Estratégia e Execução

IPOs perdem força na China

Fenômeno é reportado, e explicado, no South China Morning Post

Compartilhar:

As ofertas públicas iniciais de ações (IPOs na sigla para initial public offering, em inglês), são, tradicionalmente, uma aposta segura para investidores na China. Em geral, são massivamente subscritas no mercado primário e normalmente garantem um ganho acima de 40% logo na estreia.

No entanto, reportagem do South China Morning Post, de propriedade de Jack Ma, do grupo Alibaba, mostra que esse mecanismo vem perdendo seu brilho e, em alguns casos, tem gerado perdas no primeiro dia de negociação. Recentemente, o jornal observou o aumento no número de histórias de iniciativas de IPO fracassadas. 

A empresa Luoyang Jianlong Micro-Nano New Materials, que passou a negociar suas ações no pregão de tecnologia na Bolsa de Xangai no fim de 2019, ficou 2,2% abaixo do preço em seu primeiro dia de negociação. Assim, a empresa se tornou a estreante com pior desempenho em sete anos.

O China ZheShang Bank subiu menos de 1% em sua estreia, também no final do ano passado, e caiu abaixo de seu preço de IPO no dia seguinte. O Postal Savings Bank of China, por sua vez, está lutando para negociar acima do preço da oferta desde sua listagem.

“Em geral, esses desempenhos recentes evidenciam tanto um sentimento de mercado como um fluxo de liquidez maior”, diz Hong Hao, diretor administrativo da Bocom International Holdings, de Hong Kong. “Também está relacionado com a qualidade das listagens recentes”, acrescenta. 

O jornal destaca que reformas planejadas nas regras de IPO devem ser insuficientes para melhorar as perspectivas de ações estreantes. À medida que o regulador reduz seu papel de subprecificação de IPOs, os investidores devem ser responsáveis por julgar seus valores intrínsecos, de acordo com Dai Ming, gerente de fundos da Hengsheng Asset Management, em Xangai.

Ming explica que se os investidores institucionais sentem que os preços do IPO são muito altos vendem imediatamente no mercado secundário, o que significa que os IPOs se tornam investimentos de risco mais rápido. “O sistema de registro tornará o mercado cada vez mais eficiente. Os investidores farão o julgamento por conta própria e os preços serão baseados no mercado”, prevê.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura
ESG
Adotar o 'Best Before' no Brasil pode reduzir o desperdício de alimentos, mas demanda conscientização e mudanças na cadeia logística para funcionar

Lucas Infante

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
No SXSW 2025, a robótica ganhou destaque como tecnologia transformadora, com aplicações que vão da saúde e criatividade à exploração espacial, mas ainda enfrenta desafios de escalabilidade e adaptação ao mundo real.

Renate Fuchs

6 min de leitura
Inovação
No SXSW 2025, Flavio Pripas, General Partner da Staged Ventures, reflete sobre IA como ferramenta para conexões humanas, inovação responsável e um futuro de abundância tecnológica.

Flávio Pripas

5 min de leitura
ESG
Home office + algoritmos = epidemia de solidão? Pesquisa Hibou revela que 57% dos brasileiros produzem mais em times multidisciplinares - no SXSW, Harvard e Deloitte apontam o caminho: reconexão intencional (5-3-1) e curiosidade vulnerável como antídotos para a atrofia social pós-Covid

Ligia Mello

6 min de leitura
Empreendedorismo
Em um mundo de incertezas, os conselhos de administração precisam ser estratégicos, transparentes e ágeis, atuando em parceria com CEOs para enfrentar desafios como ESG, governança de dados e dilemas éticos da IA

Sérgio Simões

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Os cuidados necessários para o uso de IA vão muito além de dados e cada vez mais iremos precisar entender o real uso destas ferramentas para nos ajudar, e não dificultar nossa vida.

Eduardo Freire

7 min de leitura
Liderança
A Inteligência Artificial está transformando o mercado de trabalho, mas em vez de substituir humanos, deve ser vista como uma aliada que amplia competências e libera tempo para atividades criativas e estratégicas, valorizando a inteligência única do ser humano.

Jussara Dutra

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A história familiar molda silenciosamente as decisões dos líderes, influenciando desde a comunicação até a gestão de conflitos. Reconhecer esses padrões é essencial para criar lideranças mais conscientes e organizações mais saudáveis.

Vanda Lohn

5 min de leitura
Empreendedorismo
Afinal, o SXSW é um evento de quem vai, mas também de quem se permite aprender com ele de qualquer lugar do mundo – e, mais importante, transformar esses insights em ações que realmente façam sentido aqui no Brasil.

Dilma Campos

6 min de leitura