Uncategorized

Inovação para fidelizar clientes e crescer muito

Cofundador do Beblue e responsável pelo desenvolvimento de estratégias e novos negócios. O Beblue é uma plataforma de captação e retenção de clientes para o comércio com cashback.

Compartilhar:

Vivemos em uma era em que a retenção do cliente está virando uma métrica fundamental das empresas. Nós do Beblue nos propusemos a trabalhar duro nisso, construindo um ecossistema que conecte consumidor e varejo por meio da recompensa em dinheiro, o chamado “cashback”.

Aprendemos que a devolução de parte do dinheiro investido em um serviço ou produto é um benefício incomparável para o cliente. Em tempos de consumo consciente, o cashback se consolida como uma nova forma de fidelização, porque oferece maior poder de escolha e compra ao consumidor. Pesquisas mostram que a percepção de valor do cashback é cerca de sete vezes maior do que a percepção de valor de um simples desconto. Ganhar dinheiro com o cashback tem um significado e um apelo maior do que economizar dinheiro com o desconto. O dinheiro também tem mais apelo e valor para o consumidor que os pontos de programas de fidelidade convencionais.

**FATOS E NÚMEROS DO BEBLUE**

• Fundado em 2016.

• Presente em mais de 100 DAS PRINCIPAIS CIDADES das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

• Mais de 3 milhões de downloads, somando 300 MIL NOVOS CONSUMIDORES por mês.

• Mais de 10 MIL estabelecimentos credenciados.

• Mais de R$ 1 BILHÃO transacionados.

• Mais de R$ 50 MILHÕES de cashback (recompensas) gerados.

Porém, atender às necessidades tanto de quem compra quanto de quem está vendendo é desafiador. Quando introduzimos o conceito de cashback no mercado de varejo físico brasileiro, por exemplo, tivemos de nos esforçar para fazer os comerciantes entenderem qual era o benefício de divulgar seu estabelecimento em uma plataforma que devolve um percentual do valor da compra para o consumidor. Por que uma empresa haveria de querer utilizar nossa ferramenta em vez de, por exemplo, simplesmente oferecer 10% de desconto, como é de praxe?

O tradicional desconto em determinado produto ou serviço é tido como um evento único que deprecia o faturamento da empresa, uma vez que o comerciante deixa de faturar o preço cheio, mas também sua marca, produto ou serviço. Quando o comerciante participante da plataforma Beblue devolve o dinheiro, as coisas são diferentes: o consumidor cria conexão emocional, fica com uma boa imagem da marca que lhe devolveu dinheiro e ganha um crédito em sua conta – crédito esse que pode usar no ecossistema de parceiros credenciados, desenvolvendo um consumo cíclico.

O uso de tecnologia e ciência de dados permite à plataforma ajudar o comerciante a vender mais e melhor no futuro, por meio de ações personalizadas de produtos e serviços. Isso porque a plataforma reúne dados que possibilitam conhecer mais a fundo os diversos segmentos da base de clientes, segmentando-os por frequência, ticket médio, perfil de consumo e hábitos de compra.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Liderança
A liderança eficaz exige a superação de modelos ultrapassados e a adoção de um estilo que valorize autonomia, diversidade e tomada de decisão compartilhada. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para impulsionar resultados e construir equipes de alta performance.

Rubens Pimentel

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O DeepSeek, modelo de inteligência artificial desenvolvido na China, emerge como força disruptiva que desafia o domínio das big techs ocidentais, propondo uma abordagem tecnológica mais acessível, descentralizada e eficiente. Desenvolvido com uma estratégia de baixo custo e alto desempenho, o modelo representa uma revolução que transcende aspectos meramente tecnológicos, impactando dinâmicas geopolíticas e econômicas globais.

Leandro Mattos

0 min de leitura
Empreendedorismo
País do sudeste asiático lidera o ranking educacional PISA, ao passo que o Brasil despencou da 51ª para a 65ª posição entre o início deste milênio e a segunda década, apostando em currículos focados em resolução de problemas, habilidades críticas e pensamento analítico, entre outros; resultado, desde então, tem sido um brutal impacto na produtividade das empresas

Marina Proença

5 min de leitura
Empreendedorismo
A proficiência amplia oportunidades, fortalece a liderança e impulsiona carreiras, como demonstram casos reais de ascensão corporativa. Empresas visionárias que investem no desenvolvimento linguístico de seus talentos garantem vantagem competitiva, pois comunicação eficaz e domínio do inglês são fatores decisivos para inovação, negociação e liderança no cenário global.

Gilberto de Paiva Dias

9 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Com o avanço da inteligência artificial, a produção de vídeos se tornou mais acessível e personalizada, permitindo locuções humanizadas, avatares realistas e edições automatizadas. No entanto, o uso dessas tecnologias exige responsabilidade ética para evitar abusos. Equilibrando inovação e transparência, empresas podem transformar a comunicação e o aprendizado, criando experiências imersivas que inspiram e engajam.

Luiz Alexandre Castanha

4 min de leitura
Empreendedorismo
A inteligência cultural é um diferencial estratégico para líderes globais, permitindo integrar narrativas históricas e práticas locais para impulsionar inovação, colaboração e impacto sustentável.

Angelina Bejgrowicz

7 min de leitura
Empreendedorismo
A intencionalidade não é a solução para tudo, mas é o que transforma escolhas em estratégias e nos permite navegar a vida com mais clareza e propósito.

Isabela Corrêa

6 min de leitura
Liderança
Construir e consolidar um posicionamento executivo é essencial para liderar com clareza, alinhar valores e princípios à gestão e impulsionar o desenvolvimento de carreira. Um posicionamento bem definido orienta decisões, fortalece relações profissionais e contribui para um ambiente de trabalho mais ético, produtivo e sustentável.

Rubens Pimentel

4 min de leitura
Empreendedorismo
Impacto social e sustentabilidade financeira não são opostos – são aliados essenciais para transformar vidas de forma duradoura. Entender essa relação foi o que permitiu ao Aqualuz crescer e beneficiar milhares de pessoas.

Anna Luísa Beserra

5 min de leitura
ESG
Infelizmente a inclusão tem sofrido ataques nas últimas semanas. Por isso, é necessário entender que não é uma tendência, mas uma necessidade estratégica e econômica. Resistir aos retrocessos é garantir um futuro mais justo e sustentável.

Carolina Ignarra

0 min de leitura