Uncategorized

Inovação para fidelizar clientes e crescer muito

Cofundador do Beblue e responsável pelo desenvolvimento de estratégias e novos negócios. O Beblue é uma plataforma de captação e retenção de clientes para o comércio com cashback.

Compartilhar:

Vivemos em uma era em que a retenção do cliente está virando uma métrica fundamental das empresas. Nós do Beblue nos propusemos a trabalhar duro nisso, construindo um ecossistema que conecte consumidor e varejo por meio da recompensa em dinheiro, o chamado “cashback”.

Aprendemos que a devolução de parte do dinheiro investido em um serviço ou produto é um benefício incomparável para o cliente. Em tempos de consumo consciente, o cashback se consolida como uma nova forma de fidelização, porque oferece maior poder de escolha e compra ao consumidor. Pesquisas mostram que a percepção de valor do cashback é cerca de sete vezes maior do que a percepção de valor de um simples desconto. Ganhar dinheiro com o cashback tem um significado e um apelo maior do que economizar dinheiro com o desconto. O dinheiro também tem mais apelo e valor para o consumidor que os pontos de programas de fidelidade convencionais.

**FATOS E NÚMEROS DO BEBLUE**

• Fundado em 2016.

• Presente em mais de 100 DAS PRINCIPAIS CIDADES das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

• Mais de 3 milhões de downloads, somando 300 MIL NOVOS CONSUMIDORES por mês.

• Mais de 10 MIL estabelecimentos credenciados.

• Mais de R$ 1 BILHÃO transacionados.

• Mais de R$ 50 MILHÕES de cashback (recompensas) gerados.

Porém, atender às necessidades tanto de quem compra quanto de quem está vendendo é desafiador. Quando introduzimos o conceito de cashback no mercado de varejo físico brasileiro, por exemplo, tivemos de nos esforçar para fazer os comerciantes entenderem qual era o benefício de divulgar seu estabelecimento em uma plataforma que devolve um percentual do valor da compra para o consumidor. Por que uma empresa haveria de querer utilizar nossa ferramenta em vez de, por exemplo, simplesmente oferecer 10% de desconto, como é de praxe?

O tradicional desconto em determinado produto ou serviço é tido como um evento único que deprecia o faturamento da empresa, uma vez que o comerciante deixa de faturar o preço cheio, mas também sua marca, produto ou serviço. Quando o comerciante participante da plataforma Beblue devolve o dinheiro, as coisas são diferentes: o consumidor cria conexão emocional, fica com uma boa imagem da marca que lhe devolveu dinheiro e ganha um crédito em sua conta – crédito esse que pode usar no ecossistema de parceiros credenciados, desenvolvendo um consumo cíclico.

O uso de tecnologia e ciência de dados permite à plataforma ajudar o comerciante a vender mais e melhor no futuro, por meio de ações personalizadas de produtos e serviços. Isso porque a plataforma reúne dados que possibilitam conhecer mais a fundo os diversos segmentos da base de clientes, segmentando-os por frequência, ticket médio, perfil de consumo e hábitos de compra.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Estratégia e Execução, Carreira
Solicitar crédito sempre parece uma jornada difícil e, por isso, muitos ficam longe e acabam perdendo oportunidades de financiar seus negócios. Porém, há outros tipos de programas que podemos alçar a fim de conseguir essa ajuda e incentivo capital para o nosso negócio.
3 min de leitura
Liderança, Times e Cultura
Conheça os 6 princípios da Liderança Ágil que você precisa manter a atenção para garantir que as estratégias continuem condizentes com o propósito de sua organização.
3 min de leitura
Uncategorized
Há alguns anos, o modelo de capitalismo praticado no Brasil era saudado como um novo e promissor caminho para o mundo. Com os recentes desdobramentos e a mudança de cenário para a economia mundial, amplia-se a percepção de que o modelo precisa de ajustes que maximizem seus aspectos positivos e minimizem seus riscos

Sérgio Lazzarini

Gestão de Pessoas
Os resultados só chegam a partir das interações e das produções realizadas por pessoas. A estreia da coluna de Karen Monterlei, CEO da Humanecer, chega com provocações intergeracionais e perspectivas tomadas como normais.

Karen Monterlei

Liderança, times e cultura, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
Entenda como utilizar a metodologia DISC em quatro pontos e cuidados que você deve tomar no uso deste assessment tão popular nos dias de hoje.

Valéria Pimenta

Inovação
Os Jogos Olímpicos de 2024 acabaram, mas aprendizados do esporte podem ser aplicados à inovação organizacional. Sonhar, planejar, priorizar e ter resiliência para transformar metas em realidade, são pontos que o colunista da HSM Management, Rafael Ferrari, nos traz para alcançar resultados de alto impacto.

Rafael Ferrari

6 min de leitura
Liderança, times e cultura, ESG
Conheça as 4 skills para reforçar sua liderança, a partir das reflexões de Fabiana Ramos, CEO da Pine PR.

Fabiana Ramos

ESG, Empreendedorismo, Transformação Digital
Com a onda de mudanças de datas e festivais sendo cancelados, é hora de repensar se os festivais como conhecemos perdurarão mais tempo ou terão que se reinventar.

Daniela Klaiman

ESG, Inteligência artificial e gestão, Diversidade, Diversidade
Racismo algorítimico deve ser sempre lembrado na medida em que estamos depositando nossa confiança na inteligência artificial. Você já pensou sobre esta necessidade neste futuro próximo?

Dilma Campos