Estratégia e Execução

IPOs perdem força na China

Fenômeno é reportado, e explicado, no South China Morning Post

Compartilhar:

As ofertas públicas iniciais de ações (IPOs na sigla para initial public offering, em inglês), são, tradicionalmente, uma aposta segura para investidores na China. Em geral, são massivamente subscritas no mercado primário e normalmente garantem um ganho acima de 40% logo na estreia.

No entanto, reportagem do South China Morning Post, de propriedade de Jack Ma, do grupo Alibaba, mostra que esse mecanismo vem perdendo seu brilho e, em alguns casos, tem gerado perdas no primeiro dia de negociação. Recentemente, o jornal observou o aumento no número de histórias de iniciativas de IPO fracassadas. 

A empresa Luoyang Jianlong Micro-Nano New Materials, que passou a negociar suas ações no pregão de tecnologia na Bolsa de Xangai no fim de 2019, ficou 2,2% abaixo do preço em seu primeiro dia de negociação. Assim, a empresa se tornou a estreante com pior desempenho em sete anos.

O China ZheShang Bank subiu menos de 1% em sua estreia, também no final do ano passado, e caiu abaixo de seu preço de IPO no dia seguinte. O Postal Savings Bank of China, por sua vez, está lutando para negociar acima do preço da oferta desde sua listagem.

“Em geral, esses desempenhos recentes evidenciam tanto um sentimento de mercado como um fluxo de liquidez maior”, diz Hong Hao, diretor administrativo da Bocom International Holdings, de Hong Kong. “Também está relacionado com a qualidade das listagens recentes”, acrescenta. 

O jornal destaca que reformas planejadas nas regras de IPO devem ser insuficientes para melhorar as perspectivas de ações estreantes. À medida que o regulador reduz seu papel de subprecificação de IPOs, os investidores devem ser responsáveis por julgar seus valores intrínsecos, de acordo com Dai Ming, gerente de fundos da Hengsheng Asset Management, em Xangai.

Ming explica que se os investidores institucionais sentem que os preços do IPO são muito altos vendem imediatamente no mercado secundário, o que significa que os IPOs se tornam investimentos de risco mais rápido. “O sistema de registro tornará o mercado cada vez mais eficiente. Os investidores farão o julgamento por conta própria e os preços serão baseados no mercado”, prevê.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Relacionamentos geram resultados

Em tempos de alta performance e tecnologia, o verdadeiro diferencial está na empatia: um ativo invisível que transforma vínculos em resultados.

Cultura organizacional, Estratégia, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
15 de agosto de 2025
Relatórios de tendências ajudam, mas não explicam tudo. Por exemplo, quando o assunto é comportamento jovem, não dá pra confiar só em categorias genéricas - como “Geração Z”. Por isso, vale refletir sobre como o fetiche geracional pode distorcer decisões estratégicas - e por que entender contextos reais é o que realmente gera valor.

Carol Zatorre, sócia e CO-CEO da Kyvo. Antropóloga e coordenadora regional do Epic Latin America

4 minutos min de leitura
Liderança, Bem-estar & saúde, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Como a prática da meditação transformou minha forma de viver e liderar

Por José Augusto Moura, CEO da brsa

5 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Gestão de pessoas & arquitetura de trabalho
14 de agosto de 2025
Ainda estamos contratando pessoas com deficiência da mesma forma que há décadas - e isso precisa mudar. Inclusão começa no processo seletivo, e ignorar essa etapa é excluir talentos. Ações afirmativas e comunicação acessível podem transformar sua empresa em um espaço realmente inclusivo.

Por Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir e Larissa Alves, Coordenadora de Empregabilidade da Talento Incluir

5 minutos min de leitura
Saúde mental, Gestão de pessoas, Estratégia
13 de agosto de 2025
Lideranças que ainda tratam o tema como secundário estão perdendo talentos, produtividade e reputação.

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude

2 minutos min de leitura
Gestão de Pessoas, Carreira, Desenvolvimento pessoal, Estratégia
12 de agosto de 2025
O novo desenho do trabalho para organizações que buscam sustentabilidade, agilidade e inclusão geracional

Cris Sabbag - Sócia, COO e Principal Research da Talento Sênior

5 minutos min de leitura
Liderança, Gestão de Pessoas, Lifelong learning
11 de agosto de 2025
Liderar hoje exige mais do que estratégia - exige repertório. É preciso parar e refletir sobre o novo papel das lideranças em um mundo diverso, veloz e hiperconectado. O que você tem feito para acompanhar essa transformação?

Bruno Padredi

3 minutos min de leitura
Diversidade, Estratégia, Gestão de Pessoas
8 de agosto de 2025
Já parou pra pensar se a diversidade na sua empresa é prática ou só discurso? Ser uma empresa plural é mais do que levantar a bandeira da representatividade - é estratégia para inovar, crescer e transformar.

Natalia Ubilla

5 minutos min de leitura
ESG, Cultura organizacional, Inovação
6 de agosto de 2025
Inovar exige enxergar além do óbvio - e é aí que a diversidade se torna protagonista. A B&Partners.co transformou esse conceito em estratégia, conectando inclusão, cultura organizacional e metas globais e impactou 17 empresas da network!

Dilma Campos, Gisele Rosa e Gustavo Alonso Pereira

9 minutos min de leitura
Cultura organizacional, ESG, Gestão de pessoas, Liderança, Marketing
5 de agosto de 2025
No mundo corporativo, reputação se constrói com narrativas, mas se sustenta com integridade real - e é justamente aí que muitas empresas tropeçam. É o momento de encarar os dilemas éticos que atravessam culturas organizacionais, revelando os riscos de valores líquidos e o custo invisível da incoerência entre discurso e prática.

Cristiano Zanetta

6 minutos min de leitura
Inteligência artificial e gestão, Estratégia e Execução, Transformação Digital, Gestão de pessoas
29 de julho de 2025
Adotar IA deixou de ser uma aposta e se tornou urgência competitiva - mas transformar intenção em prática exige bem mais do que ambição.

Vitor Maciel

3 minutos min de leitura