Comunidades: Marketing Makers, Estratégia e execução

Inspirar para inovar

Inspirar o time é uma maneira, também, de investir no negócio
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Uma das principais formas de empoderar alguém é lhe dando conhecimento e informação de qualidade. O profissional de hoje busca empresas que se conectem aos seus valores e propósitos, que proporcione a entrega de grandes projetos, que promovam vivências e experiências que o ajudem a melhorar também no âmbito pessoal.

Eu sempre fui muito curiosa e amo conhecer coisas novas. Como líder, sei também que estender esse contato ao grupo é um diferencial e uma preocupação para que o mindset do time seja impactado com novos pontos de vista.

Também me encanta o quanto podemos aprender ao ouvir outras pessoas. Eu aprendi na prática a ouvir o cliente e a observá-lo nos anos que trabalhei na P&G. Tive que ir muitas vezes aos pontos de venda para conversar com os consumidores, observar suas decisões, entender seus atos. Cheguei a “viver” – do café ao jantar – na casa de uma família de um bairro periférico de São Paulo, uma imersão para entender seu dia a dia, aspirações e como o cuidado do bebê influenciava emoções e decisões. Isso virou rotina, e hoje estimulo o time a [falar primeiro com o cliente.](https://www.revistahsm.com.br/post/investimento-em-customer-experience-diferencia-pmes) Entender sua dor, seu problema, como solucionar, o que falta. No nosso trabalho, o segredo é ouvir, observar, entender o que ainda não tem solução.

Aprender com quem já fez e é excelente em algo é um jeito incrível de pensar sob uma nova perspectiva. O outro já testou, viveu, errou e acertou, o que pode ser útil no nosso próprio cotidiano. Sem falar que [colocamos uma nova lente](https://www.revistahsm.com.br/post/o-futuro-sob-lentes-multifocais) e vemos tudo de um lugar que talvez nunca tenhamos estado.

## Novos questionamentos
Foi com esse mindset que começamos a trazer, na unico IDTech, nomes de referência para dividir com o time a sua expertise, suas vivências e dicas. A estratégia é conjunta, parte do [desenvolvimento do time](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-nova-experiencia-em-educacao-corporativa) e da empresa, que está aprendendo ao se aproximar de quem tem diferentes vivências. Chamamos por aqui de Voz da Experiência.

Funciona quase como uma esteira de produto, você convida alguém com propriedade no assunto, juntos, temos a oportunidade de expor pontos, perguntas. E nos questionamos: “Já olhamos sob aquela perspectiva?”, “Como isso afeta o que estou fazendo agora?”.

Já tivemos a presença do apresentador e empresário Luciano Huck falando sobre identidade no mundo, do publicitário Nizan Guanaes sobre mudanças, da mestra do Product Discovery Teresa Torres e da lenda do Product Management Marty Cagan, Rita Von Hant nos deu uma aula de diversidade, Emicida, de inclusão, entre muitos outros. Pessoas incríveis, que dividiram com a gente toda a sua bagagem pessoal e profissional para nos ajudar a ir mais longe e a pensar fora da caixa.
Nossos talentos não têm barreiras. Assim, o aprendizado tem de ser no mesmo ritmo, um investimento que gera orgulho de pertencer, produtividade e muita criatividade.

Se questionar e aprender é o caminho.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura