Uncategorized

Inovação para fidelizar clientes e crescer muito

Cofundador do Beblue e responsável pelo desenvolvimento de estratégias e novos negócios. O Beblue é uma plataforma de captação e retenção de clientes para o comércio com cashback.

Compartilhar:

Vivemos em uma era em que a retenção do cliente está virando uma métrica fundamental das empresas. Nós do Beblue nos propusemos a trabalhar duro nisso, construindo um ecossistema que conecte consumidor e varejo por meio da recompensa em dinheiro, o chamado “cashback”.

Aprendemos que a devolução de parte do dinheiro investido em um serviço ou produto é um benefício incomparável para o cliente. Em tempos de consumo consciente, o cashback se consolida como uma nova forma de fidelização, porque oferece maior poder de escolha e compra ao consumidor. Pesquisas mostram que a percepção de valor do cashback é cerca de sete vezes maior do que a percepção de valor de um simples desconto. Ganhar dinheiro com o cashback tem um significado e um apelo maior do que economizar dinheiro com o desconto. O dinheiro também tem mais apelo e valor para o consumidor que os pontos de programas de fidelidade convencionais.

**FATOS E NÚMEROS DO BEBLUE**

• Fundado em 2016.

• Presente em mais de 100 DAS PRINCIPAIS CIDADES das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

• Mais de 3 milhões de downloads, somando 300 MIL NOVOS CONSUMIDORES por mês.

• Mais de 10 MIL estabelecimentos credenciados.

• Mais de R$ 1 BILHÃO transacionados.

• Mais de R$ 50 MILHÕES de cashback (recompensas) gerados.

Porém, atender às necessidades tanto de quem compra quanto de quem está vendendo é desafiador. Quando introduzimos o conceito de cashback no mercado de varejo físico brasileiro, por exemplo, tivemos de nos esforçar para fazer os comerciantes entenderem qual era o benefício de divulgar seu estabelecimento em uma plataforma que devolve um percentual do valor da compra para o consumidor. Por que uma empresa haveria de querer utilizar nossa ferramenta em vez de, por exemplo, simplesmente oferecer 10% de desconto, como é de praxe?

O tradicional desconto em determinado produto ou serviço é tido como um evento único que deprecia o faturamento da empresa, uma vez que o comerciante deixa de faturar o preço cheio, mas também sua marca, produto ou serviço. Quando o comerciante participante da plataforma Beblue devolve o dinheiro, as coisas são diferentes: o consumidor cria conexão emocional, fica com uma boa imagem da marca que lhe devolveu dinheiro e ganha um crédito em sua conta – crédito esse que pode usar no ecossistema de parceiros credenciados, desenvolvendo um consumo cíclico.

O uso de tecnologia e ciência de dados permite à plataforma ajudar o comerciante a vender mais e melhor no futuro, por meio de ações personalizadas de produtos e serviços. Isso porque a plataforma reúne dados que possibilitam conhecer mais a fundo os diversos segmentos da base de clientes, segmentando-os por frequência, ticket médio, perfil de consumo e hábitos de compra.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde
8 de dezembro de 2025
Com custos de saúde corporativa em alta, a telemedicina surge como solução estratégica: reduz sinistralidade, amplia acesso e fortalece o bem-estar, transformando a gestão de benefícios em vantagem competitiva.

Loraine Burgard - Cofundadora da h.ai

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança