performance, um dos grandes desafios dos empreendedores é a gestão de seu tempo. Especialmente para donos de micro, pequenas e médias empresas no Brasil, a organização das atividades operacionais e estratégicas é sempre complexa, ainda mais porque é comum que esse profissional queira participar de todas as atividades de sua companhia – afinal, esse é o trabalho de sua vida.

Diante das 24 horas diárias, é comum que empreendedores destinem mais de 16 horas para o trabalho, seja com funções centrais e que necessitam de sua atenção total, seja envolvendo-se em práticas corriqueiras apenas para garantir a eficiência das pessoas e dos processos. Alguns podem entender essa postura como líderes focados na eficiência, porém, muitos logo atingem a exaustão e acabam (forçadamente) perdendo clientes e contratos.

De acordo com Rubens Pimentel, especialista em [produtividade](https://www.revistahsm.com.br/post/essa-tal-produtividade-no-trabalho), pesquisador e coach, toda gestão do tempo deve respeitar quatro etapas essenciais: objetivos, tarefas, prioridades e agenda. Caso o empreendedor saiba quais são seus grandes objetivos profissionais, quais tarefas estão diretamente ligadas à concretização destes objetivos, quais atividades são as prioritárias e quando precisam ser realizadas, Pimentel acredita que é possível evitar a perda de tempo e alavancar as decisões.

Quando um [objetivo não é claro para a prosperidade do negócio do empreendedor](https://www.revistahsm.com.br/post/a-autoconsciencia-tecnica-e-seus-impactos-na-cultura-de-inovacao), Pimentel decreta: “se o profissional não tem certeza do objetivo, certamente está trabalhando para o objetivo do outro. E o risco, nesse caso, é não cumprir com os próprios objetivos”. No caso de empreendedores, caso não seja uma empresa de apenas um funcionário, tomar a frente de ações operacionais costuma ser um erro, já que sua visão de negócio precisa ser explorada para a gestão estratégica e para novos acordos.

## Apenas o essencial e o estratégico
Dessa forma, qualquer tipo de preocupação que não seja absolutamente estratégica pode ser delegada a outros colaboradores de confiança. E quanto mais atividades diárias forem delegadas, simplificadas e até automatizadas, mais tempo de qualidade os PMEs terão disponíveis para dedicarem à organização verdadeiramente.

Nesse sentido, contar com fornecedores que entendem essa realidade se torna grande vantagem, caso de [Meoo](https://meoo.localiza.com/), serviço de carro por assinatura da Localiza. Por meio do serviço, empreendedores e donos de PMEs têm total liberdade para escolher carros e frota de até 10 veículos personalizados, escolhidos de acordo com as necessidades operacionais das pequenas empresas.

Ao mesmo tempo, ações corriqueiras relacionadas à gestão dos carros são eliminadas com Meoo, uma vez que o serviço possibilita o pagamento de única mensalidade, garantindo manutenção periódica do veículo, encomenda de toda documentação prévia e assistência 24 horas. Assim, PMEs por todo o Brasil não precisam perder horas preciosas de sua rotina com detalhes sobre seguro, revisões, financiamento, documentação ou outras atividades reconhecidamente ligadas à gestão de frotas.

## Técnicas para gerir seu tempo
Dezenas de [metodologias relacionadas à gestão do tempo e produtividade](https://www.revistahsm.com.br/post/scrum-resultados-concretos-ou-mais-uma-metodologia-da-moda) foram criadas, e empreendedores podem se beneficiar dessas técnicas para garantir as operações e a realização de todas as suas demandas junto aos clientes. A seguir, confira três métodos comprovadamente valiosos:

### Pomodoro
Criado nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, o método Pomodoro é um dos mais conhecidos do mundo e visa “fatiar” o tempo para auxiliar a produtividade. Segundo o autor, é necessário usar um cronômetro que divide o trabalho em períodos de 25 minutos, sempre preparados por curtos intervalos. Esse esquema garante agilidade ao pensamento e à [produção em alta qualidade](https://www.mitsloanreview.com.br/post/desafios-da-pandemia-produtividade-e-colaboracao).

### GTD ou Getting Things Done
O objetivo desse método é liberar sua mente para que esteja pronta para produção. Há cinco passos para alcançar a excelência dessa metodologia: coleção, processamento, organização, execução e revisão periódica. Como exemplo, a ideia é estabelecer listas sistematizadas com todas as funções destinadas àquele dia e respeitar os cinco passos para otimizar processos.

### GUT (Gravidade, urgência e tendência)
Essa metodologia segue a noção de que, para atingir a máxima produtividade, é preciso dividir as tarefas de acordo com três contextos: gravidade, em que decide quais são as atividades extremamente graves às sem gravidade; urgência, sobre aquelas que precisam ser resolvidas o quanto antes; e, finalmente, tendência, que diz respeito às atividades que não devem mudar até o que deve alterar com rapidez. Por fim, o indicado é classificar as ações de 1 a 5, começando por aquelas com graduação mais alta, nesta ordem de grupos.

*Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo na [Comunidade Gestão PME](https://www.revistahsm.com.br/comunidade/gestao-pme) e nas [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter).*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança