Direto ao ponto

Google propõe proteção contra ChatGPT e afins

Conteúdo traz a sugestão de seis padrões de segurança para todo o mercado

Compartilhar:

O ChatGPT não foi feito pelo Google; é um concorrente já que essa big tech tem sua própria IA generativa. Mas o Google vem alertando sobre os riscos desse tipo de tecnologia: o sistema de IA precisa não apenas ser confiável, mas também estar protegido de muitos riscos.

Royal Hansen e Phil Venables, respectivamente, VPs de engenharia de privacidade, segurança e proteção da empresa, e de segurança da informação do Google Cloud, listam três riscos principais: extrair informações confidenciais, adicionar informações incorretas aos dados de treinamento (envenenar) e roubar o próprio sistema de inteligência artificial da empresa.

Em uma tentativa de uniformizar os padrões de segurança do mercado (público e privado) para combater isso, o Google lançou seu framework para a IA segura, o SAIF, com seis elementos:

__1. Estabeleça uma base sólida.__ Mapeie seus controles atuais de IA, com caso de uso, e faça um plano para resolver as lacunas encontradas. Imagine um invasor que use um código malicioso para invadir uma IA. Esse risco poderia ser mitigado por meio da limpeza de inputs, um processo pelo qual os prompts são verificados automaticamente para critérios específicos. Sua empresa já tem esse controle ou não?
__2. Acelere a detecção de ameaças.__ Uma área para focar é criar políticas robustas de segurança de conteúdo. Como IA generativa é capaz de criar imagens, áudio e vídeo do zero, seu potencial para gerar conteúdo prejudicial, por exemplo, é óbvio. Impor políticas de conteúdo protege sua marca contra isso.
__3. Automatize suas defesas.__ São elas: criptografia de dados, controle de acessos e auditorias automáticas. Mas atenção: você ainda precisará de um humano fazendo os julgamentos.
__4. Tenha uma estratégia consistente.__ Evite que diferentes áreas de sua organização tenham controles diferentes em relação à tecnologia. Controles fragmentados aumentam a complexidade – além de aumentarem os custos.
__5. Esteja pronto para se adaptar.__ Tenha “equipe vermelha”, com hackers éticos explorando as vulnerabilidades da IA.
__6. Defina sua tolerância a riscos,__ Isso ajudará a escolher a IA a utilizar.

__Leia também: [Bancos durante crises: diversificai e sobrevivereis](https://www.revistahsm.com.br/post/bancos-durante-crises-diversificai-e-sobrevivereis)__

Artigo publicado na HSM Management nº 157.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança