Agronegócio, Transformação Digital
Oferecido por:

Inteligência artificial no agronegócio: aplicações mais atualizadas no campo

Continuando o assunto sobre os usos de IA no agronegócio, desta vez Juliana Chini nos traz as aplicações mais inovadores que estão ocorrendo neste momento no mundo agro.
A Rural Ventures, em parceria com o Hub Agro do Learning Village, está como colunista especializada no mundo do agronegócio. A startup é formada por empreendedores e investidores, que buscam pessoas e soluções que possuam um propósito simples e claro, construir empresas que irão mudar a forma como o Brasil produz e alimenta o mundo. Dentro de nosso ecossistema atuamos com informação, networking entre empresas, agricultores, inovação e investimento.

Compartilhar:

*Por Juliana Chini**

Na última [edição da nossa coluna](https://www.revistahsm.com.br/post/inteligencia-artificial-no-agronegocio-os-robos-vao-a-campo), apresentamos o conceito e contexto de [Inteligência Artificial (I.A.) no agronegócio](https://conteudo.ruralventures.com.br/inteligencia-artificial-agronegocio) e dados que demonstram a importância da tecnologia para uma produção mais eficiente e sustentável. Na atual, vamos explorar os principais tipos de aplicações na I.A. Dentro da lavoura, destaca-se:

# Monitoramento agropecuário
Sistemas de inteligência artificial podem analisar dados oriundos de sistemas de IoT (Internet of Things, traduzido como Internet das Coisas) – como sensores, câmeras, estações meteorológicas – além de softwares e aplicativos e satélite, que coletam dados das lavouras, animais, maquinários, clima e outros ambientais.

No caso da agricultura, com o processamento destes dados, a I.A. pode identificar uma ocorrência de pragas e doenças, momento ideal para aplicação de defensivos, fertilizantes, irrigação, além de obter mapas de fertilidade, relevo e produtividade.

Na pecuária, é possível identificar a ocorrência ou probabilidade de doenças e problemas de reprodução, estresse, comportamento e peso dos animais. Também já é possível detectar pragas, como carrapatos e vermes, e sistemas automatizados aplicam pesticidas de forma precisa.

# Previsão meteorológica
A I.A. facilita a previsão do tempo ao processar rapidamente grandes quantidades de dados atmosféricos, informações de satélites, radares e estações meteorológicas. Os parâmetros incluem temperatura, umidade, velocidade do vento e pressão do ar. Os algoritmos de IA processam estes dados para criar modelos preditivos. Estes modelos analisam padrões históricos e condições atuais para prever eventos climáticos futuros e identificar padrões nos dados que não são fáceis de ver nas equações das previsões tradicionais. E estas descobertas para melhorar a precisão das previsões meteorológicas.

O uso da I.A. para a meteorologia é benéfica para todos os setores, empresas e pessoas. Recentemente, o Bezos Earth Fund, veículo filantrópico do bilionário Jeff Bezos, [anunciou US$100 milhões em doações para acelerar soluções baseadas em inteligência artificial](https://capitalreset.uol.com.br/clima/fundo-de-bezos-lanca-desafio-de-us-100-mi-para-uso-de-ia-no-clima/) com foco no combate às mudanças climáticas e à perda da biodiversidade, por meio da iniciativa “AI for Climate and Nature Grand Challenge”.

No caso da agropecuária, beneficia tanto o manejo no campo, como a prevenção de perdas relacionadas às intempéries climáticas, sendo até mesmo atrelada a seguros e financiamento agrícola, e estimativas de produtividade.

# Máquinas autônomas

As máquinas não tripuladas, ou autônomas, são equipadas com sensores avançados, sistemas de GPS e inteligência artificial. Na pecuária, as máquinas autônomas também auxiliam em atividades como ordenha de vacas, alimentação automatizada, limpeza de instalações e até mesmo acondicionamento de produtos lácteos.

Entre os benefícios, além de poderem operar 24h por dia, também realizam as atividades com precisão, otimizando a aplicação de insumos (como defensivos químicos). Assim, podem reduzir os custos, além do impacto ambiental e humano. Por este motivo, o mercado de equipamentos agrícolas autônomos deverá crescer mais de 6% CAGR (taxa de crescimento anual composta) entre 2021 e 2027, e as remessas da indústria devem superar 210 mil unidades até 2027, de acordo com o [relatório Global Market Insights](https://www.gminsights.com/industry-analysis/autonomous-farm-equipment-market).

# Seleção genética

O [melhoramento genético](https://ruralventures.com.br/ciencia-da-semente-ao-prato-melhoramento-genetico-impulsionando-a-produtividade/) é um conjunto de técnicas e práticas utilizadas para modificar geneticamente plantas e animais, com o objetivo de aprimorar características desejáveis. A I.A. auxilia na análise de grande quantidade de dados genéticos e identificar as variedades e animais com maior potencial produtivo.E o melhoramento não só eleva o desempenho animal e vegetal, como também aprimora as práticas sustentáveis e aumenta a rentabilidade para os criadores.

# Gerenciamento da operação agrícola

A I.A. também é utilizada para monitorar a qualidade dos produtos, prever a demanda, preços de compra de insumos, venda de commodities, otimizar rotas de distribuição e gerenciar estoques de forma eficaz. Também pode ser utilizada para estimativas de safra, importante na obtenção de seguro e crédito agrícola.

# Rastreabilidade

A I.A. permite o rastreamento preciso dos produtos desde o campo até o consumidor final, melhorando a transparência e a segurança alimentar. No caso da pecuária, há o desenvolvimento de algoritmos que identificam bovinos individualmente no campo por meio de imagens. A soja também possui bons exemplos de rastreabilidade com uso de I.A. e tecnologia geospacial.

Espero que tenha compreendido melhor as diversas abordagens práticas da I.A. no agronegócio e até a próxima edição!

*Juliana Chini é Economista formada na Esalq-USP e Mestre em gestão internacional pela ESPM, com mais de 14 anos de experiência na área de marketing e inovação em alimentos e agronegócios. É fundadora do Blog da Carne, da Newsletter Sementis, Colunista da Futurecom Digital, Revista HSM Management e Head de Open Innovation na Rural Ventures, onde lidera o Rural Insights. Mulher, sonhadora, trabalha pelo agro mais inovador, inclusivo e sustentável.

Compartilhar:

A Rural Ventures, em parceria com o Hub Agro do Learning Village, está como colunista especializada no mundo do agronegócio. A startup é formada por empreendedores e investidores, que buscam pessoas e soluções que possuam um propósito simples e claro, construir empresas que irão mudar a forma como o Brasil produz e alimenta o mundo. Dentro de nosso ecossistema atuamos com informação, networking entre empresas, agricultores, inovação e investimento.

Artigos relacionados

A contradição que desafia a ONU: É possível falar em inclusão global sem Taiwan?

Em um momento em que a ONU afirma buscar a reconstrução da confiança internacional, o debate sobre a exclusão de Taiwan recoloca uma questão fundamental para a governança global: como defender representatividade, cooperação e direitos universais quando milhões de pessoas permanecem à margem de importantes fóruns internacionais? O artigo analisa as implicações jurídicas, geopolíticas e econômicas dessa controvérsia e seus impactos sobre a estabilidade global.

O próximo Pix será de competências

Imagine carregar, em um único ambiente digital, diplomas, cursos, certificações e qualificações profissionais, todos verificáveis em segundos. O artigo explora como a combinação entre credenciais digitais, blockchain e identidade digital pode redefinir a forma como pessoas comprovam suas competências e como o país acompanha a evolução da educação e da empregabilidade.

Thought leadership: quando a ideia vale mais que a visibilidade

Palcos, entrevistas e redes sociais ampliam alcance, mas não constroem autoridade por si só. O artigo explora como empresas e executivos podem desenvolver influência genuína em um cenário em que a confiança se tornou mais pessoal, mais seletiva e cada vez mais vinculada à qualidade do pensamento que produzem e compartilham.

A IA não vai tornar o trabalho mais humano. Nós é que precisamos fazer isso.

A tecnologia está mudando a forma como criamos, trabalhamos e tomamos decisões. Mas existe uma diferença fundamental entre processar informação e acumular vivência. O artigo propõe uma reflexão sobre pensamento crítico, criatividade e o papel das chamadas “power skills” em um cenário onde a inteligência artificial amplia capacidades, mas não substitui experiências humanas.

Por que você deve reconsiderar a rota enquanto ela ainda funciona

Poucos elementos são tão perigosos quanto um sistema que parece funcionar bem o suficiente para não ser questionado. No universo das parcerias, resultados de curto prazo podem mascarar desalinhamentos estratégicos, limitações de escala e modelos que já não atendem às necessidades futuras da empresa.

Estratégia, Direito, Regulação & Compliance
3 de outubro de 2026 08H00
Em um momento em que a ONU afirma buscar a reconstrução da confiança internacional, o debate sobre a exclusão de Taiwan recoloca uma questão fundamental para a governança global: como defender representatividade, cooperação e direitos universais quando milhões de pessoas permanecem à margem de importantes fóruns internacionais? O artigo analisa as implicações jurídicas, geopolíticas e econômicas dessa controvérsia e seus impactos sobre a estabilidade global.

Márcio Coimbra - CEO da Casa Política e Presidente-Executivo do Instituto Monitor da Democracia

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
2 de outubro de 2026 14H00
Imagine carregar, em um único ambiente digital, diplomas, cursos, certificações e qualificações profissionais, todos verificáveis em segundos. O artigo explora como a combinação entre credenciais digitais, blockchain e identidade digital pode redefinir a forma como pessoas comprovam suas competências e como o país acompanha a evolução da educação e da empregabilidade.

Carolina Ferrés - Diretora POK Brasil

Oferecido por: POK
11 minutos min de leitura
Cultura organizacional
2 de outubro de 2026 08H00
Medo e pressão são ótimos para o resultado. Desde que você não precise das mesmas pessoas no trimestre seguinte.

Thais Requito - Palestrante, consultora e pesquisadora em saúde mental e trabalho sustentável

4 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Comunicação, Estratégia
1º de outubro de 2026 14H00
Palcos, entrevistas e redes sociais ampliam alcance, mas não constroem autoridade por si só. O artigo explora como empresas e executivos podem desenvolver influência genuína em um cenário em que a confiança se tornou mais pessoal, mais seletiva e cada vez mais vinculada à qualidade do pensamento que produzem e compartilham.

Caetano Tona - Fundador da Life Lab, TEDx Organizer e Professor de Comunicação na ESPM

10 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
1º de outubro de 2026 08H00
A tecnologia está mudando a forma como criamos, trabalhamos e tomamos decisões. Mas existe uma diferença fundamental entre processar informação e acumular vivência. O artigo propõe uma reflexão sobre pensamento crítico, criatividade e o papel das chamadas “power skills” em um cenário onde a inteligência artificial amplia capacidades, mas não substitui experiências humanas.

Carol Martins - CEO da SOAP

Oferecido por SOAP
3 minutos min de leitura
Estratégia e Execução
30 de setembro de 2026 14H00
Poucos elementos são tão perigosos quanto um sistema que parece funcionar bem o suficiente para não ser questionado. No universo das parcerias, resultados de curto prazo podem mascarar desalinhamentos estratégicos, limitações de escala e modelos que já não atendem às necessidades futuras da empresa.

Juliana Tubino - Cofundadora do Ecossistema Octo e coautora do best-seller Ecossistema de Parceiros: Método Octo.

6 minutos min de leitura
ESG
30 de setembro de 2026 08H00
Dados recentes mostram uma queda significativa na representação de grupos historicamente sub-representados na comunicação das empresas. Mais do que uma questão de imagem, a mudança reacende discussões sobre consistência, coragem institucional e a capacidade das marcas de sustentar seus valores quando eles deixam de ser consenso.

Dilma Campos - Copresidente da Mark Up

3 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de setembro de 2026 14H00
Dois jovens iniciaram a carreira no mesmo programa de trainees, com formações semelhantes e perspectivas promissoras. Trinta anos depois, vivem realidades profissionais e financeiras muito diferentes. A partir dessa história, o artigo propõe uma reflexão sobre como empresas podem contribuir para trajetórias mais sustentáveis e equitativas ao longo de toda a vida.

Fran Winandy - CEO da Acalântis Services, Consultora, Palestrante e Professora nas áreas de Diversidade Geracional, Etarismo e Longevidade

10 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
29 de setembro de 2026 08H00
Enquanto algumas organizações reduzem contratações de profissionais em início de carreira graças aos ganhos de produtividade proporcionados pela inteligência artificial, outras fazem exatamente o oposto e ampliam seus programas de formação. O motivo é simples: toda vaga júnior eliminada hoje pode se transformar em uma escassez de profissionais experientes amanhã.

Marcelo Murilo - Co-Fundador e VP de Inovação e Tecnologia do Grupo Benner, Embaixador e membro do Senior Advisory Board do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. Embaixador e Membro da Comissão ESG da Board Academy BR.

10 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho, Liderança
28 de setembro de 2026 14H00
Lideranças são constantemente cobradas a desenvolver equipes engajadas, seguras e resilientes. Mas o que acontece quando elas recebem a responsabilidade pela mudança sem tempo, recursos ou autonomia para promovê-la? Uma reflexão sobre o limite entre responsabilidade individual e responsabilidade organizacional.

Indira Leite - Consultora em Educação Corporativa e Mestre em Psicologia Organizacional, Especialista em Engajamento de Equipes.

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução