Comunidades: Marketing Makers, Estratégia e execução

Inspirar para inovar

Inspirar o time é uma maneira, também, de investir no negócio
Trocou as grandes corporações pelo mundo das startups e atualmente é CMO da unico, IDTech especializada em tecnologia para identidades digitais.

Compartilhar:

Uma das principais formas de empoderar alguém é lhe dando conhecimento e informação de qualidade. O profissional de hoje busca empresas que se conectem aos seus valores e propósitos, que proporcione a entrega de grandes projetos, que promovam vivências e experiências que o ajudem a melhorar também no âmbito pessoal.

Eu sempre fui muito curiosa e amo conhecer coisas novas. Como líder, sei também que estender esse contato ao grupo é um diferencial e uma preocupação para que o mindset do time seja impactado com novos pontos de vista.

Também me encanta o quanto podemos aprender ao ouvir outras pessoas. Eu aprendi na prática a ouvir o cliente e a observá-lo nos anos que trabalhei na P&G. Tive que ir muitas vezes aos pontos de venda para conversar com os consumidores, observar suas decisões, entender seus atos. Cheguei a “viver” – do café ao jantar – na casa de uma família de um bairro periférico de São Paulo, uma imersão para entender seu dia a dia, aspirações e como o cuidado do bebê influenciava emoções e decisões. Isso virou rotina, e hoje estimulo o time a [falar primeiro com o cliente.](https://www.revistahsm.com.br/post/investimento-em-customer-experience-diferencia-pmes) Entender sua dor, seu problema, como solucionar, o que falta. No nosso trabalho, o segredo é ouvir, observar, entender o que ainda não tem solução.

Aprender com quem já fez e é excelente em algo é um jeito incrível de pensar sob uma nova perspectiva. O outro já testou, viveu, errou e acertou, o que pode ser útil no nosso próprio cotidiano. Sem falar que [colocamos uma nova lente](https://www.revistahsm.com.br/post/o-futuro-sob-lentes-multifocais) e vemos tudo de um lugar que talvez nunca tenhamos estado.

## Novos questionamentos
Foi com esse mindset que começamos a trazer, na unico IDTech, nomes de referência para dividir com o time a sua expertise, suas vivências e dicas. A estratégia é conjunta, parte do [desenvolvimento do time](https://www.revistahsm.com.br/post/uma-nova-experiencia-em-educacao-corporativa) e da empresa, que está aprendendo ao se aproximar de quem tem diferentes vivências. Chamamos por aqui de Voz da Experiência.

Funciona quase como uma esteira de produto, você convida alguém com propriedade no assunto, juntos, temos a oportunidade de expor pontos, perguntas. E nos questionamos: “Já olhamos sob aquela perspectiva?”, “Como isso afeta o que estou fazendo agora?”.

Já tivemos a presença do apresentador e empresário Luciano Huck falando sobre identidade no mundo, do publicitário Nizan Guanaes sobre mudanças, da mestra do Product Discovery Teresa Torres e da lenda do Product Management Marty Cagan, Rita Von Hant nos deu uma aula de diversidade, Emicida, de inclusão, entre muitos outros. Pessoas incríveis, que dividiram com a gente toda a sua bagagem pessoal e profissional para nos ajudar a ir mais longe e a pensar fora da caixa.
Nossos talentos não têm barreiras. Assim, o aprendizado tem de ser no mesmo ritmo, um investimento que gera orgulho de pertencer, produtividade e muita criatividade.

Se questionar e aprender é o caminho.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Todo ano é de aprendizado, mas 2025 foi ainda mais

Crédito caro, políticas públicas em transição, crise dos caminhões e riscos globais expuseram fragilidades e forçaram a indústria automotiva brasileira a rever expectativas, estratégias e modelos de negócio em 2025

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Cultura organizacional
21 de novembro de 2025
O RH deixou de ser apenas operacional e se tornou estratégico - desmistificar ideias sobre cultura, engajamento e processos é essencial para transformar gestão de pessoas em vantagem competitiva.

Giovanna Gregori Pinto - Executiva de RH e fundadora da People Leap

3 minutos min de leitura
Inteligência Artificial, Liderança
20 de novembro de 2025
Na era da inteligência artificial, a verdadeira transformação digital começa pela cultura: liderar com consciência é o novo imperativo para empresas que querem unir tecnologia, propósito e humanidade.

Valéria Oliveira - Especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura

3 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de novembro de 2025
Construir uma cultura organizacional autêntica é papel estratégico do RH, que deve traduzir propósito em práticas reais, alinhadas à estratégia e vividas no dia a dia por líderes e equipes.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
18 de novembro de 2025
Com agilidade, baixo risco e cofinanciamento não reembolsável, a Embrapii transforma desafios tecnológicos em inovação real, conectando empresas à ciência de ponta e impulsionando a nova economia industrial brasileira.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

4 minutos min de leitura
Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
17 de novembro de 2025
A cultura de cocriação só se consolida quando líderes desapegam do comando-controle e constroem ambientes de confiança, autonomia e valorização da experiência - especialmente do talento sênior.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior

4 minutos min de leitura
Liderança
14 de novembro de 2025
Como dividir dúvidas, receios e decisões no topo?

Rubens Pimentel - CEO da Trajeto Desenvolvimento Empresarial

2 minutos min de leitura
Sustentabilidade
13 de novembro de 2025
O protagonismo feminino se consolidou no movimento com a Carta das Mulheres para a COP30

Luiza Helena Trajano e Fabiana Peroni

5 min de leitura
ESG, Liderança
13 de novembro de 2025
Saiba o que há em comum entre o desengajamento de 79% da força de trabalho e um evento como a COP30

Viviane Mansi - Conselheira de empresas, mentora e professora

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
12 de novembro de 2025
Modernizar o prazo de validade com o conceito de “best before” é mais do que uma mudança técnica - é um avanço cultural que conecta o Brasil às práticas globais de consumo consciente, combate ao desperdício e construção de uma economia verde.

Lucas Infante - CEO da Food To Save

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, ESG
11 de novembro de 2025
Com a COP30, o turismo sustentável se consolida como vetor estratégico para o Brasil, unindo tecnologia, impacto social e preservação ambiental em uma nova era de desenvolvimento consciente.

André Veneziani - Vice-Presidente Comercial Brasil & América Latina da C-MORE Sustainability

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança