Desenvolvimento pessoal

Home office sem estresse

Todo mundo está tendo que aprender como trabalhar em casa, mesmo que já tinha tido experiências desse tipo. As dicas do blog Liz + Mollie Feel Things ajudam ao abordar aspectos emocionais desse desafio

Compartilhar:

Uma das principais alternativas das empresas para se engajar no distanciamento social e, ao mesmo tempo, manter suas atividades, tem sido o home office. Assim, cada vez mais pessoas precisam trabalhar em casa e aprender a lidar com essa nova realidade. 

Realizar suas tarefas profissionais cotidianas de forma remota pode ser estressante, entre outras razões, por reforçar a sensação de isolamento, pela ansiedade que gera, pelas incertezas envolvidas e até mesmo a pressão que vem de outras demandas dentro de casa. 

O blog Liz + Mollie Feel Things, voltado a temas relacionados às emoções no ambiente de trabalho, elaborou algumas dicas para ajudar a superar este momento desafiador para todos.  

1. **Cuide com atenção, da perspectiva emocional, do conteúdo de suas mensagens e comunicações.** Antes de enviar, leia atentamente para ter certeza de que você está sendo claro o suficiente e que está transmitindo o que, de fato, quer e com o tom adequado. 
2. **O blog destaca que respostas muito vagas podem deixar seu interlocutor desnecessariamente ansioso e recomenda:** se você está preocupado sobre a forma como será entendido, pegue o telefone e fale diretamente com seu interlocutor (que também pode estar em home office) e, provavelmente, ficará feliz pela oportunidade de conversar um pouco.
3. **Esteja atento aos fusos horários e aos horários de trabalho de colegas e fornecedores.** Para assegurar que todos se sentirão incluídos, esforce-se para conduzir o processo de tomada de decisões até que você tenha ouvido quem precisa estar envolvido. E se, realmente, houver a necessidade de contato fora dos períodos previamente combinados, o blog sugere que não se utilize vídeo. Afinal, é muito mais fácil participar se não se espera que você esteja pronto para aparecer ao vivo diante de todo mundo.
4. **Reserve um tempo para os contatos informais.** O blog alerta que quando trabalhamos remotamente, perdemos os momentos de improviso com nossos colegas, e que levam a boas ideias: conversas antes e depois das reuniões, conversas na cozinha ou nos corredores e até mesmo pequenas paradas na mesa de alguém para um comentário que, na hora certa, pode fazer. 
5. **Deixe espaço para pequenas pausas.** Parar um pouco e sair da frente do computador por uns cinco minutos ajuda a relaxar – e manter o foco. Estudantes dinamarqueses que tiveram uma pequena pausa antes de fazer um teste, segundo o blog, apresentaram resultados significativamente maiores do que seus colegas que não tiveram tempo de relaxar. 
6. **Crie um ritual para depois do trabalho.** É mais fácil trabalhar demais quando você não tem horário para sair do escritório. Por isso, é também ainda mais importante estabelecer limites saudáveis. Rituais podem ajudar a dizer ao chefe, colegas ou clientes que o trabalho acabou. Algumas ideias: meditar, ouvir música, ler uma revista ou levantar pesos – de acordo com o blog, alguns estudos mostram que a musculação tem impacto positivo sobre seu humor mais do que as atividades aeróbicas. 
7. **Cal Newport, autor de Trabalho focado, termina cada dia transcrevendo suas notas em um documento único.** Ao fechar o computador, diz uma frase como “desligamento agendado concluído”. Depois disso, se surge algo relacionado ao assunto, ele lembra que já disse a frase de encerramento das atividades. 
8. **Anote na agenda os momentos reservados para exercícios físicos.** Comprometa-se a fazer alguma atividade bloqueando esse horário. O blog sugere: experimente um treino de sete minutos com “alongamentos de mesa”, ou dançar ao som de sua música favorita ou ainda utilizar vídeos disponíveis no YouTube, inclusive com a possibilidade de chamar um amigo para participar por chamada de vídeo.
9. **Fique ligado nos colegas, para saber como estão e se precisam de algo.** Isso pode ser feito por meio de almoços e cafés virtuais, por exemplo. 

Na Buffer, empresa de gestão de mídias sociais, os funcionários optaram por encontros virtuais aleatórios com outras pessoas da empresa uma vez por semana, quando podem conhecer melhor colegas de trabalho, conversando sobre família e atividades de lazer preferidas, por exemplo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação

Living Intelligence: A nova espécie de colaborador

Estamos entrando na era da Inteligência Viva: sistemas que aprendem, evoluem e tomam decisões como um organismo autônomo. Eles já estão reescrevendo as regras da logística, da medicina e até da criatividade. A pergunta que nenhuma empresa pode ignorar: como liderar equipes quando metade delas não é feita de pessoas?

Liderar GenZ’s: As relações de trabalho estão mudando…

Mais da metade dos jovens trabalhadores já não acredita no valor de um diploma universitário — e esse é só o começo da revolução que está transformando o mercado de trabalho. Com uma relação pragmática com o emprego, a Geração Z encara o trabalho como negócio, não como projeto de vida, desafiando estruturas hierárquicas e modelos de carreira tradicionais. A pergunta que fica: as empresas estão prontas para se adaptar, ou insistirão em um sistema que não conversa mais com a principal força de trabalho do futuro?

ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura
Inovação
Enquanto você lê mais um relatório de tendências, seus concorrentes estão errando rápido, abolindo burocracias e contratando por habilidades. Não é só questão de currículos. Essa é a nova guerra pela inovação.

Alexandre Waclawovsky

8 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A aplicação da inteligência artificial e um novo posicionamento da liderança tornam-se primordiais para uma gestão lean de portfólio

Renata Moreno

4 min de leitura
Finanças
Taxas de juros altas, inovação subfinanciada: o mapa para captar recursos em melhorias que já fazem parte do seu DNA operacional, mas nunca foram formalizadas como inovação.

Eline Casasola

5 min de leitura
Empreendedorismo
Contratar um Chief of Staff pode ser a solução que sua empresa precisa para ganhar agilidade e melhorar a governança

Carolina Santos Laboissiere

7 min de leitura