Dossiê HSM

Glossário

Boa parte dos termos é em inglês

Compartilhar:

__Agilista:__ é um profissional especialista em metodologias e abordagens ágeis, que auxilia no processo de implementação do agile nas empresas.

__Budget:__ o investimento orçado para a realização de tudo o que está previsto na estrutura analítica do projeto (EAP).

__Crashing:__ ato de adicionar mais recursos com o objetivo de encurtar o cronograma.
Curva S: representação gráfica dos custos, horas trabalhadas ou outras quantidades acumuladas, colocadas em função do tempo.

__Daily Scrum (daily):__ reunião diária de 15 minutos entre o gerente de projeto, product manager e a equipe de desenvolvimento, com foco nas atividades a serem desenvolvidas naquele dia.

__Escopo:__ refere-se à finalidade, ao que se pretende atingir como meta final do projeto.

__Estrutura analítica do projeto (EAP):__ esquema detalhado que identifica todas as atividades, desde as mais básicas, a serem feitas, incluindo a relação entre elas, durante todo o projeto.

__Fast tracking ou paralelismo:__ técnica de compressão de cronograma, quando atividades ou ciclos, que seriam feitos em sequência, ocorrem em paralelo.

__Kanban:__ framework ágil que demonstra visualmente os trabalhos em processo; limita a quantidade de atividades simultâneas para evitar gargalos e aumentar o rendimento, otimizando o fluxo de valor.
Lead time: é o período entre o início e o término de uma atividade.

__MVP:__ significa “produto mínimo viável”, ou seja, a versão mais simples possível para ser testada.

__Product backlog:__ lista de funcionalidades a serem desenvolvidas para a entrega do projeto.

__Scrum:__ framework muito usado no ágil, serve para o desenvolvimento iterativo de produtos complexos; é composto por uma série de sprints.

__Sponsor ou Patrocinador:__ a pessoa que tem o maior poder de decisão para aprovar todo o projeto, além de ser o defensor dentro da organização.

__Sprint:__ iteração; é cada ciclo de trabalho no ágil, com duração definida previamente. Em geral, varia de uma a quatro semanas.

__Sprint backlog:__ lista de atividades a serem desenvolvidas durante um sprint (ou uma sprint, como dizem também no mercado).

__Stakeholders ou partes interessadas:__ todas as pessoas e organizações que de alguma forma podem ser afetadas pelo projeto.

__Timebox:__ tempo máximo estabelecido para a entrega ou para o sprint.

__Timesheet:__ ferramenta que serve para registrar o tempo gasto em cada atividade do projeto.

__Value stream ou fluxo de valor:__ mapeamento de todas as atividades e processos que atinja o objetivo final do projeto, o qual é focado em entrega de valor para o cliente.

__Waterfall Model:__ é o modelo de gestão de projetos em cascata, em fases sequenciais – uma fase só começa após a conclusão da fase anterior.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Quando o corpo pede pausa e o negócio pede pressa

Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão – e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
16 de dezembro de 2025
A economia prateada deixou de ser nicho e se tornou força estratégica: consumidores 50+ movimentam trilhões e exigem experiências centradas em respeito, confiança e personalização.

Eric Garmes é CEO da Paschoalotto

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de dezembro de 2025
Este artigo traz insights de um estudo global da Sodexo Brasil e fala sobre o poder de engajamento que traz a hospitalidade corporativa e como a falta dela pode impactar financeiramente empresas no mundo todo.

Hamilton Quirino - Vice-presidente de Operações da Sodexo

2 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
12 de dezembro de 2025
Inclusão não é pauta social, é estratégia: entender a neurodiversidade como valor competitivo transforma culturas, impulsiona inovação e constrói empresas mais humanas e sustentáveis.

Marcelo Vitoriano - CEO da Specialisterne Brasil

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
11 de dezembro de 2025
Do status à essência: o luxo silencioso redefine valor, trocando ostentação por experiências que unem sofisticação, calma e significado - uma nova inteligência para marcas em tempos pós-excesso.

Daniel Skowronsky - Cofundador e CEO da NIRIN Branding Company

3 minutos min de leitura
Estratégia
10 de dezembro de 2025
Da Coreia à Inglaterra, da China ao Brasil. Como políticas públicas de design moldam competitividade, inovação e identidade econômica.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
9 de dezembro de 2025
Entre liderança e gestação, uma lição essencial: não existe performance sustentável sem energia. Pausar não é fraqueza, é gestão - e admitir limites pode ser o gesto mais poderoso para cuidar de pessoas e negócios.

Tatiana Pimenta - Fundadora e CEO da Vittude,

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança