Comunidades: Marketing Makers, Estratégia e execução

Inspirar para inovar

Inspirar o time é uma maneira, também, de investir no negócio
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Uma das principais formas de empoderar alguém é lhe dando conhecimento e informação de qualidade. O profissional de hoje busca empresas que se conectem aos seus valores e propósitos, que proporcione a entrega de grandes projetos, que promovam vivências e experiências que o ajudem a melhorar também no âmbito pessoal.

Eu sempre fui muito curiosa e amo conhecer coisas novas. Como líder, sei também que estender esse contato ao grupo é um diferencial e uma preocupação para que o mindset do time seja impactado com novos pontos de vista.

Também me encanta o quanto podemos aprender ao ouvir outras pessoas. Eu aprendi na prática a ouvir o cliente e a observá-lo nos anos que trabalhei na P&G. Tive que ir muitas vezes aos pontos de venda para conversar com os consumidores, observar suas decisões, entender seus atos. Cheguei a “viver” – do café ao jantar – na casa de uma família de um bairro periférico de São Paulo, uma imersão para entender seu dia a dia, aspirações e como o cuidado do bebê influenciava emoções e decisões. Isso virou rotina, e hoje estimulo o time a [falar primeiro com o cliente.](https://www.revistahsm.com.br/post/investimento-em-customer-experience-diferencia-pmes) Entender sua dor, seu problema, como solucionar, o que falta. No nosso trabalho, o segredo é ouvir, observar, entender o que ainda não tem solução.

Aprender com quem já fez e é excelente em algo é um jeito incrível de pensar sob uma nova perspectiva. O outro já testou, viveu, errou e acertou, o que pode ser útil no nosso próprio cotidiano. Sem falar que [colocamos uma nova lente](https://www.revistahsm.com.br/post/o-futuro-sob-lentes-multifocais) e vemos tudo de um lugar que talvez nunca tenhamos estado.

## Novos questionamentos
Foi com esse mindset que começamos a trazer, na unico IDTech, nomes de referência para dividir com o time a sua expertise, suas vivências e dicas. A estratégia é conjunta, parte do [desenvolvimento do time](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-nova-experiencia-em-educacao-corporativa) e da empresa, que está aprendendo ao se aproximar de quem tem diferentes vivências. Chamamos por aqui de Voz da Experiência.

Funciona quase como uma esteira de produto, você convida alguém com propriedade no assunto, juntos, temos a oportunidade de expor pontos, perguntas. E nos questionamos: “Já olhamos sob aquela perspectiva?”, “Como isso afeta o que estou fazendo agora?”.

Já tivemos a presença do apresentador e empresário Luciano Huck falando sobre identidade no mundo, do publicitário Nizan Guanaes sobre mudanças, da mestra do Product Discovery Teresa Torres e da lenda do Product Management Marty Cagan, Rita Von Hant nos deu uma aula de diversidade, Emicida, de inclusão, entre muitos outros. Pessoas incríveis, que dividiram com a gente toda a sua bagagem pessoal e profissional para nos ajudar a ir mais longe e a pensar fora da caixa.
Nossos talentos não têm barreiras. Assim, o aprendizado tem de ser no mesmo ritmo, um investimento que gera orgulho de pertencer, produtividade e muita criatividade.

Se questionar e aprender é o caminho.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Imaginar como ato de reinvenção  

A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
24 de novembro de 2025
Quando tratado como ferramenta estratégica, o orçamento deixa de ser controle e passa a ser cultura: um instrumento de alinhamento, aprendizado e coerência entre propósito, capital e execução.

Dárcio Zarpellon - Chief Financial Officer na Hypofarma

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de novembro de 2025
Antes dos agentes, antes da IA. A camada do pensamento analógico

Rodrigo Magnano - CEO da RMagnano

5 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança