Sustentabilidade

Impactos da educação a distância na sustentabilidade

Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e empresas, a educação online e a distância impactada diretamente as ações de ESG
Administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação. Luiz é coautor do livro “Olhares para os Sistemas” e é CEO da NextGen Learning.

Compartilhar:

Hoje a atenção e a consciência com o meio ambiente, o impacto social e a apresentação de uma conduta ética não são apenas maneiras de ‘fazer bonito’ aos olhos dos clientes. É praticamente uma obrigação para as organizações do ponto do seu público interno e externo. Ou seja, as ações de sustentabilidade precisam estar intrínsecas nos valores e atitudes das organizações.

Caso isso não aconteça, tanto os consumidores como a sociedade farão cobranças – e o preço que pode ser pago é bem alto. A consultoria McKinsey & Company, por exemplo, apontou essa necessidade em um relatório publicado em 2020.

Em tempos em que a cultura do cancelamento está em alta, é mandatório estar de acordo com os padrões de ESG. A pressão para que se preste atenção a essas questões só cresce. A educação a distância, por sua vez, é uma excelente maneira de colocar as questões de ESG em prática, levando a sociedade a trilhar por um caminho mais sustentável. Mas de que maneira?

Em primeiro lugar, o aprendizado online é uma excelente opção educacional pois oferece comodidade e uma experiência personalizada. Estima-se que mais de 40% das empresas Fortune 500 usam alguma forma de tecnologia educacional online para treinamento de seus colaboradores. E, de acordo com a IBM, o aprendizado virtual pode aumentar a produtividade em até 50%.

A educação a distância reduz os impactos ambientais negativos decorrentes dos processos produtivos, além da economia com transporte. Os insumos necessários para o aprendizado, como carteiras, eletricidade e os próprios locais de aprendizagem são drasticamente reduzidos.

Isso mitiga o desperdício e conserva os recursos naturais. Além disso, o aprendizado online economiza tempo e dinheiro tanto para a empresa ou instituição de ensino como para o aluno.

## Legado sustentável da educação online

Há também a questão social. A chance de uma pessoa que mora em uma cidade longe dos grandes centros urbanos se qualificar é muito maior. Basta ter acesso à internet – e o aprendizado pode ser realizado inclusive em um smartphone. Do ponto de vista da sustentabilidade, há mais três vantagens provocadas pela educação online a distância:

● __Redução da poluição:__ um estudo da University of West Georgia revelou que, a cada 100 alunos que não se deslocavam para a escola, as emissões de dióxido de carbono eram reduzidas em até 10 toneladas por semestre. Outro estudo do Stockholm Environmental Institute (SEI) mostrou que os cursos de aprendizagem online resultaram em uma redução de emissões de 90%.

● __Preservação dos recursos naturais:__ os edifícios usam grandes quantidades de energia para geração de eletricidade. O Open University Design Innovation Group (DIG) do Reino Unido descobriu que o aprendizado online consome até 90% menos energia em comparação com as fontes tradicionais. Além disso, a construção de escolas e instituições educacionais precisa de plástico, metal, madeira e outros materiais de construção. A educação online reduz a demanda por essas matérias-primas que protegem o meio ambiente.

● __Diminuição do consumo de papel:__ o desmatamento é um sério problema no Brasil. De acordo com a National Wildlife Foundation, 60% do lixo escolar é papel. E, para reciclar 10 toneladas de papel pode ser necessário o equivalente ao uso de 100 barris de petróleo bruto. O ensino a distância ainda reduz a energia e os recursos usados para reciclar papel.

Não há dúvidas de que a educação a distância fará cada vez mais parte do futuro de empresas e instituições de ensino. No entanto, você já tinha parado para pensar na relação entre esse tipo de ensino e os padrões de ESG? Vale muito a pena fazer essa reflexão e, de preferência, colocar esse pensamento em ações práticas. Você e o mundo só têm a ganhar.

*Gostou do artigo escrito por Luiz Alexandre Castanha? Saiba mais sobre educação e tecnologia, ESG e outras ações de sustentabilidade assinando nossas newsletters e ouvindo nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita.
*

Compartilhar:

Artigos relacionados

Fomento para inovação: Alavanca estratégica de crescimento para as empresas

O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados.  Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Tecnologia & inteligencia artificial
25 de janeiro de 2026
Entre IA agentiva, cibersegurança e novos modelos de negócio, 2026 exige decisões que unem tecnologia, confiança e design organizacional.

Eduardo Peixoto - CEO do CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de janeiro de 2026
Inovação não falha por falta de ideias, mas por falta de métricas - o que não é medido vira entusiasmo; o que é mensurado vira estratégia.

Marina Lima - Gerente de Inovação Aberta da Stellantis para América do Sul

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
23 de janeiro de 2026
Se seus vínculos não te emocionam, talvez você esteja fazendo networking errado. Relações que movem mercados começam com conexões que movem pessoas - sem cálculo, sem protocolo, só intenção genuína.

Laís Macedo - Presidente do Future Is Now

3 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de janeiro de 2026
Se a IA sabe mais do que você, qual é o seu papel como líder? A resposta não está em competir com algoritmos, mas em redefinir o que significa liderar em um mundo onde informação não é poder - decisão é.

João Roncati - CEO da People+Strategy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de janeiro de 2026
Como o mercado está revendo métricas para entregar resultados no presente e valor no futuro?

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura
Inovação
20 de janeiro 2026
O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados. Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

5 minutos min de leitura
Liderança
19 de janeiro de 2026
A COP 30 expôs um paradoxo gritante: temos dados e tecnologia em abundância, mas carecemos da consciência para usá-los. Se a agenda climática deixou de ser ambiental para se tornar existencial, por que ainda tratamos espiritualidade corporativa como tabu?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
17 de janeiro de 2026
Falar em ‘epidemia de Burnout’ virou o álibi perfeito: responsabiliza empresas, alimenta fundos públicos e poupa o Estado de encarar o verdadeiro colapso social que adoece o país. O que falta não é diagnóstico - é coragem para dizer de onde vem o problema

Dr. Glauco Callia - Médico, CEO e fundador da Zenith

7 minutos min de leitura
Liderança, ESG
16 de janeiro de 2026
No início de 2026, mais do que otimismo, precisamos de esperança ativa - o ‘esperançar’ de Paulo Freire. Lideranças que acolhem perdas, profissionais que transformam desafios em movimento e organizações que apostam na criação de futuros melhores, um dia de cada vez.

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
15 de janeiro de 2026
A jornada de venda B2B deve incluir geração de demanda inteligente, excelência no processo de discovery e investimento em sucesso do cliente.

Rafael Silva - Head de parcerias e alianças da Lecom

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança