Uncategorized

#OlhoMágico: Rafa Brites, influenciadora de jornadas

Aos 11 anos ela já sabia o que era uma meta SMART. Rafa Brites conta como o ritual de planejamento em família foi determinante em sua vida e em sua carreira.
Editora-executiva da HSM Management

Compartilhar:

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/d9195ae0-5320-4df6-8da8-a7b09377b7fc.png)

Quem a conhece da TV nem imagina que seus principais aprendizados vieram do mundo corporativo. Seu pai, o que era executivo, compartilhava em família tudo que aprendia sobre planejamento e desenvolvimento pessoal, provocando as filhas a pensarem em sonhos e metas para o ano. A dinâmica familiar deu tão certo que, assim como nas empresas, o projeto ganhou até nome: TSER – Transformando Sonhos em Realidade. 

Agora, longe da TV aberta, mas cada vez mais presente nas redes sociais, Rafa Brites empreende e se define como “influenciadora de jornadas”. 

E o fio condutor desse papo, que você confere com exclusividade em sua revista HSM eXtra, foi inspirado em um questionamento da própria Rafa: se os profissionais gerenciam atividades, projetos e equipes dentro das empresas com tanta técnica e maestria, por que não replicam essa gestão a seus projetos familiares, envolvendo filhos e parentes?

Confira abaixo o que você encontra nessa nova websérie chamada #OlhoMágico, em que abordaremos o mundo corporativo a partir da perspectiva de pessoas que não são “nativas” desse universo, mas que têm muito a agregar. 

#OlhoMágico

Episódio 1: Rafa Brites, Influenciadora de Jornadas

• Trajetória profissional: foi assistente executiva de produção, tornou-se apresentadora de TV e agora é empreendedora.

• A importância que o TSER teve na infância e adolescência dela.

• Detalhes de como as metas eram traçadas e o 

envolvimento da família no processo.

• Sonhos realizados.

• Lições aprendidas.

• Decisão de trabalhar com desenvolvimento pessoal.

• Influenciadora de jornadas: o que é e como está disseminando essa ideia. 

• Sonhos para o futuro.  

Quer saber mais? Confira o primeiro episódio da websérie #OlhoMágico.

![](https://revista-hsm-public.s3.amazonaws.com/uploads/f0793b09-c3e4-4c91-bb36-d5353b111bad.png)

O conteúdo a seguir foi produzido para a edição 136-eXtra e é **exclusivo para assinantes.**

Compartilhar:

Artigos relacionados

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Cada vez mais palavras de ordem, imperativos e até descontrole tomam contam do dia-dia. Nesse costume, poucos silêncios são entendidos como necessários e são até mal vistos. Mas, se todos falam, no fim, quem é que está escutando?

Renata Schiavone

4 min de leitura
Finanças
O primeiro semestre de 2024 trouxe uma retomada no crédito imobiliário, impulsionando o consumo e apontando um aumento no apetite das empresas por crédito. A educação empreendedora surge como um catalisador para o desenvolvimento de startups, com foco em inovação e apoio de mentorias.

João Boos

6 min de leitura
Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura