Empreendedorismo

Intraempreendedorismo de impacto no Brasil

Evento da Semana Global do Intraempreendedor traduz a lógica de um ecossistema propício para o desenvolvimento do Intraempreendedorismo no país
É sócia-fundadora da pares estratégia & desenvolvimento e cofundadora do Centro de Intraempreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Integra o time global da League of Intrapreneurs como catalisadora no Brasil, o Sistema B Brasil como membro do conselho deliberativo e a rede de lideres responsáveis da Fundação BMW.

Compartilhar:

Desde março de 2020, quando oficialmente nos reconhecemos diante de algo “novo” chamado pandemia, um mar de acontecimentos involuntários nos levaram a tomar novas decisões voluntárias em dimensões nunca pensadas em relação ao trabalho.

Por um lado, fomos convidados a pensar nossa atuação social por meio das empresas onde trabalhávamos, mas, ao mesmo tempo, estamos tomando decisões a partir de janelas virtuais, a partir de nossas casas, cuidando simultaneamente da escola remota dos nossos filhos.

Todavia, depois de mais de um ano inteiro em que até os mais estratégicos tiveram que entrar no modo de operação, em que agendas precisaram ser revisitadas em bases semanais, em que todos tivemos que viabilizar um novo olhar para nossos pares – dentro das empresa e fora dela –, questiono: a quem compete a iniciativa de usar a força dos negócios, e de suas cadeias de valor, a favor dos desafios da sociedade e da proteção dos recursos naturais?

A expectativa em relação a todos que estão ligados a negócios cresceu. Segundo a edição 2021 da série histórica do Edelman Trust Barometer, ou Barômetro da Confiança, o índice de confiança nos negócios aumentou dois pontos entre 2020 e 2021, sendo as instituições mais confiáveis para 61% dos respondentes. Acima das ONGs que atingiram 57%, governo 53% e mídia 51%. E, para os respondentes, consumidores e colaboradores devem assumir o seu lugar à mesa. Para 62%, os colaboradores têm o poder de influenciar as corporações a mudar.

Atitudes intraempreendedoras passaram a ser mais comuns, até de forma compulsória para alguns, diante do novo modo sobrevivência. Muitas das empresas experimentaram a prática, mesmo não tendo planejado. Seja para as empresas mais maduras ou menos experientes na temática ESG, torna-se ainda mais clara a importância de cuidar e consolidar uma [cultura mais intraempreendedora](https://www.revistahsm.com.br/post/intraempreender-e-ir-ale-m-da-palavra-bonita), em que as pessoas podem empreender mais facilmente usando a força de uma grande engrenagem corporativa.

Em 2016, quando entrei em contato com a Liga de Intraempreendedores e com o “intraempreendedorismo”, muito menos pessoas sabiam o que era esse termo. Por vezes, parecia algo mais de nicho, restrito a áreas de sustentabilidade, quando, na verdade, já víamos também na comunidade brasileira um número crescente de intraempreendedores de áreas de gestão de pessoas, de produto, desenvolvimento de negócios, comunicação e inovação.

O que aconteceu na comunidade brasileira, de 2016 para cá, contei num artigo que escrevi no ano passado para o [Capitalismo Consciente](https://www.ccbrasil.cc/post/intraempreendedorismo-de-impacto), quando estávamos convidando a sociedade brasileira, numa chamada aberta, a reconhecer intraempreendedores de impacto. Nesse processo, recebemos 75 nomes e, após um processo de seleção feito por um comitê curador, chegamos aos 25 intraempreendedores, e 20 deles viveram a jornada do [Caleidoscópio 2020](https://www.ccbrasil.cc/post/caleidoscopio-2020).

Desse grupo, emergiram ideias, dentre elas fazer planejamento estratégico participativo (PEP), uma metodologia já consagrada para comunidades e redes de impacto. O processo começou em janeiro deste ano, engajando 67 lideranças num processo de construção utilizando a inteligência coletiva para desenhar, em conjunto, imagens de futuro, bem como obstáculos e grandes linhas de ação para a comunidade Brasil até 2023.

## Ecossistema pronto para o intraempreendedorismo

Queremos ampliar o impacto, com base na mesma teoria de mudança da comunidade global: destravar o potencial humano dentro de grandes e poderosas organizações e acelerar a agenda 2030, gerando soluções para o atingimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Alguns dados trazidos pelo Diagnóstico do PEP apontam que o ecossistema empresarial brasileiro está propício à oferta de iniciativas e serviços voltados ao desenvolvimento de liderança e cultura intraempreendedora, de acordo as seguintes perspectivas:

– Os pontos de suporte mais demandados pelos intraempreendedores são rede de relacionamento (30%), comunidade de prática (27%) e suporte da alta direção (25%).

– 94% dos respondentes já realizaram alguma iniciativa de Intraempreendedorismo de impacto. No entanto, 56% ainda não participaram de qualquer capacitação em liderança intraempreendedora nas suas organizações.

– 75% acreditam que suas organizações irão trabalhar o tema Intraempreendedorismo nos próximos 3 anos.

– 44% acreditam que a maturidade organizacional para o tema da inovação para impacto socioambiental positivo ainda é mediana.
A comunidade local, assim como a global, reconhece a relevância de estar entre pares para lidar com os desafios atuais. Com o aumento da pressão da sociedade, e das próprias empresas junto aos seus parceiros comerciais, por respostas das empresas, intraempreendedores de impacto viram crescer a relevância e a atenção relacionada ao escopo de seu trabalho. Ou seja, o Intraempreendedorismo está no holofote.

A Liga foi reconhecida por 89% dos respondentes como uma comunidade que pode fazer avançar a agenda 2030 de impacto socioambiental positivo, e reconhecida como importante para o trabalho dos intraempreendedores ao catalisar rede e networking (36%), disseminar cases e conhecimento (19%) e inspirar a prática intraempreendedora (17%).

## Janelas intraempreendedoras

Se você se considera um intraempreendedor, ou se considera um curioso quanto a essa prática, nas próximas semanas acontece o festival global, e com ele a oportunidade de se conectar com inovadores de impacto de todo o mundo. De 7 a 10 de junho acontecerá a segunda edição da Semana Global do Intraempreendedor, GIW. Em 2020, representou o primeiro evento global dedicado exclusivamente a intraempreendedores e impacto, com mais de 2800 participantes. O Brasil foi o segundo país com maior número de inscritos, dentre os 87 países participantes.

O tema deste ano, ‘Tornando o invisível, visível’, despertará o mundo para o papel dos “empreendedores de dentro” como motores integrais de inovação e mudança positiva. A GIW2021 será uma celebração do papel dos intraempreendedores no mundo pós-COVID19. E, nesse momento de tantas conexões e diálogo, a comunidade da Liga Brasil levará para o festival dois painéis voltados para o público brasileiro, e em português:

No dia 8, às 17h30: Intraempreendedorismo de Impacto no Brasil: experiências e perspectivas de futuro. E no dia 9, às 18h: Intraempreendedorismo e estratégia de Impacto B. As sessões são abertas e gratuitas, e todos estão convidados. Basta se inscrever gratuitamente. Já a programação na íntegra pode ser conferida no site da League of Intrapreneurs.

“A pandemia expôs as muitas fragilidades e desigualdades das sociedades em todo o mundo. Esta é a década mais importante da humanidade e cabe a nós projetar e investir em um futuro que não deixa ninguém para trás – um futuro melhor, limpo, verde e mais justo. Não podemos fazer isso sozinhos. Precisamos liberar o intraempreendedorismo de todos: nossos colegas de trabalho, nossos parceiros de negócios e cidadãos “, ressaltou Mercedes Gutierrez, Head de Comunidades de Impacto Social, Grupo Ingka (IKEA).

## Desafio coletivo

Por fim, vale ressaltar que a década de 2020 tem sido chamada de “a década da ação”, pois ela precede o ano-alvo dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável de 2030. Acredito que, para a complexidade dos desafios que temos pela frente, ela é mais que uma década de ação, mas de convergência, alianças e parcerias.

Precisaremos aprender a somar competências, a aprender coletivamente e de forma ágil e multidisciplinar. Assim precisamos construir versões customizadas para nossos países com base em exemplos criados em países com realidades bem distintas. E nada melhor que comunidades de aprendizagem e prática para nos reconhecermos pares nesses desafios coletivos.

*Gostou do artigo do Alda Marina Campos? Saiba mais sobre intraempreendedorismo assinando [nossas newsletters](https://www.revistahsm.com.br/newsletter) e escutando [nossos podcasts](https://www.revistahsm.com.br/podcasts) em sua plataforma de straming favorita*

Compartilhar:

Artigos relacionados

O futuro do trabalho será criativo, conectado e escalável

A IA vai tirar empregos ou reinventar o trabalho? A pergunta mais comum sobre inteligência artificial ainda gira em torno da substituição de empregos. O artigo propõe uma reflexão sobre o futuro das carreiras, questionando a estrutura tradicional das organizações e defendendo um modelo em que pessoas se concentram cada vez mais em criar, conectar, verificar e escalar, enquanto a IA assume grande parte das atividades operacionais.

Criatividade deixou de ser campanha. Tornou-se estratégia.

O artigo defende que a criatividade deixou de ser um recurso pontual para se tornar uma capacidade organizacional capaz de conectar tecnologia, inovação, cultura e estratégia, sustentando o crescimento contínuo e a relevância das empresas no longo prazo.

O que os lugares ensinam sobre controle

Marca de empresa é criada, marca de lugar é descoberta. Os gestores corporativos têm muito o que aprender com o “place branding” sobre gerir algo que não tem dono

Circulando pelo mundo, com sotaque brasileiro

Os padrões abertos já permitem que uma credencial de competência seja lida em qualquer país. O que ela significa depende de quem constrói o trilho por onde ela passa. Europa e Ásia já fizeram essa escolha, e o Brasil tem todas as peças para fazer a sua.

Inovação & estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
23 de outubro de 2026 08H00
A IA vai tirar empregos ou reinventar o trabalho? A pergunta mais comum sobre inteligência artificial ainda gira em torno da substituição de empregos. O artigo propõe uma reflexão sobre o futuro das carreiras, questionando a estrutura tradicional das organizações e defendendo um modelo em que pessoas se concentram cada vez mais em criar, conectar, verificar e escalar, enquanto a IA assume grande parte das atividades operacionais.

Thierry Cintra Marcondes - Conselheiro, Influenciador e Professor

10 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
22 de outubro de 2026 15H00
O artigo defende que a criatividade deixou de ser um recurso pontual para se tornar uma capacidade organizacional capaz de conectar tecnologia, inovação, cultura e estratégia, sustentando o crescimento contínuo e a relevância das empresas no longo prazo.

Thais Lima - Diretora da MarkUp

2 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
22 de outubro de 2026 08H00
O artigo explora como a colaboração entre montadoras, startups, centros de pesquisa e programas de fomento está acelerando a criação de soluções centradas na experiência humana, mostrando que o futuro da mobilidade será construído pela capacidade de conectar tecnologia, ecossistemas de inovação e necessidades reais da sociedade.

Ana Claudia Didier -

4 minutos min de leitura
Marketing, Estratégia
21 de outubro de 2026 12H00
Marca de empresa é criada, marca de lugar é descoberta. Os gestores corporativos têm muito o que aprender com o “place branding” sobre gerir algo que não tem dono

Caio Esteves

6 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de outubro de 2026 08H00
Os padrões abertos já permitem que uma credencial de competência seja lida em qualquer país. O que ela significa depende de quem constrói o trilho por onde ela passa. Europa e Ásia já fizeram essa escolha, e o Brasil tem todas as peças para fazer a sua.

Carolina Ferrés - Diretora POK Brasil

Oferecido por POK Brasil
8 minutos min de leitura
ESG, Liderança
20 de outubro de 2026 08H00
Ao celebrar 13 anos de atuação, o Grupo Mulheres do Brasil reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e diversa. Mas sua trajetória revela um impacto que vai além das causas e dos projetos: a força de uma rede capaz de conectar mulheres, criar oportunidades, fortalecer vínculos e promover desenvolvimento pessoal e coletivo.

Alexandra Segantin - CEO do Grupo Mulheres do Brasil

3 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
19 de outubro de 2026 14H00
Ao acompanhar o desenvolvimento de um levain, o autor encontrou paralelos inesperados com a vida nas organizações. Alimentar, observar, ajustar o ambiente e respeitar o tempo do processo são gestos que ajudam a entender uma das funções mais importantes da liderança: criar condições para que pessoas e equipes alcancem seu potencial coletivo.

Carlos Eduardo de Barros - Fundador e CEO da Cogntion & Business Consultoria, conselheiro de empresas e consultor em estratégia, governança e liderança

11 minutos min de leitura
Estratégia
19 de outubro de 2026 08H00
Este é o quinto artigo da série sobre a indústria farmacêutica brasileira. Após examinarmos a posição global do país, o acesso a medicamentos e a capacidade científica e industrial, a conversa com Norberto Prestes, da Abiquifi, amplia a investigação para as conexões entre empresas, pesquisadores, universidades e financiamento. Como avaliar investimentos e resultados com informações pouco comparáveis? Entre orçamentos de P&D, incentivos acadêmicos e descobertas de pequenas equipes, buscamos parâmetros para examinar como o conhecimento se converte em aplicações, capacidade econômica e benefícios para a população.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

22 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, User Experience, UX
18 de outubro de 2026 15H00
Recursos avançados, aplicativos e conectividade impressionam, mas raramente são o motivo principal de uma decisão de compra. O que as pessoas realmente buscam é uma solução capaz de tornar a vida mais simples e agradável. O artigo explora por que o sucesso de produtos inteligentes depende menos das funcionalidades e mais da capacidade de entregar uma experiência intuitiva e consistente.

Euclides Ciruelos - Idealizador da SmartLy, diretor responsável técnico da Hotfloor

5 minutos min de leitura
ESG, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
18 de outubro de 2026 09H00
Inclusão não se resume ao acesso ao emprego. Ela envolve reconhecimento, desenvolvimento, representatividade e perspectivas reais de carreira. O artigo reflete sobre os avanços conquistados, os desafios que persistem e o papel das organizações na construção de ambientes onde todas as pessoas possam prosperar.

Carolina Ignarra - CEO da Talento Incluir

5 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #174

Mobilização é o novo segredo da execução