Tecnologia e inovação

HR Techs: uma tendência que vem para ficar

Conheça como as centenas de startups voltadas para a área de recursos humanos no Brasil estão apoiando os processos de transformação nas organizações
é VP global de gente e cultura do Grupo Stefanini, uma das empresas mais internacionalizadas segundo ranking da Fundação Dom Cabral.

Compartilhar:

Um departamento que já foi marcado pelo foco operacional, restrito e burocrático, se torna cada vez mais estratégico nos negócios e se fortalece baseado em três pilares importantes: gestão de pessoas, cultura e tecnologia. As soluções disruptivas aliadas à expertise dos times se tornam grandes aliadas para o manter o progresso dos negócios e a capacidade de se adaptar diante de novos desafios e constantes mudanças de contextos.

Mas como tornar tudo isso possível? Simples: trazendo novas soluções internas e externas para os desafios da área com a premissa de estar aberto ao novo, de ser resiliente e de se transformar. Mais do que a tecnologia, a inovação surge quando se apresenta uma alternativa diferente para resolver problemas de uma área ou de uma corporação.

Neste processo de evolução impulsionado pela transformação digital, o departamento de recursos humanos vive uma nova fase, mais tecnológica para otimizar processos, gerenciar relacionamentos e processos de qualificação, o que tende a engajar mais as equipes e tornar as empresas mais competitivas.
Nesse cenário de mudanças, o RH também avança para se transformar em uma HR Tech, que desenvolve soluções para automatizar processos e ampliar a eficiência do setor, ou se associar a uma dessas startups.

## Inovação em gestão de pessoas: as HR Techs

No Grupo Stefanini, por exemplo, a jornada digital do colaborador começa no processo seletivo, passa pelas dinâmicas de contratação e treinamento, e se encerra apenas quando há o desligamento profissional. Durante toda essa trajetória, o foco é estar na criação de uma experiência memorável, capaz de engajar os talentos com a cultura da empresa, tecnologias avançadas e oportunidade de crescimento na carreira.

Para inovar e tornar as atividades mais dinâmicas na área de gente e cultura, a ajuda das HR Techs é fundamental, na medida em que desenvolvem produtos e serviços personalizados com o objetivo de atender as demandas em várias etapas da jornada digital dos funcionários.

Segundo um relatório produzido pelo Centro de Inovação Distrito, batizado de “Distrito HR Tech Report”, o Brasil registrava, em 2020, 373 startups voltadas para a área de Recursos Humanos. Segundo o levantamento, as RH Techs vêm acelerando as transformações nos departamentos das empresas, tomando como fim a preparação, o cuidado e a gestão dos times de uma companhia como diferenciais competitivos.

Ainda segundo esse relatório, as HR Techs são divididas em seis segmentos: Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos (42,9%), Recrutamento e Seleção (28,2%), Core de RH (25,5%), Office Services (1,9%), Sistemas de Gerenciamento de Recursos Humanos (1,3%) e Offboarding (0,3%).

Alinhado ao movimento tecnológico dentro de recursos humanos, atuamos em duas frentes: utilização de soluções próprias, como a Sophie, de Inteligência Artificial, e outras em parceria com startups. Adotamos soluções focadas em relacionar e contratar os melhores talentos do mercado através de [recruitment marketing](https://www.google.com/url?q=https://matchboxbrasil.com/quem-somos/&sa=D&source=docs&ust=1636741665801000&usg=AOvVaw2KhYm92RakkmA9jou7lLtM), um software para gestão centralizada de processos de [recrutamento e seleção](https://www.google.com/url?q=https://kenoby.com/&sa=D&source=docs&ust=1636741710660000&usg=AOvVaw0OME_WGgmnQ8soR3P8VypO), possibilitando atração, avaliação e contratação dos talentos, e uma plataforma de benefícios corporativos para o [bem-estar financeiro](https://www.creditas.com/beneficios) dos colaboradores. Contamos, ainda, com o apoio de uma HR Tech para criar uma [cultura de desenvolvimento](https://www.impulseup.com/avaliacao-de-desempenho/) e melhoria contínua entre os colaboradores e outra para atendimento via [telemedicina](https://www.conexasaude.com.br/conteudo/telemedicina-para-empresas.php) para suporte e apoio aos colaboradores.

Pelo diferencial competitivo apresentado pelas novas soluções direcionadas à gestão de pessoas, acredito que o futuro das startups e da área de RH estará focado em quatro principais tendências: experiência do colaborador, RH analytics, transformação em treinamento e desenvolvimento (T&D) e inteligência artificial. Todas elas se utilizam da tecnologia para ajudar no fortalecimento da cultura organizacional, no engajamento das equipes, no aperfeiçoamento estratégico das pessoas e na evolução das empresas como marcas que valorizam seus colaboradores.

As HR Techs são uma realidade, estão presentes em várias empresas e, pelo que tudo indica, são uma tendência que veio para ficar, apoiando os processos de recursos humanos e, consequentemente, a estratégia de negócios das corporações.

Compartilhar:

Artigos relacionados

O líder que só corrige está desperdiçando talentos

A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

ESG
5 de julho de 2026 14H00
O maior risco do ESG não está no “E” nem no “S”, mas na fragilidade da governança que deveria sustentar ambos. Este artigo mostra como a NBR ISO 37301 ajuda organizações a transformar ética, compliance e gestão de riscos em evidências concretas de maturidade ESG.

Fernando Palamone - CEO da RT-One

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
5 de julho de 2026 09H00
Enquanto as marcas continuam disputando atenção nos feeds, as conversas que realmente influenciam percepções e decisões migraram para espaços mais fechados e menos visíveis. Este artigo mostra por que o futuro da relevância pode estar justamente onde os algoritmos não alcançam.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

4 minutos min de leitura
Estratégia, Liderança
4 de julho de 2026 14H00
A Psicologia Positiva desafia uma crença comum nas organizações: a de que líderes geram resultados principalmente corrigindo falhas. A ciência sugere outro caminho, fortalecer aquilo que já funciona para ampliar desempenho, engajamento e resiliência.

Valter Bahia Filho - Autor, palestrante e consultor educacional

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
4 de julho de 2026 08H00
A partir de casos reais do agronegócio, este artigo mostra por que decisões baseadas em análises isoladas tendem a falhar e como a integração de múltiplas variáveis pode transformar a gestão de risco, dentro e fora do campo.

Kallil Chebaro - CEO e Head de Produto na Agscore

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de julho de 2026 15H00
Se o cliente já sabe tudo, o que ainda falta ao vendedor? Este artigo mostra como a tecnologia expôs o vendedor despreparado e como isso mudou o jogo das vendas.

Mari Genovez - CEO da Matchez

3 minutos min de leitura
Marketing & growth, Comunicação, Estratégia
3 de julho de 2026 08H00
Se a sua mensagem interna viralizar amanhã, você sustentaria o que disse?

Ana Paula Soares - Fundadora e diretora-geral da Encaso Assessoria

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
2 de julho de 2026 14H00
A digitalização do pós-obra pode transformar operações, reduzir custos e fortalecer a experiência do cliente no setor imobiliário. Este artigo mostra que as construtoras podem transformar o momento da entrega das chaves em inteligência, eficiência e vantagem competitiva.

Jean Ferrari - CEO da FastBuilt

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
2 de julho de 2026 08H00
Seu maior risco digital pode estar no bolso do seu colaborador. Este artigo revela por que a gestão da frota móvel deixou de ser uma questão operacional e passou a ser uma decisão estratégica de segurança e eficiência.

Stephanie Peart - Head da Leapfone

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
1º de julho de 2026 15H00
A liderança centrada no controle está perdendo espaço. Este artigo mostra como a capacidade de desenvolver autonomia será o principal diferencial das organizações do futuro.

Marcelo Neri - CEO, Mentor Executivo, Palestrante Internacional e Escritor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
1º de julho de 2026 08H00
Muito além do debate entre humano e IA, este artigo expõe o verdadeiro problema do atendimento moderno: não é quem responde, mas quem tem poder para decidir, e por que a falta de autoridade na ponta continua destruindo experiências e confiança.

Átila Persici Filho - COO da Bolder, Professor de MBA e Pós-Tech na FIAP e Conselheiro de Inovação

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão