Desenvolvimento pessoal

Home office sem estresse

Todo mundo está tendo que aprender como trabalhar em casa, mesmo que já tinha tido experiências desse tipo. As dicas do blog Liz + Mollie Feel Things ajudam ao abordar aspectos emocionais desse desafio

Compartilhar:

Uma das principais alternativas das empresas para se engajar no distanciamento social e, ao mesmo tempo, manter suas atividades, tem sido o home office. Assim, cada vez mais pessoas precisam trabalhar em casa e aprender a lidar com essa nova realidade. 

Realizar suas tarefas profissionais cotidianas de forma remota pode ser estressante, entre outras razões, por reforçar a sensação de isolamento, pela ansiedade que gera, pelas incertezas envolvidas e até mesmo a pressão que vem de outras demandas dentro de casa. 

O blog Liz + Mollie Feel Things, voltado a temas relacionados às emoções no ambiente de trabalho, elaborou algumas dicas para ajudar a superar este momento desafiador para todos.  

1. **Cuide com atenção, da perspectiva emocional, do conteúdo de suas mensagens e comunicações.** Antes de enviar, leia atentamente para ter certeza de que você está sendo claro o suficiente e que está transmitindo o que, de fato, quer e com o tom adequado. 
2. **O blog destaca que respostas muito vagas podem deixar seu interlocutor desnecessariamente ansioso e recomenda:** se você está preocupado sobre a forma como será entendido, pegue o telefone e fale diretamente com seu interlocutor (que também pode estar em home office) e, provavelmente, ficará feliz pela oportunidade de conversar um pouco.
3. **Esteja atento aos fusos horários e aos horários de trabalho de colegas e fornecedores.** Para assegurar que todos se sentirão incluídos, esforce-se para conduzir o processo de tomada de decisões até que você tenha ouvido quem precisa estar envolvido. E se, realmente, houver a necessidade de contato fora dos períodos previamente combinados, o blog sugere que não se utilize vídeo. Afinal, é muito mais fácil participar se não se espera que você esteja pronto para aparecer ao vivo diante de todo mundo.
4. **Reserve um tempo para os contatos informais.** O blog alerta que quando trabalhamos remotamente, perdemos os momentos de improviso com nossos colegas, e que levam a boas ideias: conversas antes e depois das reuniões, conversas na cozinha ou nos corredores e até mesmo pequenas paradas na mesa de alguém para um comentário que, na hora certa, pode fazer. 
5. **Deixe espaço para pequenas pausas.** Parar um pouco e sair da frente do computador por uns cinco minutos ajuda a relaxar – e manter o foco. Estudantes dinamarqueses que tiveram uma pequena pausa antes de fazer um teste, segundo o blog, apresentaram resultados significativamente maiores do que seus colegas que não tiveram tempo de relaxar. 
6. **Crie um ritual para depois do trabalho.** É mais fácil trabalhar demais quando você não tem horário para sair do escritório. Por isso, é também ainda mais importante estabelecer limites saudáveis. Rituais podem ajudar a dizer ao chefe, colegas ou clientes que o trabalho acabou. Algumas ideias: meditar, ouvir música, ler uma revista ou levantar pesos – de acordo com o blog, alguns estudos mostram que a musculação tem impacto positivo sobre seu humor mais do que as atividades aeróbicas. 
7. **Cal Newport, autor de Trabalho focado, termina cada dia transcrevendo suas notas em um documento único.** Ao fechar o computador, diz uma frase como “desligamento agendado concluído”. Depois disso, se surge algo relacionado ao assunto, ele lembra que já disse a frase de encerramento das atividades. 
8. **Anote na agenda os momentos reservados para exercícios físicos.** Comprometa-se a fazer alguma atividade bloqueando esse horário. O blog sugere: experimente um treino de sete minutos com “alongamentos de mesa”, ou dançar ao som de sua música favorita ou ainda utilizar vídeos disponíveis no YouTube, inclusive com a possibilidade de chamar um amigo para participar por chamada de vídeo.
9. **Fique ligado nos colegas, para saber como estão e se precisam de algo.** Isso pode ser feito por meio de almoços e cafés virtuais, por exemplo. 

Na Buffer, empresa de gestão de mídias sociais, os funcionários optaram por encontros virtuais aleatórios com outras pessoas da empresa uma vez por semana, quando podem conhecer melhor colegas de trabalho, conversando sobre família e atividades de lazer preferidas, por exemplo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Finanças
Com soluções como PIX, contas 100% digitais e um ecossistema de open banking avançado, o país lidera na experiência do usuário e na facilidade de transações. Em contrapartida, os EUA se sobressaem em estratégias de fidelização e pagamentos crossborder, mas ainda enfrentam desafios na modernização de processos e interfaces.

Renan Basso

5 min de leitura
Empreendedorismo
Determinação, foco e ambição são três palavras centrais da empresa, que inova constantemente – é isso que devemos fazer em nossas carreiras e negócios

Bruno Padredi

3 min de leitura
Empreendedorismo
Em um ambiente onde o amanhã já parece ultrapassado, o evento celebra a disrupção e a inovação, conectando ideias transformadoras a um público global. Abraçar a mudança e aprender com ela se torna mais do que uma estratégia: é a única forma de prosperar no ritmo acelerado do mercado atual.

Helena Prado

3 min de leitura
Liderança
Este caso reflete a complexidade de equilibrar interesses pessoais e responsabilidades públicas, tema crucial tanto para líderes políticos quanto corporativos. Ações como essa podem influenciar percepções de confiança e coerência, destacando a importância da consistência entre valores e decisões. Líderes eficazes devem criar um legado baseado na transparência e em práticas que inspirem equipes e reforcem a credibilidade institucional.

Marcelo Nobrega

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
Hora de compreender como o viés cognitivo do efeito Dunning-Kruger influencia decisões estratégicas, gestão de talentos e a colaboração no ambiente corporativo.

Athila Machado

5 min de leitura
ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura