Direto ao ponto

Insights da HSM Expo 2021

A 1ª edição presencial de um evento nível latam na pandemia discutiu desafios da volta

Compartilhar:

A esperança foi a chave da HSM Expo 2021, numa mistura de 350 atividades hands-on (mentorias, pitches etc.) e 80 horas de palestras de alto nível, como a de Habib Frost, médico dinamarquês que fundou a startup Neurescue para, com sensores, robótica e edição genética, eliminar doenças que vão de obesidade a asma e hipertensão. O evento, realizado em dezembro último com total segurança, traçou uma agenda:

__Cultura de saúde no trabalho.__ “Precisamos construir uma cultura de saúde nas empresas”, conclamou Jeffrey Pfeffer, professor de Stanford, um dos maiores especialistas mundiais em liderança. Os chefes, segundo ele, têm mais impacto sobre a saúde das pessoas do que os médicos, e ainda não há total consciência disso. E a saúde tem impacto econômico gigantesco. Pfeffer citou a Pesquisa Nacional de Saúde Brasileira, segundo a qual mais de 70% dos profissionais do País afirmam ter sintomas leves, moderados ou altos de burnout. Ele fez um alerta: se um chefe tóxico faz o ambiente de trabalho ser tóxico, você deve sair imediatamente, “como sairia de um ambiente cheio de fumaça”.

__O Brasil precisa inovar.__ No Palco Revista HSM, o climatologista Carlos Nobre, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2007 com o IPCC, apresentou seu projeto Amazônia 4.0 (Rainforest Business School, biofábricas e centro de pesquisas em parceria com o MIT): “O Brasil acostumou-se a copiar o que outros países fazem, mas não há país do qual copiar uma bioeconomia. Teremos de ser pioneiros”. E estamos atrasados: até a Alemanha explora economicamente sua (pouca) biodiversidade melhor do que o Brasil. Exploração sustentável, inteligente – é claro.

__Quer reter clientes? Siga as startups.__ Guilherme Horn, empreendedor, investidor e VP do BV, contou que as startups geram com seus clientes um LTV (lifetime value) que é dez vezes o custo de aquisição, quando o mercado consegue três vezes. Elas entendem que as marcas são amadas quando as coisas dão errado, substituem tecnologia por gente sempre que preciso e antecipam a próxima tecnologia – agora, assistentes de voz.

__Mundo venture!__ Painel com Rodolfo Chung (Zé Delivery), Franklin Luzes (Microsoft Participações) e Milena Fonseca (Ace Cortex) discutiu corporate venture e venture building, só ou acompanhado, e atestou: não investir não é mais opção.

__Distribua a liderança.__ Não precisa ter cargo de líder (técnico, capitão, chefe) para liderar. Precisa é ter visão coletiva, defender causas, ousar ir contra a corrente e se expor. Quem disse? O tetracampeão de futebol em 1994 Mauro Silva, a tenista Patricia Medrado (ex-top 10 do ranking mundial de duplas) e Pedro Chiamulera (atleta olímpico de corrida com barreiras – sua ClearSale fez IPO em 2021).

__Relacionamento também vacina.__ Esther Perel, terapeuta e apresentadora do podcast “Where Should We Begin?”, trouxe a palavra que definiu a pandemia: “languish” (em português, algo como “apatia”). Então, diagnosticou e receitou: é causada pela falta de relações sociais e tratada com o cultivo proativo dessas relações.

__China.__ Imagine escanear o outdoor de um produto com seu celular na rua e, quando você chegar em casa, ele já foi entregue. Isso já está acontecendo no país que virou o farol do e-commerce do mundo. Porter Erisman dividiu várias lições que aprendeu no Alibaba Group enquanto foi seu VP americano (2000-2008), como estas: (1) eles não fazem benchmarking com outras empresas; olham para o cliente e constroem a operação a partir dele e (2) venda online é diferente da feita em loja física; precisa ser divertida – na China é, tanto que o marketplace gera até casamentos. Para Erisman, a inovação no e-commerce está só no início, mas ele sugeriu que o Brasil não copie nem a China nem ninguém: “Olhem para seus clientes”

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
10 de novembro de 2025
A arquitetura de software deixou de ser apenas técnica: hoje, ela é peça-chave para transformar estratégia em inovação real, conectando visão de negócio à entrega de valor com consistência, escalabilidade e impacto.

Diego Souza - Principal Technical Manager no CESAR, Dayvison Chaves - Gerente do Ambiente de Arquitetura e Inovação e Diego Ivo - Gerente Executivo do Hub de Inovação, ambos do BNB

8 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança