Dossiê HSM

Glossário

Boa parte dos termos é em inglês

Compartilhar:

__Agilista:__ é um profissional especialista em metodologias e abordagens ágeis, que auxilia no processo de implementação do agile nas empresas.

__Budget:__ o investimento orçado para a realização de tudo o que está previsto na estrutura analítica do projeto (EAP).

__Crashing:__ ato de adicionar mais recursos com o objetivo de encurtar o cronograma.
Curva S: representação gráfica dos custos, horas trabalhadas ou outras quantidades acumuladas, colocadas em função do tempo.

__Daily Scrum (daily):__ reunião diária de 15 minutos entre o gerente de projeto, product manager e a equipe de desenvolvimento, com foco nas atividades a serem desenvolvidas naquele dia.

__Escopo:__ refere-se à finalidade, ao que se pretende atingir como meta final do projeto.

__Estrutura analítica do projeto (EAP):__ esquema detalhado que identifica todas as atividades, desde as mais básicas, a serem feitas, incluindo a relação entre elas, durante todo o projeto.

__Fast tracking ou paralelismo:__ técnica de compressão de cronograma, quando atividades ou ciclos, que seriam feitos em sequência, ocorrem em paralelo.

__Kanban:__ framework ágil que demonstra visualmente os trabalhos em processo; limita a quantidade de atividades simultâneas para evitar gargalos e aumentar o rendimento, otimizando o fluxo de valor.
Lead time: é o período entre o início e o término de uma atividade.

__MVP:__ significa “produto mínimo viável”, ou seja, a versão mais simples possível para ser testada.

__Product backlog:__ lista de funcionalidades a serem desenvolvidas para a entrega do projeto.

__Scrum:__ framework muito usado no ágil, serve para o desenvolvimento iterativo de produtos complexos; é composto por uma série de sprints.

__Sponsor ou Patrocinador:__ a pessoa que tem o maior poder de decisão para aprovar todo o projeto, além de ser o defensor dentro da organização.

__Sprint:__ iteração; é cada ciclo de trabalho no ágil, com duração definida previamente. Em geral, varia de uma a quatro semanas.

__Sprint backlog:__ lista de atividades a serem desenvolvidas durante um sprint (ou uma sprint, como dizem também no mercado).

__Stakeholders ou partes interessadas:__ todas as pessoas e organizações que de alguma forma podem ser afetadas pelo projeto.

__Timebox:__ tempo máximo estabelecido para a entrega ou para o sprint.

__Timesheet:__ ferramenta que serve para registrar o tempo gasto em cada atividade do projeto.

__Value stream ou fluxo de valor:__ mapeamento de todas as atividades e processos que atinja o objetivo final do projeto, o qual é focado em entrega de valor para o cliente.

__Waterfall Model:__ é o modelo de gestão de projetos em cascata, em fases sequenciais – uma fase só começa após a conclusão da fase anterior.

Compartilhar:

Artigos relacionados

DeepSeek e os 6Ds da disrupção: o futuro da inteligência artificial está sendo redefinido?

O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Inglês e liderança empresarial: competência linguística como diferencial competitivo

A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Como o cinema e a inteligência artificial podem ser referência ao mundo corporativo

Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

ESG
Atualmente, 2,5% dos colaboradores da Pernambucanas se autodeclaram pessoas trans e 100% dos colaboradores trans da varejista disseram que se sentem seguros para ser quem são dentro da empresa.

Nivaldo Tomasio

5 min de leitura
Marketing
A integração entre indicadores de trade marketing e inteligência competitiva está redefinindo o jogo corporativo. Monitorar a execução no PDV, antecipar tendências e reagir com agilidade às mudanças do mercado não são mais diferenciais, mas exigências para a competitividade. Utilizar dados como fonte de insights estratégicos é o caminho para decisões mais rápidas, investimentos otimizados e resultados superiores.

Arthur Fabris

4 min de leitura
Liderança
O novo capítulo do mundo corporativo já começou a ser escrito. Sustentabilidade, transformação digital humanizada e agilidade diante das incertezas globais são os pilares que moldarão líderes visionários e organizações resilientes. Não basta acompanhar as mudanças; é preciso liderá-las com ousadia, responsabilidade e impacto positivo.

Luiz Soria

3 min de leitura
Marketing
Segundo pesquisa do Instituto Qualibest, houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação à última edição. Vamos entender como o "ouro televisivo" ainda é uma arma potente de marketing brasileiro.

Carolina Fernandes

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Estratégia e execução, Gestão de pessoas

Lilian Cruz

5 min de leitura
Inovação
A inovação é uma jornada, não um destino. Evitar esses erros comuns é essencial para construir um caminho sólido rumo ao futuro. As empresas que conseguem superar essas armadilhas e adotar uma abordagem estratégica e sistêmica para a inovação terão uma vantagem competitiva significativa em um mundo cada vez mais dinâmico e imprevisível.

Guilherme Lopes

6 min de leitura
Empreendedorismo
Insights inovadores podem surgir de qualquer lugar, até mesmo de uma animação ou evento inesperado. Na NRF 2025, aprendemos que romper bolhas e buscar inspiração em outras áreas são passos essenciais para lideranças B2B que desejam encantar, personalizar e construir conexões humanas e estratégicas.

Fernanda Nascimento

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O setor de Recursos Humanos enfrenta um momento crucial de transformação, equilibrando inovação tecnológica, diversidade e bem-estar para moldar uma cultura organizacional mais ágil, inclusiva e orientada ao futuro.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG
Não importa se a sua organização é pequena, média ou grande quando se trata de engajamento por parte dos seus colaboradores com causas sociais

Simon Yeo

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
O envelhecimento populacional desafia o mercado de trabalho a romper com o etarismo, promovendo inclusão, aproveitamento de talentos sêniores e modelos inovadores como o TaaS para impulsionar diversidade, criatividade e sustentabilidade econômica

Juliana Ramalho

6 min de leitura