Carreira

Inspiração exige um olhar ao diferente

Embora a busca por inspiração seja desafiadora para muitas pessoas, olhar e ouvir novas perspectivas ajuda a exercitar criatividade, mantendo a mente cheia de ideias
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

A definição de inspirar, segundo o dicionário, é introduzir ar nos pulmões ou exercer influência. A gente busca inspiração, muitas vezes diariamente. No entanto, às vezes, não damos conta.

Quantas vezes você não precisou resolver alguma questão e foi trocar ideia com pares, com o chefe ou [mudou de ambiente](https://www.revistahsm.com.br/post/ambiente-para-criar)? Além disso, em quantos momentos buscou informação em algum lugar para clarear ideias e encontrar a melhor solução para algo?

Como gestora, meu trabalho é inspirar a minha equipe fazendo perguntas, olhando para os lados, provocando reflexões, trazendo contextos. Contudo, sempre digo para o time que eu não faço nada. Na verdade, eles é que fazem, pois são as pessoas que encontram inspiração nos conselhos e atitudes.

A inspiração pode vir dos mais diversos lugares, basta treinar o olhar e a mente para poder enxergar ideias e oportunidades. Ao fazê-lo com frequência, isso acaba se tornando um hábito que acontece sem que precise raciocinar para praticar – assim como o inspirar da respiração.

Costumo me inspirar de diversas maneiras: livros, séries e documentários, podcasts, eventos, conhecendo novos lugares e principalmente com as pessoas. Troco ideias com pessoas próximas ou da área, mas [adoro navegar em mundos diferentes](https://www.revistahsm.com.br/post/a-hora-h-do-sxsw-empatia-e-transparencia). Sair do meu contexto faz com que eu veja o mundo com outra lente e acabo conectando pontos de novas maneiras. Aprender novas línguas, viajar, estar em ambientes diferentes do meu me provocam novas perspectivas sobre um mesmo assunto. Exercer a curiosidade constantemente.

Às vezes, a gente está tão imerso numa questão no dia a dia da empresa que não conseguimos pensar “fora da caixa”, o que acaba nos deixando cego para novas oportunidades e soluções. Em momentos como esse, olhar o problema de fora, falar com pessoas que podem ver por outros ângulos e ter pontos de vista diferentes do nosso é fundamental.

Com meu time, busco essa troca de opiniões de forma transparente, direta e frequente porque sei o quanto é importante poder ter visões diferentes sobre um tema para que as ideias cheguem e se organizem. Ter uma equipe diversa é relevante também para desenvolver essa habilidade. Em síntese, são vários contextos e perspectivas que se somam.

## UM DESAFIO
A inspiração é como um músculo, você tem que estar disposto a desenvolvê-la, abrindo-se ao mundo, olhando ao seu redor, colocando-se em novas situações. Às vezes pode até parecer desconfortável, afinal temos mais controle sobre o que é conhecido, mas garanto que fica cada vez mais divertido. Além disso, com essa prática, você se torna mais criativo. Portanto, se inspire.

*Gostou do texto da Gabriela Onofre? Saiba mais sobre como inspirar pessoas e equipes assinando gratuitamente [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) em sua plataforma de streaming favorita.*

Compartilhar:

Artigos relacionados

NR-1: nova norma exige método, não pânico

A NR-1 mudou a regra: cuidar da saúde mental agora exige gestão. Este artigo mostra como a nova norma transforma riscos psicossociais em variável estratégica, exigindo das empresas organização, método e accountability na gestão do ambiente de trabalho.

O anti-Magalhães: a coragem de saber parar

Ao revisitar a história de Francisco Serrão, este artigo propõe uma inversão rara na lógica da liderança contemporânea: talvez a verdadeira coragem não esteja em continuar a todo custo, mas da capacidade de definir limites.

Quando o acesso vira a estratégia da indústria farmacêutica

Com Sérgio Frangioni e a Blanver como pontos de observação, o terceiro artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira investiga como decisões empresariais, PDPs, IFAs e produção local podem aproximar inovação farmacêutica da vida concreta dos pacientes.

Bem-estar & saúde, Estratégia
30 de junho de 2026 15H00
A partir dos sinais do Web Summit Rio 2026, este artigo mostra como a saúde mental deixou de ser benefício periférico para se tornar uma variável crítica de negócio, impactando investimento, regulação e a própria sustentabilidade das empresas.

Weber Stival - Fundador e CEO da Unolife.

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
30 de junho de 2026 08H00
A NR-1 mudou a regra: cuidar da saúde mental agora exige gestão. Este artigo mostra como a nova norma transforma riscos psicossociais em variável estratégica, exigindo das empresas organização, método e accountability na gestão do ambiente de trabalho.

Erich Silva - COO e Head de Talentos da Lecom

3 minutos min de leitura
Liderança
29 de junho de 2026 16H00
Ao revisitar a história de Francisco Serrão, este artigo propõe uma inversão rara na lógica da liderança contemporânea: talvez a verdadeira coragem não esteja em continuar a todo custo, mas da capacidade de definir limites.

François Bazini - CMO e Consultor

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
29 de junho de 2026 08H00
Ao contrastar o poder das big techs ocidentais com a força industrial e estrutural do Oriente, este artigo amplia a leitura sobre inovação e revela que o futuro da economia global não será definido por empresas isoladas, mas pela interação entre ecossistemas tecnológicos interdependentes.

Ale Fu - Executiva de Tecnologia, Professora, Palestrante, além de coordenadora da Comissão de Estratégia e Inovação do IBGC e membro do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial da ABES

7 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de junho de 2026 15H00
Com Sérgio Frangioni e a Blanver como pontos de observação, o terceiro artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira investiga como decisões empresariais, PDPs, IFAs e produção local podem aproximar inovação farmacêutica da vida concreta dos pacientes.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

13 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de junho de 2026 08H00
Diante de um cenário de sobrecarga crescente no trabalho, este artigo mostra que o problema não está apenas no volume, mas na forma como o trabalho é organizado, e apresenta caminhos práticos para redesenhá-lo com mais significado, autonomia e energia.

Miguel Nisembaum - Sócio da Mapa de Talentos, gestor da comunidade de aprendizagem Lider Academy e professor

10 minutos min de leitura
Estratégia
27 de junho de 2026 15H00
Mais do que acumular experiências, este artigo propõe uma mudança na forma de pensar carreira, apoiando-se em conceitos como “capital profissional” (composto de cinco capitais) e “professional equity”

Nathália Brandão - Head de Educação Corporativa no TikTok LATAM, Escritora e Forbes Under 30

5 minutos min de leitura
Liderança
27 de junho de 2026 08H00
Na estreia da coluna do Grupo Mulheres do Brasil, este artigo mostra que a liderança do futuro não será construída por decisões individuais, mas pela capacidade de mobilizar diversidade, escuta e inteligência coletiva para enfrentar desafios que já não cabem em uma única visão.

Andrea Gasques - Diretora de Comunicação do Grupo Mulheres do Brasil

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
26 de junho de 2026 14H00
Ao revisitar os 30 anos do CESAR, este artigo mostra por que, em um mundo cada vez mais automatizado, a vantagem competitiva não estará apenas na tecnologia, mas na capacidade de formar pessoas que saibam interpretar, conectar e dar sentido ao conhecimento.

Janaina Calazans - Gerente de Ensino Superior da CESAR School

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Lifelong learning, Tecnologia & inteligencia artificial
26 de junho de 2026 08H00
Este artigo revela por que o verdadeiro desafio da IA não é adoção, mas uso intencional, capaz de ampliar o pensamento, e não substituí-lo.

Isabela Corrêa - Cofundadora da People Strat

6 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #172

Missão China: No ano do cavalo e de fogo

Não basta olhar para a tecnologia chinesa; a grande diferença está em entender sua gestão