Gestão de pessoas, Tecnologia e inovação
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Inteligência Artificial e Gestão de Pessoas: como incorporar essa realidade nas empresas sem desumanizá-la?

A IA está revolucionando o setor de pessoas e cultura, oferecendo soluções que melhoram e fortalecem a interação humana no ambiente de trabalho.

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A Inteligência Artificial (IA) já não é mais uma promessa distante do futuro; ela é uma realidade que está transformando o presente. De acordo com um estudo de 2021 da [PwC](https://www.pwc.com.br/pt/estudos/preocupacoes-ceos/mais-temas/2021/reinventando-o-futuro/ia-uma-oportunidade-em-meio-a-crise.html), 70% das empresas já adotaram algum nível de IA em suas operações.

No setor de Recursos Humanos, surge como uma ferramenta para otimizar processos, desde a triagem de candidatos até a análise de clima organizacional, oferecendo soluções que podem revolucionar a forma de gerenciar talentos. No entanto, a chave está em usar essas tecnologias de que maneira que valorizem, e não desumanizem, a interação com as pessoas.

A crise gerada pela Covid-19 impulsionou a adoção de tecnologias emergentes, levando 85% das empresas consultadas pela Bain & Company a planejarem a implementação de IA nos próximos anos. Esse movimento também é evidente no Brasil, onde 60% das empresas estão prontas para investir em IA, conforme dados da IBM.

No setor de Pessoas e Cultura, a IA não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. É importante entender que a IA não deve ser uma tomadora de decisões, mas, sim, um assistente na tomada de decisão. Com isso em mente, a IA tem ajudado significativamente na triagem de candidatos com entrevistas mais assertivas, análise de perfil comportamental, construção de trilhas de desenvolvimento, análise de currículos e orientação sobre adequação de funções dentro dos times.

# Enfrentando o medo da desumanização

Uma das maiores preocupações com a IA é o potencial de desumanização, especialmente em processos que tradicionalmente envolvem muita interação pessoal. Fernando reconhece esse medo, mas acredita que a IA pode, na verdade, fortalecer a relação humana se usada corretamente.

A automação de processos que envolvem interações humanas traz o medo de desumanizar processos sensíveis e endurecer a cultura da empresa. Apesar desse receio, é crescente a necessidade de aprimorar o olhar humano e trazer mais equidade aos processos, orientando as lideranças sobre como ajudar o talento a se desenvolver e mapear como extrair o melhor de cada membro da equipe, de acordo com seus perfis.

# Ética e transparência: os pilares do uso de IA em Pessoas e Cultura

A ética e a transparência são fundamentais quando se trata do uso de IA, especialmente no manejo de dados sensíveis. Assim, quando se trata de Gestão de Pessoas e Cultura, essas ferramentas devem estar devidamente automatizadas para contribuir de modo adequado, complementando que a IA é um recurso a ser usado como meio, e não fim.

Acelerar a área de Pessoas e Cultura não significa deixar de olhar para as pessoas; essa aceleração deve ser baseada em análises criteriosas e decisões assertivas e justas. Para isso, a IA entra como uma ferramenta de apoio, e não como substituta. Para garantir um uso justo, é crucial treinar adequadamente as ferramentas generativas antes de criar os prompts, o que pode ser um desafio.

# Benefícios e tendências: eficiência e foco nas pessoas

A IA está capacitando as equipes de Pessoas e Cultura a focarem no que realmente importa: as pessoas. O executivo conta que, uma ferramenta de análise de clima organizacional que fornece insights sobre a satisfação dos colaboradores em tempo real de forma extremamente rápida, assim destaca para as lideranças os pontos de melhoria no bem-estar do time e no fortalecimento da cultura.

Em apenas um dia, realiza uma análise de clima e humor empresarial, que, antes, poderia levar meses para ser consolidada. Essa tecnologia nos permite identificar rapidamente áreas de melhoria e agir proativamente para fortalecer a cultura organizacional.

# Case: tracker de humor empresarial

A felicidade corporativa ganhou relevância depois da pandemia do covid-19. Ser corporativamente feliz no trabalho faz com que os colaboradores tripliquem sua capacidade de inovação, sejam 31% mais produtivos e 85% mais eficientes, de acordo com pesquisa da Harvard Business Review.

Com base na identificação dessa necessidade das empresas, a Refuturiza criou a ferramenta de humor empresarial dentro da plataforma Refuturiza 360º. Nessa ferramenta, os colaboradores fazem comentários simples e indicam como estão se sentindo. A plataforma, então, categoriza esses feedbacks e indica aos gestores as áreas que precisam de atenção e da proposição de ações.

Em cases recentes da plataforma, em menos de três meses, os gestores conseguiram reverter a falta de motivação de seus colaboradores, com base na identificação de sua insatisfação e na criação de ações de engajamento, alcançando um aumento de produtividade de cerca de 30%.

No caso específico da aplicação aos colaboradores internos da Refuturiza, conseguimos priorizar ações fundamentais dentro da empresa, o que aumentou significativamente a produtividade da equipe e, principalmente, melhorou o ambiente de trabalho como um todo.

# Cases: o uso de IA para diminuição de gastos com recrutamento

Processos de seleção de novos talentos geram custos para as empresas. Isso porque, a cada nova contratação, o setor de RH dedica tempo de trabalho para estruturar a vaga, analisar os currículos e entrevistar os candidatos, assim como para elaborar materiais de divulgação e impulsionar os anúncios de vagas — seja organicamente ou por meio de tráfego pago. Além disso, nesse processo, uma escolha errada pode custar até 15 mil dólares, de acordo com estudo do centro de pesquisas Center for American Progress.

Neste aspecto, a IA tem revolucionado o processo de recrutamento e seleção, diminuindo os custos financeiros e o tempo do processo de seleção, devido à exatidão conquistada pela atuação de máquinas para análise de habilidades e alinhamento entre expectativa e realidade.

Há outros tipos de exemplos, como a Refuturiza vem demonstrando. Algumas utilizam a base no perfil do candidato e nas necessidades da vaga, o bot realiza a entrevista de triagem, qualifica todos os candidatos, resume o currículo de acordo com as expectativas da vaga e cria um relatório individual com base na entrevista e no currículo, gerando resumos detalhados de cada candidato, destacando suas qualidades e preocupações em relação à vaga.

Essa ferramenta contribui para uma redução de até 80% do tempo dedicado à triagem de currículos e acelera em até 75% a velocidade de tomada de decisão na hora da contratação. Construir este módulo é permitir que uma pessoa recrutadora crie uma vaga na sexta-feira à tarde, descanse no fim de semana e, na segunda-feira pela manhã, já tenha dezenas de candidaturas triadas, qualificadas e ordenadas. Isso permite que a equipe de P&C se concentre nas interações humanas mais significativas, garantindo um processo mais eficiente e centrado nas pessoas, com a tomada de decisão se mantendo nas mãos de humanos.

# Tendências futuras: o foco nas pessoas em um mundo tecnológico

O futuro da gestão de pessoas está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento do capital humano. A mudança de percepção dos colaboradores – de ‘recursos’ para ‘pessoas’ – reflete a direção que estamos tomando. O desenvolvimento do capital humano será cada vez mais valorizado e a soma das inteligências dessas pessoas será o motor dos principais negócios do futuro.

Para navegar com sucesso nessa nova era, os profissionais de Pessoas e Cultura precisam desenvolver um entendimento profundo dos objetivos estratégicos da empresa e alinhar as competências e perfis comportamentais de seus colaboradores com essas metas.

É importante que os profissionais que lidam com pessoas desenvolvam um olhar cada vez mais voltado para os negócios. Compreender o objetivo estratégico da empresa e ser capaz de estruturar cargos, funções, competências e perfis comportamentais fará toda a diferença em um futuro próximo.

Essa compreensão envolve também saber escolher as melhores ferramentas de Inteligência Artificial para alcançar os objetivos da empresa. Estamos saindo da era dos dados e informações e entrando na era dos insights e da inovação. Para isso, as pessoas são fundamentais e insubstituíveis, e a área de Pessoas e Cultura será o principal alicerce de qualquer organização. As ferramentas de IA estão à nossa disposição para atingir nossas metas com mais facilidade e rapidez.

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