Tecnologia e inovação

HR Techs: uma tendência que vem para ficar

Conheça como as centenas de startups voltadas para a área de recursos humanos no Brasil estão apoiando os processos de transformação nas organizações
é VP global de gente e cultura do Grupo Stefanini, uma das empresas mais internacionalizadas segundo ranking da Fundação Dom Cabral.

Compartilhar:

Um departamento que já foi marcado pelo foco operacional, restrito e burocrático, se torna cada vez mais estratégico nos negócios e se fortalece baseado em três pilares importantes: gestão de pessoas, cultura e tecnologia. As soluções disruptivas aliadas à expertise dos times se tornam grandes aliadas para o manter o progresso dos negócios e a capacidade de se adaptar diante de novos desafios e constantes mudanças de contextos.

Mas como tornar tudo isso possível? Simples: trazendo novas soluções internas e externas para os desafios da área com a premissa de estar aberto ao novo, de ser resiliente e de se transformar. Mais do que a tecnologia, a inovação surge quando se apresenta uma alternativa diferente para resolver problemas de uma área ou de uma corporação.

Neste processo de evolução impulsionado pela transformação digital, o departamento de recursos humanos vive uma nova fase, mais tecnológica para otimizar processos, gerenciar relacionamentos e processos de qualificação, o que tende a engajar mais as equipes e tornar as empresas mais competitivas.
Nesse cenário de mudanças, o RH também avança para se transformar em uma HR Tech, que desenvolve soluções para automatizar processos e ampliar a eficiência do setor, ou se associar a uma dessas startups.

## Inovação em gestão de pessoas: as HR Techs

No Grupo Stefanini, por exemplo, a jornada digital do colaborador começa no processo seletivo, passa pelas dinâmicas de contratação e treinamento, e se encerra apenas quando há o desligamento profissional. Durante toda essa trajetória, o foco é estar na criação de uma experiência memorável, capaz de engajar os talentos com a cultura da empresa, tecnologias avançadas e oportunidade de crescimento na carreira.

Para inovar e tornar as atividades mais dinâmicas na área de gente e cultura, a ajuda das HR Techs é fundamental, na medida em que desenvolvem produtos e serviços personalizados com o objetivo de atender as demandas em várias etapas da jornada digital dos funcionários.

Segundo um relatório produzido pelo Centro de Inovação Distrito, batizado de “Distrito HR Tech Report”, o Brasil registrava, em 2020, 373 startups voltadas para a área de Recursos Humanos. Segundo o levantamento, as RH Techs vêm acelerando as transformações nos departamentos das empresas, tomando como fim a preparação, o cuidado e a gestão dos times de uma companhia como diferenciais competitivos.

Ainda segundo esse relatório, as HR Techs são divididas em seis segmentos: Desenvolvimento e Gerenciamento de Talentos (42,9%), Recrutamento e Seleção (28,2%), Core de RH (25,5%), Office Services (1,9%), Sistemas de Gerenciamento de Recursos Humanos (1,3%) e Offboarding (0,3%).

Alinhado ao movimento tecnológico dentro de recursos humanos, atuamos em duas frentes: utilização de soluções próprias, como a Sophie, de Inteligência Artificial, e outras em parceria com startups. Adotamos soluções focadas em relacionar e contratar os melhores talentos do mercado através de [recruitment marketing](https://www.google.com/url?q=https://matchboxbrasil.com/quem-somos/&sa=D&source=docs&ust=1636741665801000&usg=AOvVaw2KhYm92RakkmA9jou7lLtM), um software para gestão centralizada de processos de [recrutamento e seleção](https://www.google.com/url?q=https://kenoby.com/&sa=D&source=docs&ust=1636741710660000&usg=AOvVaw0OME_WGgmnQ8soR3P8VypO), possibilitando atração, avaliação e contratação dos talentos, e uma plataforma de benefícios corporativos para o [bem-estar financeiro](https://www.creditas.com/beneficios) dos colaboradores. Contamos, ainda, com o apoio de uma HR Tech para criar uma [cultura de desenvolvimento](https://www.impulseup.com/avaliacao-de-desempenho/) e melhoria contínua entre os colaboradores e outra para atendimento via [telemedicina](https://www.conexasaude.com.br/conteudo/telemedicina-para-empresas.php) para suporte e apoio aos colaboradores.

Pelo diferencial competitivo apresentado pelas novas soluções direcionadas à gestão de pessoas, acredito que o futuro das startups e da área de RH estará focado em quatro principais tendências: experiência do colaborador, RH analytics, transformação em treinamento e desenvolvimento (T&D) e inteligência artificial. Todas elas se utilizam da tecnologia para ajudar no fortalecimento da cultura organizacional, no engajamento das equipes, no aperfeiçoamento estratégico das pessoas e na evolução das empresas como marcas que valorizam seus colaboradores.

As HR Techs são uma realidade, estão presentes em várias empresas e, pelo que tudo indica, são uma tendência que veio para ficar, apoiando os processos de recursos humanos e, consequentemente, a estratégia de negócios das corporações.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Essa reunião podia ser um agente

Enquanto agendas lotam e decisões patinam, este artigo mostra como a ascensão dos agentes de IA expõe a fragilidade das arquiteturas de decisão – e por que insistir em reuniões pode ser sinal de atraso estrutural.

Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 18H00
Este é o primeiro artigo de uma série de cinco que investiga o setor farmacêutico brasileiro a partir de dados, conversas com líderes e comparações internacionais, para entender onde estamos, como o capital vem sendo alocado e até que ponto a indústria nacional consegue, de fato, gerar inovação e deslocamento tecnológico.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 13H00
Sua empresa tem um lab de inovação, patrocina hackathon e todo mundo fala em "mindset de crescimento". Mas o que, concretamente, mudou no seu modelo de negócio nos últimos dois anos?

Atila Persici Filho - CINO da Bolder e Professor FIAP

8 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial, Inovação & estratégia
29 de abril de 2026 07H00
Este artigo mostra como empresas de todos os portes podem acessar financiamentos e subvenções públicas para avançar em inteligência artificial sem comprometer o caixa, o capital ou as demais prioridades do negócio.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89

6 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
28 de abril de 2026 14H00
Em um mundo onde algoritmos decidem o que vemos, compramos e consumimos, este artigo questiona até que ponto estamos realmente exercendo o poder de escolha no mundo digital. O autor mostra como a conveniência, combinada a IA, vem moldando nossas decisões, hábitos e até a nossa percepção da realidade.

Marcel Nobre - CEO da BetaLab

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de abril de 2026 08H00
Organizações recorrem a parcerias estratégicas para acessar tecnologia e expertise avançada, como a implantação de plataformas ERP em poucas semanas

Paulo de Tarso - Sócio-líder do Deloitte Private Program no Brasil

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
27 de abril de 2026 15H00
A era da produtividade limitada pelo horário terminou. Enquanto ainda debatemos jornadas e turnos, a produtividade já opera 24x7. Este artigo questiona modelos mentais e estruturais que se tornaram obsoletos diante da ascensão dos agentes de inteligência artificial.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
27 de abril de 2026 07H00
Com a nova regulamentação prestes a entrar em vigor, saúde mental, riscos psicossociais e gestão contínua deixam de ser discurso e passam a integrar o centro das decisões corporativas.

Natalia Ubilla - Diretora de RH do iFood Benefícios

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de abril de 2026 15H00
Da automação total às baterias do futuro, ao longo do festival em Austin ficou claro que, no fim das contas, a inovação só faz sentido quando melhora a vida e o entendimento das pessoas

Bruno de Oliveira - Jornalista e editor de negócios do site Automotive Business

3 minutos min de leitura
Empreendedorismo
26 de abril de 2026 10H00
Este artigo propõe um novo olhar sobre inovação ao destacar o papel estratégico dos intraempreendedores - profissionais que constroem o futuro das empresas sem precisar abrir uma nova.

Tatiane Bertoni - Diretora da ACATE Mulheres e fundadora da DataforAll e SecopsforAll.

2 minutos min de leitura
Lifelong learning
25 de abril de 2026 14H00
Quando tecnologia se torna abundante e narrativas perdem credibilidade, a autenticidade emerge como o novo diferencial competitivo - e este artigo explica por quê.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão