Estratégia e Execução

Integre brincando

Gamificar promete socialização e aprendizado mais eficaz.

Compartilhar:

> **O game da DuPont** 
>
> Para a integração na DuPont, a i9Ação desenvolveu o Core Value Games. Cerca de 20 pessoas, reunidas em uma sala, são divididas em até cinco equipes para participar de um jogo com tabuleiro, cartas e fichas que dura três horas. 
>
> Cada equipe pega uma ficha contendo um dilema (“Você desliga o computador que seu colega esqueceu ligado?”) e desafia outra equipe a tomar uma decisão. Esta responde, as demais dizem se concordam com a resposta etc.  A opção correta está na ficha, com base nos valores corporativos. Quem acerta pontua.

A demanda por jogos está aquecida na área de RH. O motivo, como diz o pesquisador Kelvin Miller, é que, após 72 horas, os adultos retêm 10% do que ouviram em uma sala de aula e 85% do que vivenciaram (ouvir, ver e fazer). Como integrar novos colaboradores se eles absorverão 10% das informações? Muitas empresas estão partindo para o uso de jogos, que proporcionam o tripé ouvir-ver-fazer. 

Essa demanda está bem aquecida, por exemplo, na i9Ação, que há 14 anos produz jogos empresariais. “Os gestores de RH estão entendendo que a entrada de funcionários nas empresas ficou mais importante e deve ser renovada”, diz Fernando Seacero, sócio da i9Ação. 

A gamificação normalmente utiliza ferramentas integradas de material digital e físico. “A geração Y, até 35 anos, é apaixonada por games digitais e os mais velhos gostam de cartas”, explica Seacero. A i9Ação desenvolve o game sob demanda para cada cliente, mas há padrões comuns: todos devem ter regras e mecânica simples e ser desafiadores, ou não despertarão interesse.

 Toda integração gamificada também precisa ter um líder dentro da companhia, em geral alguém do RH, e recontar a história e os valores organizacionais. Como os objetivos principais são criar memória de longo prazo e aumentar o engajamento, um game integrador deve conseguir estimular as três grandes partes do sistema nervoso central: o cérebro reptiliano, o límbico e o neocórtex.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança
29 de outubro de 2025
O futuro da liderança não está no controle, mas na coragem de se autoconhecer - porque liderar os outros começa por liderar a si mesmo.

José Ricardo Claro Miranda - Diretor de Operações da Paschoalotto

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
28 de outubro 2025
A verdadeira virada digital não começa com tecnologia, mas com a coragem de abandonar velhos modelos mentais e repensar o papel das empresas como orquestradoras de ecossistemas.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de outubro de 2025
Programas corporativos de idiomas oferecem alto valor percebido com baixo custo real - uma estratégia inteligente que impulsiona engajamento, reduz turnover e acelera resultados.

Diogo Aguilar - Fundador e Diretor Executivo da Fluencypass

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Inovação & estratégia
25 de outubro de 2025
Em empresas de capital intensivo, inovar exige mais do que orçamento - exige uma cultura que valorize a ambidestria e desafie o culto ao curto prazo.

Atila Persici Filho e Tabatha Fonseca

17 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de outubro de 2025
Grandes ideias não falham por falta de potencial - falham por falta de método. Inovar é transformar o acaso em oportunidade com observação, ação e escala.

Priscila Alcântara e Diego Souza

6 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2025
Alta performance não nasce do excesso - nasce do equilíbrio entre metas desafiadoras e respeito à saúde de quem entrega os resultados.

Rennan Vilar - Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional.

4 minutos min de leitura
Uncategorized
22 de outubro de 2025
No setor de telecom, crescer sozinho tem limite - o futuro está nas parcerias que respeitam o legado e ampliam o potencial dos empreendedores locais.

Ana Flavia Martins - Diretora executiva de franquias da Algar

4 minutos min de leitura
Marketing & growth
21 de outubro de 2025
O maior risco do seu negócio pode estar no preço que você mesmo definiu. E copiar o preço do concorrente pode ser o atalho mais rápido para o prejuízo.

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

5 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde
20 de outubro de 2025
Nenhuma equipe se torna de alta performance sem segurança psicológica. Por isso, estabelecer segurança psicológica não significa evitar conflitos ou suavizar conversas difíceis, mas sim criar uma cultura em que o debate seja aberto e respeitoso.

Marília Tosetto - Diretora de Talent Management na Blip

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
17 de outubro de 2025
No Brasil, quem não regionaliza a inovação está falando com o país certo na língua errada - e perdendo mercado para quem entende o jogo das parcerias.

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom

3 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #169

TECNOLOGIAS MADE IN BRASIL

Não perdemos todos os bondes; saiba onde, como e por que temos grandes oportunidades de sucesso (se soubermos gerenciar)