Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo e o futuro do trabalho

Protagonista no crescimento da empresa, o colaborador intraempreendedor é um dos recursos mais importantes do presente e do futuro
Candice Pascoal é fundadora da maior plataforma de crowdfunding do Brasil (Kickante), executiva de nível internacional com grande experiência na expansão de empresas americanas no exterior e best-seller do livro *Seu Sonho Tem Futuro*.

Compartilhar:

Com o boom do empreendedorismo no mundo, houve uma separação distinta entre o trabalho corporativo e a criação de um negócio próprio. Em um mundo rápido e interconectado como vivemos hoje, porém, essa separação não faz mais sentido. Pelo contrário, o empreendedorismo tem invadido o ambiente corporativo e mudado as relações no trabalho. No momento em que isso acontece, a empresa é exposta a novos negócios e ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologia. Ganha-se uma postura mais competitiva. É por isso que o colaborador intraempreendedor é um dos recursos mais importantes nas empresas do presente e do futuro.

Algumas das melhores ideias que você conhece surgiram porque os líderes resolveram olhar e apostar no potencial criativo e inovador de seus colaboradores e criar formas e espaços para o intraempreendedorismo florescer.

## Facebook, Kodak, Uber, Airbnb e seus colaboradores intraempreendedores
Existem várias maneiras de estimular o potencial criativo dos colaboradores de uma empresa. Seja ela grande ou pequena, não importa! O que faz a diferença é o tempo e os processos criados para isso. O Facebook, por exemplo, criou uma competição entre seus colaboradores, oferecendo recompensas e até bônus financeiros. A empresa organizou competições noturnas para programadores e engenheiros desenvolverem novas ideias e protótipos. Um dos resultados mais conhecidos dessa competição colaborativa foi o botão de curtir que se tornou sinônimo da marca. Brilhante, simples e inovador.

E não precisa ser enorme para inovar. O espírito de inovação intraempreendedora é o que transforma uma ideia pequena em um empreendimento grande. Startups ao redor do mundo começam pequenininhas e rapidamente dominam o mercado dos gigantes por terem essa estrutura flexível e horizontal de tomada de decisão. Um ambiente em que todos podem opinar, é um ambiente em que ideias chegam ao chefe, e não à concorrência, mais rápido.

O que essas empresas têm em comum é o respeito à inovação que deve ocorrer mesmo quando a inovação tem o potencial arrasador de matar a sua ideia inicial. Existe uma frase bastante difundida no mundo do empreendedorismo nos EUA e Europa que diz: “não seja uma Kodak”. Você sabe por quê? A Kodak dominava o mercado de fotografias quando um dos seus funcionários mostrou sua nova ideia: uma câmera fotográfica sem filme, ou seja uma câmera digital. Os executivos da empresa não apenas erraram em perceber o potencial, mas tiveram medo, e falaram: “Esconda e não conte para ninguém”.

Mas mesmo que este profissional, por contrato, não possa seguir com a ideia, lembre-se sempre: não se pode parar o mercado. O Airbnb poderia ter sido lançado pelo dono da maior rede de hotéis. A Uber poderia ter sido lançada por uma grande cooperativa de táxis. O banco digital sem burocracia, poderia ter sido lançado pelos grandes bancos. Assim como as câmeras digitais poderiam ter sido lançadas e dominadas pela Kodak.

## Por que as empresas valorizam o intraempreendedorismo
No intraempreendedorismo, os colaboradores aplicam suas habilidades empreendedoras dentro da empresa onde trabalham e não se limitam a cumprir apenas o que é delegado. O intraempreendedor está constantemente buscando novas ideias e empenhado em resolver problemas e enxergar possibilidades de melhorias e de inovações dentro da empresa.

Isso acontece quando existe uma estrutura hierárquica coerente nos negócios com modelos menos verticais e mais horizontais, onde os líderes prevalecem sobre os chefes. Envolve colaboração sem hierarquia e aprendizado contínuo dos funcionários.

O futuro do trabalho exigirá colaboradores com espírito empreendedor e organizações que se empenhem para desenvolver suas equipes. Os intraempreendedores podem ter um impacto decisivo no DNA de uma empresa. Tudo isso fortalece a inovação e abre portas para um universo de oportunidades.

## Desenvolvendo o perfil intraempreendedor
Para ser um intraempreendedor é importante estar aberto a novas formas de pensar e de executar tarefas. No princípio, a mudança pode gerar certo desconforto, mas lembre-se sempre que grande parte das inovações nasceram exatamente nesse ambiente.

Sugira, crie estratégias, colabore com o crescimento da empresa além do seu escopo de trabalho, mesmo que não ganhe nada em troca. O maior beneficiado é você por cruzar uma fronteira que te levará a desenvolver habilidades desejadas pelas empresas mais inovadoras do mercado.

Compartilhar:

Artigos relacionados

2026 após o hype de 2025: Menos discurso, mais critério em IA

Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
28 de janeiro de 2026
Se o seu RH ainda preenche organogramas, você está no século errado. 2025 provou que não basta contratar - é preciso orquestrar talentos com fluidez, propósito e inteligência intergeracional. A era da Arquitetura de Talento já começou.

Juliana Ramalho - CEO da Talento Sênior e Cris Sabbag - COO da Talento Sênior

2 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
27 de janeiro de 2026
Não é uma previsão do que a IA fará em 2026, mas uma reflexão com mais critério sobre como ela vem sendo usada e interpretada. Sem negar os avanços recentes, discute-se como parte do discurso público se afastou da prática, especialmente no uso de agentes e automações, transformando promessas em certezas e respostas em autoridade.

Rodrigo Magnago - CEO da RMagnago

0 min de leitura
Lifelong learning
26 de janeiro de 2026
O desenvolvimento profissional não acontece por acaso, mas resulta de aprendizado contínuo e da busca intencional por competências que ampliam seu potencial

Diego Nogare

5 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
25 de janeiro de 2026
Entre IA agentiva, cibersegurança e novos modelos de negócio, 2026 exige decisões que unem tecnologia, confiança e design organizacional.

Eduardo Peixoto - CEO do CESAR

5 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
24 de janeiro de 2026
Inovação não falha por falta de ideias, mas por falta de métricas - o que não é medido vira entusiasmo; o que é mensurado vira estratégia.

Marina Lima - Gerente de Inovação Aberta da Stellantis para América do Sul

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
23 de janeiro de 2026
Se seus vínculos não te emocionam, talvez você esteja fazendo networking errado. Relações que movem mercados começam com conexões que movem pessoas - sem cálculo, sem protocolo, só intenção genuína.

Laís Macedo - Presidente do Future Is Now

3 minutos min de leitura
Liderança, Tecnologia & inteligencia artificial
22 de janeiro de 2026
Se a IA sabe mais do que você, qual é o seu papel como líder? A resposta não está em competir com algoritmos, mas em redefinir o que significa liderar em um mundo onde informação não é poder - decisão é.

João Roncati - CEO da People+Strategy

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
21 de janeiro de 2026
Como o mercado está revendo métricas para entregar resultados no presente e valor no futuro?

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

5 minutos min de leitura
Inovação
20 de janeiro 2026
O volume e a previsibilidade dos instrumentos de fomento à inovação como financiamentos, recursos de subvenção econômica e incentivos fiscais aumentaram consideravelmente nos últimos anos e em 2026 a perspectiva é de novos recordes de liberações e projetos aprovados. Fomento para inovação é uma estratégia que, quando bem utilizada, reduz o custo da inovação, viabiliza iniciativas de maior risco tecnológico, ajuda a escalar e encurtar o tempo para geração de valor dos projetos.

Eline Casasola - CEO da Atitude Inovação, Atitude Collab e sócia da Hub89 empresas

5 minutos min de leitura
Liderança
19 de janeiro de 2026
A COP 30 expôs um paradoxo gritante: temos dados e tecnologia em abundância, mas carecemos da consciência para usá-los. Se a agenda climática deixou de ser ambiental para se tornar existencial, por que ainda tratamos espiritualidade corporativa como tabu?

Carlos Legal - Fundador da Legalas Aprendizagem e Educação Corporativa

7 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança