Marketing Business Driven

Ken Wilber te fará se sentir um líder de marketing pior

Aproveite o lado bom dos ensinamentos do guru da liderança integral e veja como pequenos atos podem melhorar um bocado a sua área
Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Compartilhar:

Ken Wilber é um pensador, criador da psicologia integral e cujo conceito de liderança integral influencia esta revista. Mas nós buscamos outra parte do seu pensamento, a integração de todas as áreas do conhecimento (ciência, arte, filosofia, espiritualidade). Antes de tudo: pesquise no Google sobre o modelo “os quatro quadrantes” desse pensador. Pronto? Então vamos lá. Agora faça uma análise dos quatro quadrantes e comece a se questionar como líder. Em quais desses quadrantes você acredita que faz um bom trabalho com as pessoas que lidera? E em quais você deixa a desejar?

Se você tem uma boa autocrítica, não tenho dúvidas que vai se sentir um líder pior do que achava que era. E por que você vai se sentir pior? Porque, naturalmente, na correria do dia a dia, não é fácil liderar pensando de forma integral; pensando que, na sua frente, existe um ser humano complexo, que vai muito além de uma pessoa que precisa te entregar um resultado. Você, por exemplo, escuta atentamente as preocupações e objetivos individuais dos membros da sua equipe? Consegue ajudar a pessoa a se desenvolver, dando orientações claras e feedback construtivo, para que ela seja uma pessoa melhor para a sociedade e para a empresa que trabalha? Trabalha ativamente para criar uma cultura de inclusão e colaboração na sua organização, para que vocês tenham um ambiente saudável? É ativo em sugerir políticas que promovam a equidade e a eficiência da empresa, aliadas à missão que a organização tem na sociedade?

Pense duas vezes se você tem ajudado as pessoas que lidera a se tornarem, mais do que profissionais fora da curva, excelentes seres humanos! Esses dois aspectos andam juntos. Aqui na NP Digital, por exemplo, nos esforçamos muito para trabalhar todos esses pontos (e, claro, temos muito o que melhorar também). Como é que você vai chamar à atenção alguém que não entregou uma determinada tarefa, sem saber que a mãe daquela pessoa se acidentou feio e ela a está acompanhando no hospital, sem dormir há dias? Como exigir o desenvolvimento de alguém que está, por exemplo, com depressão, mas você não fazia ideia?

Agora, conecte isso tudo com o desafio de marketing da sua empresa: muitos liderados com perfis diferentes, com funções diferentes, com metas difíceis, orçamento curto, turnover alto etc. Coloque tudo isso na balança. Quando você entender quão importante é ter um olhar holístico do seu time, as coisas vão ficar mais leves. Inclusive, não só as pessoas vão querer trabalhar mais tempo na empresa, como você também!

Artigo publicado na HSM Management nº 159.

Compartilhar:

Neil Patel é considerado um dos principais influenciadores da web pelo The Wall Street Journal e integrou a lista dos 100 melhores empreendedores do ex-presidente Barack Obama antes de completar 30 anos. Rafael Mayrink é CEO da NP Digital no Brasil, atua há 20 anos na área de marketing e comunicação.

Artigos relacionados

Superando os legados de negócio e de mindset

Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

O RH pode liderar o futuro do trabalho?

A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Cultura organizacional, Estratégia e execução
Lembra-se das Leis de Larman? As organizações tendem a se otimizar para não mudar; então, você precisa fazer esforços extras para escapar dessa armadilha. Os exemplos e as boas práticas deste artigo vão ajudar

Norberto Tomasini

4 min de leitura
Carreira, Cultura organizacional, Gestão de pessoas
A área de gestão de pessoas é uma das mais capacitadas para isso, como mostram suas iniciativas de cuidado. Mas precisam levar em conta quatro tipos de necessidades e assumir ao menos três papéis

Natalia Ubilla

3 min de leitura
Estratégia
Em um mercado onde a reputação é construída (ou desconstruída) em tempo real, não controlar sua própria narrativa é um risco que nenhum executivo pode se dar ao luxo de correr.

Bruna Lopes

7 min de leitura
Liderança
O problema está na literatura comercial rasa, nos wannabe influenciadores de LinkedIn, nos só cursos de final de semana e até nos MBAs. Mas, sobretudo, o problema está em como buscamos aprender sobre a liderança e colocá-la em prática.

Marcelo Santos

8 min de leitura
ESG
Inclua uma nova métrica no seu dashboard: bem-estar. Porque nenhum KPI de entrega importa se o motorista (você) está com o tanque vazio

Lilian Cruz

4 min de leitura
ESG
Flexibilidade não é benefício. É a base de uma cultura que transformou nossa startup em um caso real de inclusão sem imposições, onde mulheres prosperam naturalmente.

Gisele Schafhauser

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O futuro da liderança em tempos de IA vai além da tecnologia. Exige preservar o que nos torna humanos em um mundo cada vez mais automatizado.

Manoel Pimentel

7 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Setores que investiram em treinamento interno sobre IA tiveram 57% mais ganhos de produtividade. O segredo está na transição inteligente.

Vitor Maciel

6 min de leitura
Empreendedorismo
Autoconhecimento, mentoria e feedback constante: a nova tríade para formar líderes preparados para os desafios do trabalho moderno

Marcus Vaccari

6 min de leitura
Tecnologias exponenciais
Se seu atendimento não é 24/7, personalizado e instantâneo, você já está perdendo cliente para quem investiu em automação. O tempo de resposta agora é o novo preço da fidelização

Edson Alves

4 min de leitura