Comunidades: Marketing Makers, Estratégia e execução

Inspirar para inovar

Inspirar o time é uma maneira, também, de investir no negócio
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Uma das principais formas de empoderar alguém é lhe dando conhecimento e informação de qualidade. O profissional de hoje busca empresas que se conectem aos seus valores e propósitos, que proporcione a entrega de grandes projetos, que promovam vivências e experiências que o ajudem a melhorar também no âmbito pessoal.

Eu sempre fui muito curiosa e amo conhecer coisas novas. Como líder, sei também que estender esse contato ao grupo é um diferencial e uma preocupação para que o mindset do time seja impactado com novos pontos de vista.

Também me encanta o quanto podemos aprender ao ouvir outras pessoas. Eu aprendi na prática a ouvir o cliente e a observá-lo nos anos que trabalhei na P&G. Tive que ir muitas vezes aos pontos de venda para conversar com os consumidores, observar suas decisões, entender seus atos. Cheguei a “viver” – do café ao jantar – na casa de uma família de um bairro periférico de São Paulo, uma imersão para entender seu dia a dia, aspirações e como o cuidado do bebê influenciava emoções e decisões. Isso virou rotina, e hoje estimulo o time a [falar primeiro com o cliente.](https://www.revistahsm.com.br/post/investimento-em-customer-experience-diferencia-pmes) Entender sua dor, seu problema, como solucionar, o que falta. No nosso trabalho, o segredo é ouvir, observar, entender o que ainda não tem solução.

Aprender com quem já fez e é excelente em algo é um jeito incrível de pensar sob uma nova perspectiva. O outro já testou, viveu, errou e acertou, o que pode ser útil no nosso próprio cotidiano. Sem falar que [colocamos uma nova lente](https://www.revistahsm.com.br/post/o-futuro-sob-lentes-multifocais) e vemos tudo de um lugar que talvez nunca tenhamos estado.

## Novos questionamentos
Foi com esse mindset que começamos a trazer, na unico IDTech, nomes de referência para dividir com o time a sua expertise, suas vivências e dicas. A estratégia é conjunta, parte do [desenvolvimento do time](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-nova-experiencia-em-educacao-corporativa) e da empresa, que está aprendendo ao se aproximar de quem tem diferentes vivências. Chamamos por aqui de Voz da Experiência.

Funciona quase como uma esteira de produto, você convida alguém com propriedade no assunto, juntos, temos a oportunidade de expor pontos, perguntas. E nos questionamos: “Já olhamos sob aquela perspectiva?”, “Como isso afeta o que estou fazendo agora?”.

Já tivemos a presença do apresentador e empresário Luciano Huck falando sobre identidade no mundo, do publicitário Nizan Guanaes sobre mudanças, da mestra do Product Discovery Teresa Torres e da lenda do Product Management Marty Cagan, Rita Von Hant nos deu uma aula de diversidade, Emicida, de inclusão, entre muitos outros. Pessoas incríveis, que dividiram com a gente toda a sua bagagem pessoal e profissional para nos ajudar a ir mais longe e a pensar fora da caixa.
Nossos talentos não têm barreiras. Assim, o aprendizado tem de ser no mesmo ritmo, um investimento que gera orgulho de pertencer, produtividade e muita criatividade.

Se questionar e aprender é o caminho.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

ESG
Investimentos significativos em tecnologia, infraestrutura e políticas governamentais favoráveis podem tornar o país líder global do setor de combustíveis sustentáveis

Deloitte

Estratégia, Liderança, times e cultura, Cultura organizacional
À medida que o mercado de benefícios corporativos cresce as empresas que investem em benefícios personalizados e flexíveis não apenas aumentam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, mas também se destacam no mercado ao reduzir a rotatividade e atrair talentos.

Rodrigo Caiado

Empreendedorismo, Liderança
Entendimento e valorização das características existentes no sistema, ou affordances, podem acelerar a inovação e otimizar processos, demonstrando a importância de respeitar e utilizar os recursos e capacidades já presentes no ambiente para promover mudanças eficazes.

Manoel Pimentel

ESG, Liderança, times e cultura, Liderança
Conheça e entenda como transformar o etarismo em uma oportunidade de negócio com Marcelo Murilo, VP de inovação e tecnologia da Benner e conselheiro do Instituto Capitalismo Consciente.

Marcelo Murilo

ESG
Com as eleições municipais se aproximando, é crucial identificar candidatas comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres, garantindo maior representatividade e equidade nos espaços de poder.

Ana Fontes

ESG, Empreendedorismo
Estar na linha de frente da luta por formações e pelo desenvolvimento de oportunidades de emprego e educação é uma das frentes que Rachel Maia lida em seu dia-dia e neste texto a Presidente do Pacto Global da ONU Brasil traz um panorama sobre estes aspectos atuais.

Rachel Maia

Conteúdo de marca, Marketing e vendas, Marketing Business Driven, Liderança, times e cultura, Liderança
Excluído o fator remuneração, o que faz pessoas de diferentes gerações saírem dos seus empregos?

Bruna Gomes Mascarenhas

Blockchain
07 de agosto
Em sua estreia como colunista da HSM Management, Carolina Ferrés, fundadora da Blue City e partner na POK, traz atenção para a necessidade crescente de validar a autenticidade de informações e certificações, pois tecnologias como blockchain e NFTs, estão revolucionando a educação e diversos setores.
6 min de leitura
Transformação Digital, ESG
A gestão algorítmica está transformando o mundo do trabalho com o uso de algoritmos para monitorar e tomar decisões, mas levanta preocupações sobre desumanização e equidade, especialmente para as mulheres. A implementação ética e supervisão humana são essenciais para garantir justiça e dignidade no ambiente de trabalho.

Carine Roos

Gestão de Pessoas
Explorando a comunicação como uma habilidade crucial para líderes e gestores de produtos, destacando sua importância em processos e resultados.

Italo Nogueira De Moro