Direto ao ponto

Jessica Tan, a mulher que furou o teto de vidro

A executiva singapurense e coCEO do Ping An Group, Jessica Tan é irrefreável como o conglomerado chinês, avaliado hoje em US$ 174 bi

Compartilhar:

O crescimento exponencial do Ping An Group – de companhia de seguros a conglomerado tecnológico e financeiro global – tem relação direta com Jessica Tan. Formada em engenharia elétrica e economia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), a singapurense ingressou nos quadros da McKinsey no início dos anos 2000 como consultora, com foco em apoiar os clientes a incluírem tecnologia de ponta em suas operações.

Cresceu na empresa até que, em 2008, tornou-se sócia na divisão de serviços financeiros e tecnologia de negócios da consultoria e foi a responsável por apoiar o Ping An Group a estabelecer um centro de serviços compartilhados na China. Foi quando conheceu o fundador do grupo, Peter Ma, que a incentivou a assumir mais riscos em sua carreira.

Levando o conselho a sério, Jessica Tan saiu da McKinsey e deu início à sua jornada no Ping An como CIO do grupo. Lá transformou tecnologia, pesquisa e desenvolvimento em pilares da organização, que levou serviços financeiros a mais de 220 milhões de varejistas e cerca de 611 milhões de clientes online.

Tan vê o binômio tecnologia e finanças como uma das chaves do sucesso do conglomerado no século 21. As operações incluem de venda online de carros a uma solução “smart city”, que une blockchain, computação em nuvem e inteligência artificial na infraestrutura tradicional. Segundo a CEO Magazine, os investimentos em P&D são de US$ 1,7 bi ao ano, conforme dados divulgados no McKinsey Quarterly no fim de 2020.

Desde 2017, Tan tem liderado os avanços em telemedicina do Ping An Group, com serviços como HealthKonnect (plataforma online de gestão de saúde que atende a 800 milhões de pessoas), Smart Healthcare e Good Doctor (plataforma de consulta online gratuita de ponta a ponta e a maior incursão do Grupo em telessaúde). Essa estrutura mostrou sua relevância quando o coronavírus ganhou o mundo a partir de Wuhan em 2019. Em pouco tempo, a Good Doctor se tornou a maior plataforma de serviços online de saúde do país, com US$ 1 bi de faturamento em 2020, o que ajudou a amortizar impactos financeiros do golpe econômico imposto pela pandemia.

Ela também é defensora da igualdade no trabalho. Quase 50% dos funcionários do grupo são mulheres, enquanto na Ping An Life, elas representam mais de três quartos dos diretores sêniores. O programa de talentos da empresa também é uma porta de entrada para mulheres de alto potencial adentrarem no segmento de seguros. Em 2021, Tan foi reconhecida pela Fortune com o sexto lugar na lista dos 50 maiores líderes do ano.

__Leia mais: [Programação e educação financeira para crianças na mira de startups latino-americanas](https://www.revistahsm.com.br/post/programacao-e-educacao-financeira-para-criancas-na-mira-de-startups-latino)__

Compartilhar:

Artigos relacionados

Inovação e comunidades na presença digital

A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Bem-estar & saúde, Liderança
5 de dezembro de 2025
Em um mundo exausto, emoção deixa de ser fragilidade e se torna vantagem competitiva: até 2027, lideranças que integram sensibilidade, análise e coragem serão as que sustentam confiança, inovação e resultados.

Lisia Prado - Consultora e sócia da House of Feelings

5 minutos min de leitura
Finanças
4 de dezembro de 2025

Antonio de Pádua Parente Filho - Diretor Jurídico, Compliance, Risco e Operações no Braza Bank S.A.

3 minutos min de leitura
Inovação & estratégia, Marketing & growth
3 de dezembro de 2025
A creators economy deixou de ser tendência para se tornar estratégia: autenticidade, constância e inovação são os pilares que conectam marcas, líderes e comunidades em um mercado digital cada vez mais colaborativo.

Gabriel Andrade - Aluno da Anhembi Morumbi e integrante do LAB Jornalismo e Fernanda Iarossi - Professora da Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp

3 minutos min de leitura
Tecnologia & inteligencia artificial
2 de dezembro de 2025
Modelos generativos são eficazes apenas quando aplicados a demandas claramente estruturadas.

Diego Nogare - Executive Consultant in AI & ML

4 minutos min de leitura
Estratégia
1º de dezembro de 2025
Em ambientes complexos, planos lineares não bastam. O Estuarine Mapping propõe uma abordagem adaptativa para avaliar a viabilidade de mudanças, substituindo o “wishful thinking” por estratégias ancoradas em energia, tempo e contexto.

Manoel Pimentel - Chief Scientific Officer na The Cynefin Co. Brazil

10 minutos min de leitura
Cultura organizacional, Liderança
29 de novembro de 2025
Por trás das negociações brilhantes e decisões estratégicas, Suits revela algo essencial: liderança é feita de pessoas - com virtudes, vulnerabilidades e escolhas que moldam não só organizações, mas relações de confiança.

Lilian Cruz - Fundadora da Zero Gravity Thinking

3 minutos min de leitura
Estratégia, Marketing & growth
28 de novembro de 2025
De um caos no trânsito na Filadélfia à consolidação como código cultural no Brasil, a Black Friday evoluiu de liquidação para estratégia, transformando descontos em inteligência de precificação e redefinindo a relação entre consumo, margem e reputação

Alexandre Costa - Fundador do grupo Attitude Pricing (Comunidade Brasileira de Profissionais de Pricing)

4 minutos min de leitura
Inovação & estratégia
27 de novembro de 2025
A pergunta “O que você vai ser quando crescer?” parece ingênua, mas carrega uma armadilha: a ilusão de que há um único futuro esperando por nós. Essa mesma armadilha ronda o setor automotivo. Afinal, que futuros essa indústria, uma das mais maduras do mundo, está disposta a imaginar para si?

Marcello Bressan, PhD, futurista, professor e pesquisador do NIX - Laboratório de Design de Narrativas, Imaginação e Experiências do CESAR

4 minutos min de leitura
Bem-estar & saúde, Liderança
26 de novembro de 2025
Parar para refletir e agir são forças complementares, não conflitantes

Jose Augusto Moura - CEO da brsa

3 minutos min de leitura
Marketing & growth
25 de novembro de 2025

Rafael Silva - Head de Parcerias e Alianças na Lecom Tecnologia

4 minutos min de leitura

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança

Baixe agora mesmo a nossa nova edição!

Dossiê #170

O que ficou e o que está mudando na gangorra da gestão

Esta edição especial, que foi inspirada no HSM+2025, ajuda você a entender o sobe-e-desce de conhecimentos e habilidades gerenciais no século 21 para alcançar a sabedoria da liderança